Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

"Click": Ubuntu pode adotar novo formato de pacotes

O Ubuntu está considerando adotar um novo formato de pacotes, definido internamente, que no momento tem o nome de Click. A intenção é adotá-lo nos pacotes para o Ubuntu de aplicativos desenvolvidos por terceiros, e não para o sistema em si, que continuará baseado no dpkg.

A descrição técnica do estado atual da proposta e de sua implementação inicial (que já está rodando, embora ainda em fase inicial do seu ciclo de vida) é interessante; por exemplo, os pacotes Click são puramente declarativos (nada de scripts para execução durante a instalação ou remoção), têm poucas dependência referentes ao sistema do empacotador (basta ter um ambiente Python na máquina), o que naturalmente facilita atrair a atenção de desenvolvedores externos, que não precisariam nem mesmo ter o Ubuntu instalado para empacotar seus aplicativos para ele. Como curiosidade, no momento a implementação inclui os pacotes Click em containers em formato .deb, o que facilita a integração com ferramentas existentes.

Os detalhes que mais me chamaram a atenção lembram bastante características (mas nem tanto a forma de implemetação) do brasileiro e pioneiro Gobolinux, incluindo a ausência de dependências entre aplicativos (dependências entre cada aplicativo e o sistema base podem haver), a instalação de cada aplicativo em seu próprio diretório, e a possibilidade de instalação sem ser root. (via lwn.net - “"Click packages" for Ubuntu [LWN.net]”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados