Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

4Linux questiona relato da Microsoft sobre migração na Caixa Econômica Federal

A Microsoft publicou recentemente em seu blog Openness@Microsoft (sobre padrões, open source e interoperabilidade) que descreve a Caixa como representante de uma tendência de clientes prévios de código aberto passando a adotar as tecnologias da MS, ou um mix de soluções open source e da Microsoft.

Segundo o relato, o caso da Caixa é o segundo, um mix – em busca de benefícios de soluções na nuvem e integração com aparelhos móveis, o banco público teria adotado produtos como Windows Server 2012, Windows 8 e Office, que se integraram a recursos já previamente em uso, como OpenLDAP, Expresso, Apache e PostgreSQL.

É uma tática de divulgação bem interessante, ainda que indesejada, porque quem discorda do que foi dito tem que escolher entre responder (e ajudar assim a dar divulgação às afirmações) ou se calar (e depois estar exposto ao "quem cala consente").

A 4Linux1 optou por responder, e o fez na área de comentários da mesma página da MS. A resposta do CEO da 4Linux faz um breve histórico do seu próprio envolvimento com a Caixa – hoje com suporte ao Expresso, e anteriormente o suporte à implantação de Linux nas lotéricas e caixas eletrônicos, e em seguida solicita mais informações que dêem credibilidade ao que foi afirmado, inclusive dados que demonstrem a afirmação de redução de custos. A solicitação menciona dois questionamentos enviados ao Ministério Público levantando dúvidas sobre a redução de custos afirmada.

A seguir, a mensagem da 4Linux dá parabéns à Microsoft por ter conseguido, ainda na fase de piloto, autorização para gravar um vídeo em que um profissional da Caixa elogia as soluções da empresa – algo que foi negado à 4Linux mesmo após 5 anos de seus serviços por lá, com um sistema implantado e em produção. Parabéns também são dados pelo fato de a empresa ter conseguido autorização para doar mais de 15.000 licenças do Office aos seus funcionários, enquanto a 4Linux sempre teve negadas as suas solicitações de doar cursos para os funcionários se tornarem mais proficientes em Linux.

Não acho que nada de bom vá sair dessa discussão mas, agora que foi iniciada e respondida, vou procurar acompanhá-la. (via blogs.technet.com - “Openness Customer Spotlight: Caixa Econômica Federal Turns to Microsoft Solutions for Cost Savings and Improved Interoperability - Openness@Microsoft - Site Home - TechNet Blogs”)

 
  1.  Que é patrocinadora do BR-Linux, que fique claro.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados