Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Parabéns, Red Hat, por doar US$100,000 dedicados ao futuro do código aberto

Dias após o anúncio da bilionária receita anual obtida em 2011, a Red Hat surpreende com uma generosa doação de US$ 100.000 dedicada ao futuro do código aberto, retribuindo à comunidade.

Embora boa parte das atividades da empresa gere retribuição à mesma comunidade na forma de código aberto que todos podem modificar, estudar, usar e redistribuir, para a doação foram escolhidas 4 organizações participantes do mesmo ecossistema mas cujo foco não é diretamente o desenvolvimento de software, e sim aspectos complementares: Creative Commons (CC), Electronic Frontier Foundation (EFF), Software Freedom Law Center (SFLC) e UNICEF Innovation Labs.

Parabéns, Red Hat, pelo exemplo – e obrigado por todas as contribuições. (via h-online.com – “Red Hat donates $100,000 to “the future of open source” – The H Open Source: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-04-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    bala@juquinha.com.br (usuário não registrado) em 3/04/2012 às 10:29 am

    dispensa comentários…

    ;-))

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 3/04/2012 às 11:12 am

    Bem que poderiam ajudar os devs do gimp com uns 15 mil ao menos. Já daria pra contratar um desenvolvedor em tempo integral por uns poucos meses :-)

    bala@juquinha.com.br (usuário não registrado) em 3/04/2012 às 11:22 am

    ce nunca tá satisfeito, né tenchi?

    ;-))

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 3/04/2012 às 11:27 am

    Tenchi

    Além de não ser o foco, o gimp está muito bem.

    Cada um com suas prioridades, eu gostei da escolha, quem dera existissem mais SFLC, uma versão nacional talvez.

    Possivelmente algo no sentido de vigiar e combater os lobistas do Soft. Proprietário, quem quer transformar provedor em policial do Ecad e similares.

    Muito pra ser feito.

    Luiz Flavio (usuário não registrado) em 3/04/2012 às 12:36 pm

    Só isso?
    Eles só existem por causa do trabalho da comunidade, e doaram só isso?

    linuxer (usuário não registrado) em 3/04/2012 às 12:36 pm

    Acho que os projetos que mereceriam uma grande doação em dinheiro seriam o samba e o wine. Esses programas permitem substituir algumas máquinas windows mas nunca conseguiram substituir plenamente pelos projetos estarem sempre atrasados em relação aos recursos dos programas MS equivalentes.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 3/04/2012 às 1:46 pm

    @Luiz Flavio, eu diria que “a comunidade” é que tem que agradecer ao trabalho da Red Hat. Sem ela não teríamos à disposição (ou teríamos com menor qualidade) vários softwares de uso diário. Um exemplo? O próprio Linux. A doação que ela fez não é pouco. Ela desde o início doa grande parte do seu tempo e muito, muito código à nós, vulgo “cumunidade”.

    @bala, sei que vc gosta de trollar, mas hoje no gimp e em boa parte dos projetos de SL não existem desenvolvedores trabalhando em fulltime, pois geralmente estes projetos são desenvolvidos no tempo livre ao trabalho remunerado (que várias vezes possui relação com o projeto livre em questão).

    Weber Jr., o gimp está bem, mas vc há de concordar comigo que o gimp está há anos sem soltar uma versão nova ou com recursos “prometidos”. Sei que os devs não devem dar satisfação alguma a mim, que não pago nem a cerveja deles. Mas é muito mais eficiente colocar um desenvolvedor atual de um projeto (que já conhece a base de código, possui melhor comunicação) pra trabalhar mais tempo do que colocar mais gente que não possui um nível de conhecimento próximo a dele. Mais pessoas não significa necessariamente código de melhor qualidade ou melhoria no processo de desenvolvimento.

    Illidan (usuário não registrado) em 4/04/2012 às 12:10 am

    Um otimo ato de gratidao.

    Spif (usuário não registrado) em 4/04/2012 às 6:56 am

    Ainda me lembro quando a Red Hat enfureceu multidões com o papo de descontinuar a distro pro desktop.

    Me lembro de um congresso de Software Livre em Curitiba onde o presidente da RH no Brasil disse que “a comunidade devia parar de querer tudo pela lei de gerson”.

    Isso demonstra bem o quanto você deve ligar pra comunidade se quiser ser bem sucedido.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 4/04/2012 às 10:07 am

    Tenchi

    “o gimp está bem, mas vc há de concordar comigo que o gimp está há anos sem soltar uma versão nova ou com recursos “prometidos”.”

    Eu concordo com tudo isso que você disse, mas o comentário foi para outro lado.

    Eu coloquei a questão de prioridade. E temendo que alguns artistas possam enfartar: Gráficos não são prioridade absoluta. Principalmente para uma empresa “enterprise”.

    lapis (usuário não registrado) em 5/04/2012 às 5:48 am

    Realmente a EFF,a CC e SFLC são fundações que se tornaram primordiais para o desenvolvimento de software livre e da ideologia do software livre.

    Bem utilizado mesmo este dinheiro.

    Ednei P. de Melo (usuário não registrado) em 5/04/2012 às 8:58 am

    E dá-lhe Red Hat!

    “So who’s paying for all this, then (desenvolvimento do kernel Linux)? Well, as always, the largest percentage of changes (16.2% of changes since 2.6.36) are not sponsored by any employer. The top identifiable employer is Red Hat, with 10.7% of changes. Intel is now second, with 7.2%, Novell third with 3.3%, and IBM comes in fourth with 3.7%.”

    Fonte: https://www.linux.com/learn/tutorials/560928-counting-contributions-who-wrote-linux-32

Este post é antigo (2012-04-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.