Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Rifle usa Linux para auxiliar a mira

Via info.abril.com.br:

Uma startup chamada Trackingpoint apresentou um rifle que utiliza uma série de sensores gerenciados por uma versão modificada do Linux para auxiliar o atirador a reconhecer, mirar e atirar em seu alvo.

A arma em si é uma Lapua Magnum de calibre 0,338” (cerca de 8,6 mm) com um cano Krieger de 27” (68,58 cm) que dispara projéteis de aproximadamente 19 gramas. Um rifle parecido foi muito utilizado nas guerras do Afeganistão e do Iraque. O diferencial do Trackingpoint XS1 está no sistema de mira a laser computadorizado e no mecanismo de gatilho dinâmico que elimina a imprecisão causada pelos reflexos do caçador ao atirar. Os projéteis utilizados também são especiais porque a empresa precisa exercer um controle maior sobre sua fabricação. A certeza de que cada bala segue uma série de especificações de peso e resistência torna possível o cálculo de sua trajetória no momento do tiro.

• Publicado por Augusto Campos em 11/01/2013 às 11:00 am
• Link direto para este post: http://br-l.org/!47914
• Siga no Twitter: @brlinuxblog e @augustocc
• Mais posts do mesmo tema: Aplicações

Comentários dos leitores para “Rifle usa Linux para auxiliar a mira”

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Em algumas notícias os comentários são exibidos de forma paginada, com links abaixo do formulário de inserção de novo comentário. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

  1. Antonio (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 11:17 am

    E se o rifle usasse Windows?

  2. bala@jukinha.com.br (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 11:42 am

    Taí um campo em que n me importaria nem um pouco em usar windows. mas será que o bicho é tão ruim que nem pra isso serve?

    é com profundo pesar que leio esta notícia aqui, que n deveria nem ser veiculada…

  3. Eloir Viecelli (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 11:51 am

    Pois é… este tipo de noticia, pessoalmente não gostaria de ver… acho triste demais o Linux servir para matar… parece que está é uma arma de guerra, ainda bem que não vivemos em um pais em que a guerra é algo “normal”…

  4. Não me lembro bem mas uma vez o Linus disse que não se importaria de ver o Linux sendo utilizado em tubarões torpedo teleguiados desde que disponibilizarem o Código fonte…

  5. Maurício (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 12:14 pm

    Armas também são usadas pra proteger.

    Ou vocês acham que segurança e policiais deveriam usar chocolates, pipocas e algodão doce para proteger o cidadão?

    Vamos ser um pouco mais realistas.

  6. Renan (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 12:33 pm

    GUN/Linux

  7. Alessander (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 1:06 pm

    Triste mesmo :-(
    A FSF deveria ter uma licença proibindo esse tipo de uso…
    Mas o Linus continuaria na GPLv2 mesmo.

  8. Guilherme Sanchez (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 1:08 pm

    Esse pessoal levou ao último nível o bordão que “o linux é matador”…

  9. Se o próprio Linus não se importa como é utilizado sua obra prima (desde que disponibilizem os fontes) prá que o mimimi.
    No mais eu concordo com ele poderiam instalar o Linux na bomba atômica que riscará a humanidade da história, desde que os fontes estejam disponíveis para os futuros habitantes desse planeta assim eles teriam o código fonte do Linux, mas o Windows ninguém teria os sources :-P

  10. Renan (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 1:22 pm

    Restringir esse tipo de uso com licenças violaria a noção de “software livre” conforme as 4 liberdades e o contrato social do Debian, por exemplo.

  11. Maurício (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 1:52 pm

    Eu quero é minha Glock com Ubuntu 64bits.

  12. Tércio Martins (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 1:55 pm

    A GPL, segundo a versão traduzida pelo projeto Creative Commons, reza o seguinte:

    Outras atividades que não a cópia, distribuição e modificação, não são cobertas por esta Licença; elas estão fora de seu escopo. O ato de executar o Programa não tem restrições e o resultado gerado a partir do Programa encontra-se coberto somente se seu conteúdo constituir uma obra baseada no Programa (independente de ter sido produzida pela execução do Programa). Na verdade, isto dependerá daquilo que o Programa faz.

    Acho que o resultado do processamento do rifle não entra nas restrições da GPL =D

  13. erebor (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 2:09 pm

    Linux a serviço do Mal.

  14. Bozo (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 2:12 pm

    Já diz aquela velha frase:

    Armas não matam pessoas, pessoas matam pessoas.

    Pois é @Jeremias nosso amigo Linus é um humanista incorrigivel…

  15. Bozo (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 2:20 pm

    Ferramenta anti-span esta me boicotando…

    #chatiado

  16. Paulo Pontes (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 2:37 pm

    Isso me lembra a rusga entre o Edison e o Tesla, onde o Edison eletrocutava animais em público só para “provar” que o concorrente tinha um produto mais perigoso (no caso, a corrente alternada).

  17. abc (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 2:55 pm

    @Antonio
    “E se o rifle usasse Windows?”

    Você teria algumas mensagens exibidas no visor, como:

    “Seu rifle executou uma função ilegal e será reiniciado”

    “Seu sistema está sendo atualizado, aguarde o término para poder atirar”

    “Você instalou munição nova e seu rifle precisa ser reiniciado para que as alterações tenham efeito”

  18. henry (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 3:17 pm

    Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:

    A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
    A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
    A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
    A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

    A GPL é bem clara. QUALQUERPROPOSITO.

  19. henry (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 3:23 pm

    Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:

    - A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
    - A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
    - A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
    - A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

    A gpl é bem clara. Qualquer proposito.

  20. trolencio (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 3:30 pm

    E se usasse Windows?

    O tiro sairia pela culatra.

  21. self_liar (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 3:33 pm

    Tá ai uma noticia que não gostaria de ver.E não importo com a opinião do Linus neste caso.Não é as filhas dele que leva tiro.

    Armas matam pessoas sim. Os elementos de uma arma demonstram isso.É o mesmo que falar que míssil não foi feito para destruir coisas.

    E não é uma forma de defesa.Defesa é não ser agredido e não necessariamente voce precisa atacar a pessoa para isso.

  22. Vcs têm que culpar o usuário e não a ferramenta pelo que é feito dela.

    Os carros produzem um número enorme de mortes tb, será que vamos lamentar se os fabricantes colocarem um GNU/Linux qq embarcado nos carros?

    Creio que por conta da recente matança em escola nos EUA o pessoal ficou meio comovido, mas dizem que as mortes por armas no Brasil são bem maiores que nos EUA e aqui nem porte de arma existe (com algumas excessões).

    O que acontece é que aqui os caras compram as armas no mercado negro. Então um cidadão seguidor da lei dificilmente terá arma, já um bandido arranja uma de todo o jeito, sem que as autoridades consigam controlar (já acompanhei julgamentos por um semestre, nunca vi um crime sendo julgado em que a arma era legal, exceto uns dois onde policiais estavam envolvidos).

    Malucos sempre vão existir e vão usar o que tiverem (como facas na China) para realizar seus planos. Os daqui (vide tragédia na escola em Realengo no Rio), não precisam de armas legais para suas chacinas.

    Dizem que os malucos dos EUA gostam de ir nas escolas pq lá dificilmente terão alguma resistência armada (são malucos, mas não são burros).

    Tb dizem que 60% das armas ilegais usadas nos crimes aqui, eram legais. A questão que coloco para esse contra-argumento é que diminuindo as legais e consequentemente diminuindo os desvios e roubos delas, a demanda seria suprida pelo contrabando.

    Remédio: educação, justiça efetiva

    Alguns números:

    Mortes por armas de fogo por ano:
    Brasil 35 mil
    EUA 10 mil

    Taxa de óbito por arma a cada 100 mil habitantes:
    Brasil 20
    EUA 4

    Número de armas:
    EUA 300 milhões
    Brasil 30 milhões

    Fontes:
    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/12/121218_armas_brasil_eua_violencia_mm.shtml
    http://noticias.r7.com/internacional/pais-mais-armado-do-mundo-eua-registram-34-mortes-por-armas-de-fogo-todos-os-dias-17122012
    http://www.fundacaoastrojildo.com.br/index.php/politica-e-cidadania/3913-mortes-com-armas-de-fogo-brasil-35-mil-colombia-13-mil-mexico-12-mil-eua-10-mil

  23. Leonardo Reis (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 3:45 pm

    Nao concordo com Cesar Taurion quando ele diz que precisamos de menos idealismos e filosofia no meio do Software Livre. Eu entendo ele, pois concordo com o pragmatismo, mas a filosofia e o idealismo sao importantes bases para o individuo, a sociedade e os movimentos sociais, e sem isso nada tem razao de ser. Mas o que com certeza nao precisamos eh de idealismos sem fundamentos e filosofias falsas “vazias de pensamentos”.

    Isso torna a comunidade do Software Livre mais proxima de ambientalistas por exemplo, onde existe muita gente apaixonada, mas que fala coisas sem base e que se tivesse seus desejos realizados boa parte dos seres humanos morreriam, ou o que eh pior, que sao cheios de preconceitos, como: “a atividade tal por default destroi a natureza”, ou como no caso: “a industria tal eh prejudicial a humanidade”.

    Claro que pessoas conscientes prefeririam viver em um mundo sem armas, mas hoje essa nao eh uma opcao. Veja que alem de seguranca como citado, existem usos como a busca por alimentos.

  24. Leonardo Reis (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 3:49 pm

    Perfeito @Xinuo

    Isso me lembrou um desenho do Pato Donald, onde se faz um julgamento onde ele era o motorista e houve um acidente, mas o reu era o carro (com aquele velho estilo Disney, com um carro personificado) e o advogado para livrar a cara do Donald colocava a culpa no carro.

