O fim do repositório Medibuntu, e um novo lar para a libdvdcss
O repositório Medibuntu, ao longo de anos, foi o local para obter apps multimídia, codecs e bibliotecas de suporte que por razões jurídicas não podiam ser incluídos nos repositórios mantidos pela Canonical.
Mas seu mantenedor, Gauvain Pocentek, acaba de publicar uma nota informando que o repositório vai ser descontinuado, e observando que ele não é mais necessário, exceto pela libdvdcss, cujos pacotes para o Ubuntu vão passar a ser hospedado em um repositório mantido pela associação VideoLAN, que já é a mantenedora da biblioteca e também fica na Europa (a libdvdcss – potencialmente? – viola o DMCA, nos EUA).
Quanto aos demais pacotes hoje disponíveis no Medibuntu, uma análise verificou que estão desatualizados, passaram a ser incluídos nos repositórios oficiais ou mesmo foram substituídos por outros aplicativos.
O repositório será desativado aos poucos, ao longo dos próximos meses. Gauvain publicou uma nota de agradecimento a todos que o ajudaram a manter o Medibuntu no ar por todos esses anos, e au agradeço ao Gauvain pelo trabalho, pois já usei os pacotes de seu repositório muitas vezes. (via www.heise.de - “Kein libdvdcss mehr aus Medibuntu-Repo | heise open”)
Comentar
comments powered by DisqusComentários arquivados