Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


MeeGo escapa mais uma vez do destino da Nokia: ex-desenvolvedores criam empresa para dar continuidade ao desenvolvimento

O MeeGo é um sistema operacional com uma história complicada: com raízes no Debian, ele já foi (no todo ou em parte) Maemo, Moblin, MeeGo como parceria da Nokia e Intel, MeeGo como projeto secundário na Nokia, tem um gêmeo parcialmente clonado chamado Tizen, e agora que a equipe que cuidava dele nos porões da Nokia debandou, ficamos sabendo que uma parte de seus ex-integrantes, juntamente com entusiastas e com apoio de investidores, montaram uma empresa para levar ao mercado novos aparelhos com o sistema.

Apropriadamente chamada de Jolla, que para os finlandeses significa bote, a nova empresa (que está recrutando a turma que desenvolvia o MeeGo e seus aparelhos na Nokia) é uma maneira de o MeeGo ter continuidade mesmo escapando do rumo que o navio da Nokia está tomando. Desejo sucesso!

Em tempo, a notícia do The Verge que relata esta novidade também esclarece que eles estão interessados no futuro do MeeGo em novos aparelhos, e não em dar suporte ou continuidade ao software de produtos como o N9 e N950 – essa parte cabe à Nokia.

Boa sorte a eles! (via theverge.com – “Ex-Nokia staff to build MeeGo-based smartphones | The Verge”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-07-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Diogo (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 10:46 am

    Extra oficialmente o N9 e N950 receberão a firmware do novo MeeGo, já que o OS foi/está sendo desenvolvido no seu hardware.

    Como disseram os fundadores da Jolla, Nokia criou o S.O. mais espetacular que existe e ele não pode morrer!

    Disseram que existem 5 grandes players apoiando o projeto (financiando também), quem será? Samsung? Intel? IBM? HTC? BlackBerry? Só o tempo dirá!

    Há quem diga que a própria Nokia estaria plantando aí seu plano B. pra quando todas as esperanças no WP acabarem (e isso acontecerá), apoiarem e reabsorverem a Jolla.

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 11:00 am

    A historia do Maemo deveria entrar como caso de estudo para todos os futuros gerentes, gestores e fins no mercado de TI. Um caso emblemático, de um sucesso técnico absoluto (quem foi dono de um n900 ou um n9 sabia que o OS que o aparelho carregava era tecnicamente superior a qualquer outro concorrente) e ao mesmo tempo foi uma falha de gestão retumbante.

    JosephDiniz (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 11:38 am

    Seria interessante se os grupos do Tizen e desse Jolla fizessem algum tipo de parceria.

    Será que os grupos se interessariam?

    henry (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 12:16 pm

    infelizmente a RIM não é mais tão-grande-assim, e ela atualmente está apostando tudo no QNX.

    Marcos (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 1:18 pm

    @henry, nem a Nokia é.

    E o prestígio que ela tinha, só ficou no pessoal da ‘velha guarda’. O restante só associa a empresa com os dump phones, e mesmo assim, concorrendo com os chineses.

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 2:13 pm

    @JosephDiniz

    O Tizen nem tem muito a ver com o Meego que está no n9. A verdade é que existe uma grande confusão em relação ao nome usado no OS que está no n9 e no n950.
    A verdade é que existe dois Meego. O que era filho do Moblin, este era o que estava no site do Meego. E o filho do Maemo, que era o que veio no N9.

    O Tizen é filho do Meego/Moblin. O filho do Meego/Maemo seria o projeto Mer e agora o Jolla.

    Frank (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 2:14 pm

    Gostei da ideia do nome Jolla. Enquanto o navio naufraga, vamos ao bote salva vidas!

    A propósito, sou só eu ou mais alguém aí acha esse cara aí da foto a cara do Mark Shuttleworth?

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 9/07/2012 às 7:09 pm

    Frank

    “Gostei da ideia do nome Jolla. Enquanto o navio naufraga, vamos ao bote salva vidas!”

    Acho que o nome tem relação com o infâme memorando que falava das “plataformas pegando fogo”. Aquele que marca o início do ataque do cavalo de tróia, AKA, Elop.

    Tiago (usuário não registrado) em 10/07/2012 às 7:55 am

    Tá, então a pergunta chata é: como esse projeto vai se sustentar? Ok, tem investidores, mas investidores, mesmo os de risco, vai parar de inviestir se isso não der resultado. Na verdade investidores destina x dólares como capital de prejuízo. Quando acaba esse dinheiro, se o projeto não vingar, beijinho beijinho, tchau tchau.

    Como a empresa ainda não tem o um produto, e se o produto for livre de licenças – e deve ser – e ainda não tem aparelhos rodando e nem nada, eu pergunto novamente: como o projeto vai se sustentar? Esse tipo de iniciativa é cara para caramba.

    Bruno (usuário não registrado) em 10/07/2012 às 8:39 am

    Não acredito que a parceria com Microsoft a Nokia vá afundar, WP com Nokia está vendendo.
    Assim como algumas empresas que usam tanto o seu SO como o de parceiros a Nokia vai fazer o mesmo, Meego pode ter sido deixado de lado, mas o Symbian ainda está sendo usado e melhorado e não só sendo vendido nokias com WP.
    Samsung usa o seu e Android , assim como Sony Ericsson e outras, então parem de falar asneiras dizendo que nokia vai afundar.
    Até a RIM creio que está fazendo de tudo para o BlackBerry OS baseado no QNX saia logo.

    Palm saiu de cena porque não estava vindo com nada surpreendente, a RIM está.
    Esses analistas as vezes jogam coisas na midia só pra ter o que falar.

    Porfírio (usuário não registrado) em 10/07/2012 às 11:29 am

    O nome “bote” é muito apropriado. Mas para mim a galera da Jolla vai ter sempre um outro nome (é interessante como a vida teima em imitar a arte): O Eotheod de Éomer*.

    Quem sabe um dia eles não voltam e libertam a Nokia das garras do Stephen “Wormtongue” Elop?

    Infelizmente, não parece que vai ser assim. A Nokia vai morrer mesmo, e o Elop vai caminhar sobre as suas cinzas de volta para casa (Microsoft).

    Meu lado “mãe Diná” me diz outra coisa: em alguns anos, a Jolla se tornará uma grande empresa. Eu ia desejar sorte, mas não acho que eles precisem dela.

    * Se vc. não entendeu a referência, seja uma pessoa mais culta e leia “O Senhor dos Anéis” – JRR Tolkien.

    Porfírio (usuário não registrado) em 10/07/2012 às 11:48 am

    “WP com Nokia está vendendo”

    Essa informação não procede. Os números de venda do WP praticamente nem conseguiram descolar do eixo x, em comparação com as outras plataformas de smarts. Os prejuízos da Nokia já passaram do nível “sério” faz tempo.

    Claro: quando os caciques fazem besteira, sobra pro índio.

    Afinal, “o sistema é tão bom, porque não vende? A culpa deve ser do cara de vendas…”

Este post é antigo (2012-07-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.