Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Boas práticas em programação

Enviado por Luis Felipe Marzagao (duliΘeasylifeproject·org):

“É muito comum programadores preocuparem-se muito mais em fazer o programa funcionar rapidamente do que com a qualidade do código-fonte. O problema dessa prática é tornar o código difícil de ser mantido e dificultar a vida do próprio autor do código e de todos os que vierem a tomar contato com ele.

Por isso, escrever código-fonte claro (ou "clean") não é mera recomendação de estética, mas sim providência a ser alcançada por todo programador com ambições profissionais.

O programador lê constantemente código já escrito como parte do esforço para escrever novo código. Estima-se que a proporção de leitura e escrita durante a programação seja de 10:1. Por isso, fazer com que o código-fonte seja fácil de ler na verdade o torna, ao mesmo tempo, fácil de ser escrito.

A fim de incentivar boas práticas, estou escrevendo alguns artigos. Na primeira parte foram abordados o uso de nomes significativos para funções, variáveis e classes, bem como a adoção de funções pequenas, poucos ou nenhum parâmetro, separação de abstrações e uso inteligente de comentários.” [referência: dulimind.blogspot.com.br]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados