Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Matthew Garrett parece ter uma boa ideia para atrair de volta os desenvolvedores que migraram para o Mac

Em um recente evento para desenvolvedores OpenStack, a marca mais frequente de notebook nas mãos dos desenvolvedores era Apple, apesar de a maioria deles fazer seu trabalho alternando entre um Terminal e um navegador web, usando ferramentas open source e frequentemente criando componentes também open source.

A observação é do desenvolvedor Matthew Garrett, que frequentemente aparece nestas páginas associado às suas pesquisas que permitem o suporte a várias distribuições Linux em máquinas pré-instaladas com o UEFI Secure Boot, e tem uma ideia interessante sobre como atrair esses desenvolvedores para o uso dos desktops open source, uma relação que pode interessar a todos.

O próprio Garrett observa que, mesmo usando só um Terminal e um navegador, pode haver motivos para preferir o hardware e o desktop da Apple mas, quando se trata de oferecer uma experiência de usuário que atraia grupos específicos de pessoas, a flexibilidade do modelo open source pode oferecer algumas vantagens.

É por isso que ele observa que, caso seja desenvolvido um sistema que torne o desktop melhor integrado a informações obtidas dos sistemas mais populares de acompanhamento de bugs ou incidentes (bugzilla e similares), dos gerenciadores de versões (github e similares) e possa assim oferecer uma forma de interação do desenvolvedor que não mais exija que ele saia do workflow de desenvolvimento propriamente dito para ficar alternando contextos entre notificações, incidentes e gerenciamento de código, os desenvolvedores terão uma razão adicional bem prática para aderir ao uso.

Eu invisto bastante esforço para integrar meu desktop às ferramentas que uso (no meu caso, elas são de publicação, e não de desenvolvimento), e percebo o ponto que o Garrett defende. Mais gente percebe: como ele observa, já há quem esteja trabalhando para oferecer, em partes, o que ele propõe.

E quando há mais desenvolvedores usando uma plataforma, é natural que surja mais desenvolvimento independente ou comunitário para melhorar o conforto e as funcionalidades ao usar essa plataforma. Tomara que a ideia dele frutifique. (via mjg59.dreamwidth.org - “mjg59 | The desktop and the developer”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados