Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Para combater 2 malwares, Microsoft bloqueia milhões de sub-domínios do No-ip

O jeito Microsoft de combater 2 malwares: pedir para um juiz autorizar, sem a ciência do provedor de DNS dinâmico afetado, que o controle sobre os milhões de endereços gerenciados pelo popular No-IP fosse transferido para ela.

O juiz autorizou, e anteontem os milhões de endereços subitamente ficaram fora do ar. Ontem eles começaram a voltar, mas vale registrar que o que a empresa pretendia era apenas retirar do ar 22 domínios do No-IP que eram usados pelos malwares Bladabindi (NJrat) e Jenxcus (NJw0rm).

Os 2 malwares são infamemente populares, usados para controlar remotamente computadores das vítimas infectadas e, especialmente, para monitorá-las – muitas vezes como uma forma distorcida de entretenimento – pelas suas webcams.

No processo, a Microsoft tirou do ar 4 milhões de outros domínios usados para outros fins, como manter acesso a servidores domésticos ou mesmo a câmeras de monitoramento – incluindo as de uma empresa que usava o No-IP como parte da sua solução de monitoramento de idosos (para envio de atendimento de emergência) por meio de webcams.

Enviado por Gilberto Ferreira (gilberto·ferreiraΘkonnectati·com·br):

“"A Microsoft deu nesta segunda-feira mais um passo em sua “cruzada” contra o cibercrime: por ordem da corte norte-americana, a empresa tomou posse de 22 domínios gratuitos do No-IP, todos supostamente explorados por criminosos para espalhar vírus desenvolvidos no Oriente Médio e na África. Mas apesar da boa notícia, a ação acabou por prejudicar cerca de 4 milhões de usuários legais do serviço de Domain Name Systems Dinâmicos (DDNS)."” [referência: info.abril.com.br]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados