Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


RHEL é prioridade, e Fedora 18 “Spherical Cow” é adiado por mais uma semana

Há exatos 7 dias noticiei o quarto adiamento do lançamento do Fedora 18, e hoje é a vez do quinto: agora o lançamento está previsto para 11 de dezembro, 5 semanas depois do que constava no plano inicial.

Entre as causas do novo adiamento estão o atraso na disponibilização da ferramenta de upgrade fedup e o fato de a Red Hat ter pedido aos seus empregados que trabalham no instalador Anaconda (que causou o adiamento anterior) para que priorizem os trabalhos relacionados ao Red Hat Enterprise Linux (RHEL) em detrimento do Fedora 18. (via h-online.com – “Fedora 18 delayed by another week – The H Open: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-10-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 17/10/2012 às 3:12 pm

    E isso porque não há, creio eu, BRTFS..

    Marcos FRM (usuário não registrado) em 17/10/2012 às 4:36 pm

    Não, não tem ligação com o Btrfs. Boa parte do atraso é porque o Anaconda foi totalmente redesenhado e os bugs estão aparecendo (e sendo consertados) aos montes.

    Elder Marco (usuário não registrado) em 17/10/2012 às 5:40 pm

    Eu ainda não entendo porque nós, usuários do fedora, esperamos que o cronograma seja cumprido a risca em toda santa versão a ser lançada. Isso nunca acontece, é sempre uma, duas, três.. e agora 5 semanas de atraso. Além disso, não há motivos para tanta pressa também. Seis meses entre uma versão e outra é muito pouco tempo e costuma até deixar os usuários da distro um tanto quanto malucos com essas atualizações de versão. Pelo menos eu fico.

    Marcelo Beckmann (usuário não registrado) em 17/10/2012 às 5:48 pm

    Melhor que atrase e saia mais redondo (até para combinar melhor com o nome do release :) do que sair cheio de bugs :)

    Glauco (usuário não registrado) em 17/10/2012 às 8:38 pm

    Melhor é darem um prazo com folga e não atrasar.

    RBAC (usuário não registrado) em 17/10/2012 às 10:17 pm

    Se demorar e sair mais refinado melhor.

    Normal, já que é do RHEL que vem a maior parte da grana.

    Também acredito que 6 meses é pouco tempo para fazer algo do tamanho de uma versão de distro.
    Mas foram eles que propuseram a trabalhar assim, portanto os prazos deveriam ser respeitados.

    Junior (usuário não registrado) em 18/10/2012 às 8:54 am

    Olha como é engraçada a coisa toda…

    O pessoal fala como se o adiamento fosse pra deixar o Fedora ‘mais redondo’, quando na verdade é pq ele foi jogado pra escanteio para que o RHEL saisse redondo (e como o marcosalex disse, é normal já que é de onde vem a grana…) só provando o que muita gente diz, que o Fedora é uma cobaia da RedHat…

    Acho que não tem nada demais, já que o Fedora é gratuito e talz, mas sem esse papinho de que eles estão adiando pra lançar um Fedora melhor…

    No mais, concordo que 6 meses é pouco tempo. O problema é o que aconteceu com a nova versão do Gnome3 por exemplo, que – pelo que eu li – só é possível instalar na nova versão do Ubuntu… Então a última versão (de 6 meses atrás) fica obsoleta, meio que ‘obrigando’ os usuários a atualizarem a cada 6 meses…

    André Luiz (usuário não registrado) em 18/10/2012 às 10:47 am

    @Junior (usuário não registrado) em 18/10/2012 às 8:54 am

    só provando o que muita gente diz, que o Fedora é uma cobaia da RedHat…

    E não seria assim com todas as demais distros que têm versões pagas p/ servidor (Mandriva, Suse, Ubuntu…)? Oferece-se gratuitamente à comunidade de usuários desktop uma versão do seu sistema para que usem, avaliem e, eventualmente, contribuam com melhorias e correções, que serão incorporadas ao respectivo produto corporativo. Acho uma estratégia válida e (creio) bem eficiente! Na prática, somos todos nós, usuários de desktops Linux, ‘beta-testers’ das soluções para servidores , e não vejo problema nisso.

    SJCatar (usuário não registrado) em 18/10/2012 às 11:34 am

    A versão servidor do Ubuntu também é livre e grátis. Só paga o suporte. Se não quiser o suporte pode baixar sem custo nenhum e manter atualizado sem custo nenhum tambérm!

    Marcos FRM (usuário não registrado) em 18/10/2012 às 1:41 pm

    @Junior

    Acho que não tem nada demais, já que o Fedora é gratuito e talz, mas sem esse papinho de que eles estão adiando pra lançar um Fedora melhor…

    Você sabia q

    Marcos FRM (usuário não registrado) em 18/10/2012 às 1:46 pm

    oops, apertei Enter sem querer. Continuando.

    Você sabia que o RHEL usa os pacotes do Fedora com leves modificações? Ou seja, essa priorização do RHEL 7 (que usará como base o Fedora 18), se traduzirá *sim* em melhorias para o Fedora! Além do empacotamento, infra, etc, todo o código que funcionários da Red Hat colocam nos projetos upstream, vai parar no Fedora. Alias, não só no Fedora, mas em todas as distribuiçoes da praça.

Este post é antigo (2012-10-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.