  25. QueMarravilha (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 3:54 pm

    “Armas não matam pessoas, pessoas matam pessoas”
    Sim, mas pessoas desarmadas matam bem menos. Neguinho fica valente armado.

  26. Apesar de ser contra o uso de armas, vejo com bons olhos cada vez que noticiam o uso do linux em diversas máquinas. Mais uma prova que quem domina o mercado não é o windows. O windows pode dominar as pessoas que acham que é um baita software, tanto pelo marketing quanto pela imprensa, mas o que funciona para o que interessa é linux.

  27. Maurício (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 4:15 pm

    Posso usar uma faca para cortar carne ou para matar uma pessoa, um carro para trabalhar ou matar uma pessoa.
    Pessoas cobram mais segurança, mas segurança não se faz apenas educando e passando a mão em cabeça de bandido.
    Não vejo nada de errado o Linux sendo usado para o que seja. Se não fosse o Linux, seria o Windows, daí seria bem pior saber que policiais usam armas com Windows propenso a pegar vírus, rs…
    Não sou a favor do uso de armas, apesar da brincadeira da Glock. Faço parte da minoria que votou “SIM” para o desarmamento no referendo da década passada, e perdi. Hoje mudei de opinião, pois não se pode fechar os olhos que, no mundo mal em que vivemos ela é um mal necessário.

  28. Maurício (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 4:17 pm

    “Sim, mas pessoas desarmadas matam bem menos. Neguinho fica valente armado”.

    Não são apenas as pessoas comuns que andam armadas. Os bandidos andam armados quer você queira, quer não. Então, vamos aparelhar a polícia apenas com cacetetes?

  29. QueMarravilha (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 4:31 pm

    @Mauricio

    Eu mencionei a palavra “Policia” no meu comentário? É lógico que a policia precisa estar armada!
    E você acha que você estando armado vai ter alguma chance contra os bandidos? E se tiver, você toma um belo processo, e até cadeia, se matar um.

  30. Ícaro (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 4:34 pm

    Renan, será que usa GNU? Quem sabe usa os próprios software da fabricante tipo o Google com o Android, usa Linux, mas não GNU.

    *Esse blog também não explica nada disso, coloca tudo como um só, até notícias que deveriam ser sobre “software livre” fica como “Linux”. Linux não é GNU, GNOME, FSF, Apache, KDE, Unity, Ubuntu, XFCE, LXDE… Linux é o kernel. Linux é Linux, como o próprio blog afirma, mas acaba misturando todos os termos.

  31. Bozo (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 5:03 pm

    @Mauricio
    ……bolinhas…..

    Faltou a frase:

    Bandido bom é bandido morto.

    Vamos armar a policia? Eu digo vamos acabar com a policia militar!
    Nossa policia é carniceira, violenta, racista e corupta. Mas voce deve ser um dos poucos privilegiados aos quais a policia realmente serve e proteje.

    Vai assistir Datena vai … :)

  32. Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 5:15 pm

    Pesquisando um pouco mais, vi que esta arma é para caça, não para uso militar ou policial. Tudo bem que pode servir para matar humanos, mas aqui o pessoal está fazendo tempestade em copo d’água.

    Pela forma que opera (bolt-action, não sei como traduzir isto) não seria a melhor opção para um lunático fazer uma chacina.

  33. bala (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 5:57 pm

    Eu sei todo este bla bla bla acima e n sou nenhum sonhador. Digo apenas q é chato, isso sim. Gostaria d ver o pinguim usado p salvar vidas…

  34. @QueMarravilha, de certo que um cara desequilibrado e armado fica mais valente, entretanto ele fica mais valente pois acha que estará agindo contra pessoas desarmadas, se ele encontrasse pessoas armadas frequentemente quando dá uma de valentão, aprenderia a se controlar ou morreria (seleção natural em ação).

    Quando anunciaram que o Android seria usado no Pentágono e pelo exército dos EUA, eu não vi tanto chororo com relação ao uso de armas.

    @self_lear, eu diria que uma defesa efetiva fará vc não ser agredido, mas não estou falando dos métodos de defesa.

    Quanto ao míssil, do seu exemplo, ele pode estar lá apenas para desestimular ataques e efetivamente nunca ser usado. É a máxima: se queres a paz prepara-te para a guerra.

    E se vc for realmente usar o míssil, ainda assim existe a maneira como se usa, se pode usá-lo para defender o território, destruir um navio de piratas, para destruir um asteróide em rota de colisão com o planeta.

  35. Clésio Luiz (usuário não registrado) em 11/01/2013 às 6:22 pm

    Linux: promovendo mentes abertas, uma bala por vez.

O prazo para comentar neste post já expirou - visite a capa do site para posts mais recentes.