Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Pesquisa da Canonical para melhorar o site do Ubuntu

Enviado por Julian Fernandes (hitoriixΘgmail·com):

“A Canonical liberou hoje no Twitter uma pequena pesquisa para melhorar o Ubuntu.com, site oficial do sistema operacional Ubuntu. A pesquisa visa melhorar a usabilidade do site, facilitando a navegação no mesmo.

A pesquisa contem 12 questões em inglês e não deve levar mais de 5 minutos para ser completada, então não custa nada respondê-la né? Basta acessar o Ubuntu-BR-SC para ter maiores informações, responder a pesquisa e deixar seu comentário sobre o assunto!” [referência: ubuntubrsc.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-05-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Finalmente! O site do Ubuntu é um dos sites mais sem graça que uma distro tão significativa poderia ter…

    Diogo (usuário não registrado) em 29/05/2012 às 11:49 am

    Não quero criar uma guerra, mas a Canonical precisa se preocupar mais com a distro, o Ubuntu é instável, crash seguidos, instaladores de drivers que não funcionam. Tem coisa mais importante que o site a ser feito.
    Parece a postura da Canonical, fazer tudo direitinho e deixa a distribuição por último!

    Cara, já instalei o Ubuntu e o Xubuntu em várias máquinas desde 2009, nunca vi um bug, nem crash. A única dor de cabeça que tive com o Ubuntu foi recentemente com a retirada do Oracle Java dos repositórios, pois alguns dos meus clientes executam programas onde o Open jdk não roda direito.

    Porfírio (usuário não registrado) em 29/05/2012 às 1:18 pm

    Poxa, @Diogo, “uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”. Vc fala como se melhorar o site fosse desviar esforços do desenvolvimento da distro, e isso não é (necessariamente) verdade.

    E, pior, tenho certeza de que nós dois sabemos disso!

    Vc queria reclamar do Ubuntu porque na sua visão ele não está bom. Beleza, entendi. Mas isso não tem nada a ver com o fato da Canonical ter o direito de ter um site melhor.

    Qualquer melhoria agrega, companheiro! Qualquer desenvolvimento onde antes reinava a insatisfação é válido e progressista.

    Quer ajudar a distro a melhorar os defeitos que vc (ao contrário de mim e do Jeremias) identificou? Cai dentro! Esse é o espírito livre.

    Se não é programador, ao menos vc reportou os erros que encontrou?

    Diogo (usuário não registrado) em 29/05/2012 às 4:52 pm

    @Porfírio,
    Eu deixei de usar a distro, de tempos em tempos eu uso o Ubuntu pra ver no que deu mas sempre me deparo com instabilidades e coisas que deveriam funcionar e não funcionam.
    Coisas que gosto no Ubuntu: Visual da Central de programas.
    Mas vendo pelo lado do usuário, o Unity é fraco, tem pouquíssimas ferramentas de configuração, muita coisa precisa ser feita na mão, já que as poucas ferramentas que tem não funcionam, isso numa distro “feita para humanos” é meio absurdo.
    Uso outra distribuição, mais estável e com melhores ferramentas de configuração, baseada em KDE, que é mais rico que o Unity.
    Antes que perguntem, sim, testei o Kubuntu.

    As ultimas distros testadas por mim foram: Mint, Fedora, (k)Ubuntu, OpenSuse.
    Fiquei com o Mandriva 2011 mesmo.

    Mas eu gostaria de ver serviços da Canonical rodando sobre o Mandriva, seria excelente!
    A Mandriva é fraca e capenga como empresa, mas faz uma distro perfeita, a Canonical é forte como empresa, mas a Distro não é tão boa.

    Porfírio (usuário não registrado) em 29/05/2012 às 5:32 pm

    Bom, @Diogo… Vai realmente de preferência e “sorte”, eu não me deparei com os problemas que vc citou.

    Mas a minha pergunta ainda vale: Na época que vc usava ou testava a distro, vc ao menos contribuiu informando aos desenvolvedores os problemas que vc encontrou?

    Geremias Tunn (usuário não registrado) em 29/05/2012 às 6:03 pm

    @Diogo, usu;ario comum quer clicar um botão e abrir o aplicativo ou site que ele quer. Para ele o Unity é perfeito. Quem configura coisas é usuário avançado e o Unity não foi pensado nisso apesar de dizerem que vai ter opções de configuração sim, só não foi implantado ainda.

    Wilfredo (usuário não registrado) em 29/05/2012 às 10:48 pm

    [ironia] Poderiam colocar mais referências ao Linux Mint!

    Mas prá que mecher no Unity, já funciona que é uma beleza, tá rodando mais lizo do que banana na boca de banguelo. E prá quem não tem uma máquina forte o Xubuntu tbm tá excelente aliás particularmente eu considero o Xubuntu melhor que o Ubuntu, tanto que tenho ele instalado no meu netbook. Eu utilizo Archlinux no meu Desktop pois no desk eu prefiro ter sempre as versões mais novas dos aplicativos, e também por que o Arch me dá condição de testar as coisas e ver como tudo funciona em baixo da saia, tirando isso considero o Ubuntu uma distro completíssima, tem o sistema de empacotamento mais amigável de todos, repositório enorme e uma visão pró usuário.
    Agora tenho lido pessoas falando “Ah, o Unity confunde os usuários novos…” falácia pura, é só mostrar o dock lateral e o resto o cliente aprende sozinho, principalmente os leigos.
    As únicas dúvidas que eu costumo responder para meus clientes que migrei do Windows para o Ubuntu são coisas do tipo “Cadê o Nero, prá eu gravar um CD?”, “Não consegui instalar o joguinho que comprei no camelô da esquina.”, “Eu queria usar o site do Banco do Brasil no Chrome, não gosto do Firefox”. Em suma geralmente os clientes questionam coisas periférias ao SO, agora quanto ao uso do Ubuntu em si todos os meus clientes aprenderam de forma rápida, agora bugs e afins nunca vi nem ouvi só ouvi falar… digo só vi escrito em comentários sobre alguma reportagem falando do Ubuntu…

    Marcos (usuário não registrado) em 29/05/2012 às 10:53 pm

    O @Geremias postou antes de mim. “Humanos” não ficam configurando distro, ambiente de janelas, etc. Simplesmente abrem seus programas e trabalham. E pra isso o Ubuntu atende perfeitamente e comigo também reconheceu meu hardware sem problemas. A única versão que tive problemas foi a 10.04 que o grub deu alguns imprevistos na hora da atualização.

    E a Central de Programas também é muito mais intuitiva pra usuários comuns do que o synaptic (que continua podendo ser instalado pelos repositórios ou pelo apt-get).

    Nós estranhamos porque somos usuários um pouco mais avançados, e pra nós existem outras distribuições que são maais voltadas às nossas necessidades, como o Suse, Fedora, etc.

    Carlos Roberto (usuário não registrado) em 30/05/2012 às 12:42 pm

    Obvius troll is obvius.

    Jorge (usuário não registrado) em 30/05/2012 às 4:00 pm

    É estranho falar que não dá para personalizar o ubuntu.

    Depois de instalar o ubuntu 12.04 eu troquei vários programas que vieram com ele. Instalei o synaptic via terminal e depois foi só adicionar e remover os programas.

    O linux é livre adapte ele às suas necessidades.

Este post é antigo (2012-05-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.