Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Será? Netbooks ainda não morreram, afirma Acer

Outrora vistos como elemento estratégico da adoção do Linux pelos usuários finais, hoje como exemplo das ondas passageiras do mercado de informática – que tenham uma aposentadoria tranquila!

Via idgnow.uol.com.br:

A Acer está convencida de que os netbooks podem sobreviver na era dos tablets, mas é uma das únicas fabricantes de computadores que ainda sustenta esse pensamento.

Falando ao Wall Street Journal, o presidente e CEO da fabricante taiwanesa, JT Wang, afirmou que sua empresa vai continuar a produzir netbooks. “Eles não estão mortos”, disse. “Como eles poderiam estar?”

Os dados de vendas mostram que, mesmo se os netbooks ainda tenham que encontrar seu fim, eles ainda lutarão. Segundo a IDC, as vendas nos EUA desses equipamentos têm diminuído de 2,3 milhões de unidades no 1 º trimestre de 2010 para cerca de 800 mil em 2011. No entanto, os netbooks tiveram um pouco de crescimento na América Latina, Europa Central, Oriente Médio e África, durante esse tempo – mas no restante do mundo, as vendas só têm despencado.

Outros fabricantes de computadores já abandonaram o navio. A Toshiba disse que encerrou as vendas de netbooks nos Estados Unidos. A Dell desistiu dos equipamentos por completo. A Lenovo parou de vender os de 10 polegadas em seu site, embora continue a usar o nome netbook para um outro dispositivo um pouco maior e mais caro.

A condenação mais contundente vem da Asus, pioneira no segmento de netbooks com sua linha Eee PC de cinco anos atrás, mas que, desde então, decidiu parar de fabricá-los. Em uma recente reunião com investidores, o CEO da fabricante taiwanesa, Jerry Shen, disse que o netbook “pode-se dizer que tenha concluído a sua missão de vida de 2007 a 2012″, de acordo com o Wall Street Journal.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    fpflug (usuário não registrado) em 17/09/2012 às 3:32 pm

    E faltou a Asus usar o conhecimento de duração de bateria do eee 1005h para aplicar no ultrabook UX21. o 1005h dá um show no UX21 no quesito bateria. Uma pena.

    Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को (usuário não registrado) em 17/09/2012 às 4:30 pm

    Se ainda há mercado crescente para estes equipamentos entre os países em desenvolvimento e a Acer está disposta a bancar o jogo, vai se dar bem num nicho onde ela será praticamente absoluta. E, cá pra nós, os Aspire One são muito bons. Eu comprei um pra minha esposa e recomendo!

    Eu tenho um dos primeiros AspireOne o ZG5, instalei o Xubuntu nele, compilei o kernel de acordo com minhas preferências, e com toda a sinceridade ele deixa prá trás muito notebook (com Win7) com o dobro do preço que eu paguei.
    O único porém é que depois de tanto tempo com o uso intenso que faço dele a bateria foi pro espaço, mas vou substitui-la e dar uma boa sobrevida nesse guerreiro.
    A construção dos Netbooks da Acer é primoroza com plástico de primeira qualidade minha máquina já tomou vários tombos e não tem nem um arranhão na carcaça, e olha que ele é branco.
    Uma pena ser decretada a morte dos Netbooks eles são uma categoria de computadores que não teve a devida atenção. Acredito que ele não foi corretamente apresentado ao mercado, e que hoje existe uma grande aplicabilidade desses ultra-portáteis.

    Bruno (usuário não registrado) em 17/09/2012 às 6:16 pm

    Enquanto não der pra instalar o SO que quiser irei preferir um netbook :D

    Paul (usuário não registrado) em 17/09/2012 às 8:56 pm

    Augusto Campos: aposentando desde os netbooks desde o lançamento do iPad.

    Paul (usuário não registrado) em 17/09/2012 às 8:57 pm

    Augusto Campos: aposentando os netbooks desde o lançamento do iPad.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 17/09/2012 às 11:19 pm

    Eu aposentei o tablet por um smart.

    Spif (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 6:46 am

    Meh… meu tablet aposentou meu laptop. Ele é mais útil para o dia-a-dia. Me faz falta apenas para rodar softwares pesados.

    Odone Machado (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 11:13 am

    Acredito que sempre haverá espaço. Tenho amigos que tem nets da Acer e são muito bons.

    Flavio (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 12:23 pm

    Lá em casa, o Asus eeepc 1005h continua vivinho da silva, com Ubuntu. Mulher e filha adolescente usam bastante. Já o fantástico tablet (Asus eeepad transformer) foi monopolizado pela caçula de 4 anos que adora baixar e “desbaixar” joguinhos (como ela mesma diz). Sinceramente, não sei como alguém consegue se adaptar a tablets. Para escrever esta mensagem, eu teria gasto uns 5 minutos num tablet.

    Continuo achando que a adoção de tablets é pura submissão ao padrão irracional do mercado, sempre criando falsas necessidades apenas para vender. E os trouxas sempre compram!

    Lindrix (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 5:02 pm

    A proposta original dos netbooks era interessante, de ter um computador com o básico para acessar internet e trabalhar no escritório. Mas acontece que eles só tiveram um grande crescimento com o aumento das telas para 10″, mas parou por aí. Realmente como Jeremias falou, essa categoria de computadores não teve a devida atenção. Se tivessem aberto para o suporte de processadores mais rápidos e memória entre 4 a 8 GB eles ainda estariam tendo mercado.

    Ednei P. de Melo (usuário não registrado) em 18/09/2012 às 8:16 pm

    Falou tudo, Lindrix! E vou mais além: enquanto que os tablets têm um design primoroso (já que a maioria imita a Apple), os netbooks são frágeis e feios em geral, destacando apenas um ou outro. E não sei por que tiraram a obsessão de que estes dispositivos devem ser baratos: aprimore a qualidade geral e dobre de preço! Apesar de ficarem um pouco mais caro, as suas qualidades irão se sobressair e muitos acabarão por comprá-lo! Afinal de contas, muitos não dão R$ 2.600 por um tablet? &;-D

Este post é antigo (2012-09-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.