Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Confirmado: Google está mesmo trocando o MySQL pelo MariaDB

O Google está seguindo a mesma trilha de projetos como a Wikipedia e distribuições como a SUSE e trocando o MySQL pelo seu fork MariaDB, desenvolvido pelos criadores originais do SGBD após a aquisição de seu código pela Oracle.

sabíamos da aproximação entre Google e MariaDB, mas agora está confirmado publicamente que o MySQL 5.1 (com patches específicos do Google) está mesmo sendo substituído pelo MariaDB 10.0 (com patches específicos do Google) por lá, e que o processo está em andamento desde o início do ano.

O Google também está colaborando com a MariaDB Foundation, incluindo o desenvolvimento de recursos no software que permitam a migração.

O funcionário do Google que fez o anúncio público da medida elencou algumas razões, incluindo o fato de a Oracle não valorizar a estabilidade e o desempenho nas atualizações tanto quanto eles esperariam, não dar visibilidade do desenvolvimento até a data do lançamento, e ignorar feedback (incluindo relatos de bugs) da comunidade. (via www.zdnet.com - “Google quietly dumps Oracle MySQL for MariaDB | ZDNet”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados