Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Ubuntu pode se tornar rolling release, mas mantendo as versões LTS

Calma que não está nada definido ainda, mas uma dos líderes do desenvolvimento do Ubuntu informou em um recente hangout que está em discussão a possibilidade de adotar um esquema rolling release contínuo entre as versões LTS da distribuição, que serão mantidas como lançamentos usuais.

Na prática, e em uma explicação simplificada, isso significa que os usuários instalariam as versões LTS (que saem com intervalo de anos entre si), e a partir daí teriam acesso às atualizações de pacotes e da distribuição conforme fossem sendo desenvolvidas, sem os upgrades de distribuição a cada 6 meses que ocorrem hoje.

No exemplo dado pela líder em questão, isso significaria que o usuário que instalasse o 14.04, no ano que vem, receberia as atualizações e modificações que ocorressem nele até o lançamento do 16.06, em 2016, sem ter de fazer upgrades intermediários de distribuição.

A líder em questão é da equipe do kernel, mas ela se deu ao trabalho de esclarecer que a medida afeta a distribuição como um todo, e não apenas o kernel. (via webupd8.org - “Ubuntu Might Become A Rolling Release Distribution Between LTS Releases ~ Web Upd8: Ubuntu / Linux blog”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados