Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Arbor Linux Shield - Uma placa de desenvolvimento Wifi com OpenWRT para Arduino e outras MCUs

Enviado por Gabriel Duarte (confusosk8Θgmail·com):

“O Arduino Yún foi lançado há algum tempo tendo em vista adicionar capacidades de rede Wifi ao Arduino. Seu preço ainda é um pouco salgado, então surgiu o Arbor Linux Shield, que além de funcionar com Arduino, pode ser usado com outros microcontroladores, e por um preço bem mais acessível. Além disso, pode se usado como placa de desenvolvimento sem a necessidade de estar acoplado à nenhum microcontrolador.

Foi criada a campanha no site de crowdfounding Indiegogo, para arrecadar fundos para que este projeto vá para frente. Seria muito bom se eles conseguissem entregar um equipamento tão legal e com custo menor que o que temos hoje disponível. Abaixo, uma tradução livre da proposta do projeto.

"O Arbor Linux Shield é baseado no Atheros 9331, o que facilita a adição de funções de rede e as mesmas capacidades de um Arduino Yún à vários microcontroladores, mas também à controladores compatíveis com Arduino.

A placa também inclui seu próprio grupo de GPIOs, interfaces USB extra e conectores ethernet, para expansão ou para operação em standalone.

Você pode escrever seus programas ou scripts em python, NodeJS, Lua, Shell or em qualquer outra linguagem de programação para se comunicar com seu microcontrolador. Pode ainda fazer uma interface com um webserver hospedado no shield ou controlar seus projetos à partir de um smartphone ou tablet.

Deixo o Linux cuidar da rede Wifi ou ethernet sem a necessidade de carregar bibliotecas de rede extras nas suas sketchs e programas.

Nenhum microcontrolador é necessário. Pode-se rodar como uma placa em modo standalone para criar seu próprio roteador wireless, aprender sobre desenvolvimento de Linux embarcado, usa-lo como base para seus sensores conectados em rede ou qualquer outra possibilidade que você possa imaginar."” [referência: ]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados