Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Jogos: Valve confirma Steam para Linux, lançamento ainda neste ano

Após anos de rumores, uma confirmação oficial, ainda que curta: Gabe Newell, da Valve (e líder do seu projeto de port da Steam para Linux, segundo consta) respondeu com uma única palavra (“Yes.”) à pergunta de um usuário sobre o lançamento ainda neste ano da aguardada infraestrutura para disponibilização de jogos no desktop Linux.

O link abaixo, do Phoronix, tem screenshot dos e-mails e mais detalhes, incluindo uma segunda confirmação por parte do mantenedor do site, que diz que a data provável é mais perto do final do ano. (via phoronix.com – “[Phoronix] Valve’s Gabe Says “Yes” To Steam Linux This Year”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-06-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 10:26 am

    Com games para Linux… acabou a necessidade de usar Windows. :D

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 10:36 am

    Ou acabou a necessidade de usar o Wine :D o/

    Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 11:04 am

    Ainda assim, prefiro o método de São Tomé: “Só acredito vendo”.

    Frank (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 11:06 am

    Wine sempre foi uma solução paliativa, pouco satisfatória. Claro, dá pra rodar vários aplicativos nele, mas para jogos está mais para um “quebra-galho”. Agora com Steam a coisa vai ser diferente, já que os jogos passarão a rodar de forma nativa.

    O lançamento está prometido para perto do final do ano. Agora só temos que torcer para que seja antes da data marcada para o fim do mundo!

    Carlos Eduardo do Val (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 11:16 am

    Desta vez estou acreditando, mas nem de longe esta é uma confirmação oficial da Valve.

    André Luís Lopes (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 11:22 am

    Não, ainda existirá a necessidade de usar Wine para jogar jogos que não estejam na Steam. Diablo III me vem a cabeça (não que eu tenha alguma informação sobre o funcionamento de Diablo III sob Wine, só estou comentando mesmo).

    L4D2 é “o” jogo que eu sempre jogo na Steam e parece ser um dos primeiros, senão o primeiro jogo que será portado para Steam em Linux. Ótima notícia :-)

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 11:47 am

    Ainda não duvido que o lançamento do Steam (se acontecer mesmo, torçamos) vai ser secundário. Que podem lançar mesmo o ValveStation ou Valvii, sei eu.

    Console ou algum outro monstrinho cloud para jogos, sei eu.

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 12:14 pm

    Parodiando um famoso Astro/Cosmo-nauta:

    “Esta eh uma pequena palavra para uma homem, mas uma historia gigantesca para uma comunidade!”

    Jogos da precarios, mas trabalho heroico, da comunidade, jogos da ID, codigos fontes da ID, grandes jogos open da comunidade, Desura, Steam, jogos da EA (mesmo que fracos inicialmente).

    A concorrencia entre LO, AOO e Caligra.

    Micro-Soft voltando a ter reacoes violentas, assustadas e quase estericas (a confusao do secure boot) para tentar impedir o avanco de outros sistemas o desktop PC.

    Acredito cada vez mais em um futuro com pessoas adotando GNU/Linux no dia a dia.

    Andre (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 12:43 pm

    Bom, precisamos esperar mais…
    Ter Steam, significa ter jogos da Valve, mas nenhuma garantia de outras produtoras.
    Na década de 90 a MS ameaçou e oprimiu todas as produtoras de games para que usassem o DirectX. Como? Comprando estúdios e criando seus próprios jogos.
    Naquela: “Se vocês não produzirem só para nossa tecnologia, então começaremos a concorrer com vocês e comprar alguns de vocês também”.
    É bom observar que a MS já está no ramo e tem muita grana para comprar qualquer estúdio, que diga-se de passagem, são bem pequenos perto dela.
    Na década de 90 isso funcionou em seu favor, vamos aguardar um pouco mais para ver as reações de Redmond.

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 3:12 pm

    É uma notícia muito bem vinda e há muito aguardada.

    Até hoje sempre que precisei comparar encontrei o Linux muito mais rápido que o Windows nas coisas que me eram importantes. Não posso evitar pensar que com os jogos não será assim. Ao menos não até a Valve lançar o console dela, que me parece será baseado em Linux. A Valve não desejará ficar presa à MS e vai investir no Linux para ter uma performance melhor que a de PCs com Windows.

    A Valve não vai querer ver seus jogos rodando mais rápido em PCs normais do que em seu próprio console, pode apostar nisso. Some o fato de que a próxima geração de PlayStation também sera um PC (com processador AMD) e você terá facilmente como comparar a performance de um mesmo jogo nas 3 “plataformas”. Não espere nada da Sony, mas da Valve talvez saia alguma coisa de drivers de vídeo ou de otimizações para o kernel que se possa usar em um Linux convencional para melhorar o desempenho dos jogos.

    Finalmente o Windows terá um concorrente no último campo de batalha onde ainda estava sozinho e isso vai ser bom pra todo mundo, até mesmo pra própria MS.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 3:22 pm

    “Ter Steam, significa ter jogos da Valve, mas nenhuma garantia de outras produtoras.
    Na década de 90 a MS ameaçou e oprimiu todas as produtoras de games para que usassem o DirectX. Como? Comprando estúdios e criando seus próprios jogos.”

    Andre, isso é até meio primário. Porque, do jeito que as coisas andam para as produtoras de títulos para PC, a maioria gostaria de ser comprada pela Microsoft e se estamos falando de grandes produtoras, como a Valve, fica ainda mais díficil. Microsoft derrubou a concorrência, como dizia o Ricardo Banfi, utilizando, além do jogo sujo, a fraqueza de seus próprios adversários.

    Renan (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 3:40 pm

    Só espero que não seja uma POG gigante, que nem certas empresas fizeram para Linux, para que daqui a um tempo abandonem alegando “a comunidade não recebeu bem o port”.

    Cromm (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 7:46 pm

    “Finalmente o Windows terá um concorrente no último campo de batalha onde ainda estava sozinho e isso vai ser bom pra todo mundo, até mesmo pra própria MS.”

    Permita-me discordar. Acho que isso vai ser bom pra todo mundo, exceto para a MS, que é monopolista e detesta concorrência. Mas com certeza para nós, consumidores, será bom finalmente acabar com mais esse vendor lock-in.

    @Renan
    Pode até ser que seja, mas não está com cara de POG dado o tempo em que o Steam vem sendo desenvolvido.

    Renyer (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 7:48 pm

    Ok, beleza! A Valve vem e os jogos? Todos jogos da Valve estarão disponíveis para o GNU/Linux? Acho que não…

    Anderson (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 8:16 pm

    Adorei á idéia, muitos anos querendo isso.

    Linux é mais rápido que Windows?

    Aonde?

    Anderson (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 8:17 pm

    Peço desculpas,mas o Windows evolui muito, tanto o windows 7 e o windows 8 estão muito rápidos.

    Meu filho adora usar linux,vai gostar se isso acontecer.

    KVM (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 8:42 pm

    O problema dos jogos no linux é que, desde que os produtores de jogos passaram a desenvolver primaria ou exclusivamente para DirectX, o OpenGL ficou em segundo plano e com isso os fabricantes de placas de vídeo relaxaram quanto ao suporte a OpenGL, mesmo no windows.

    Vejam esse teste de desempenho recente entre linux e windows usando placas nvidia e ati

    http://www.tomshardware.com/reviews/ubuntu-oneiric-ocelot-benchmark-review,3121-20.html

    Se você comparar o linux com o uso do windows com opengl, a diferença de desempenho não é tão significativa.

    Anderson (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 8:49 pm

    Acho que o mercado precisa mudar, nos telefones foi assim e o usuário só tem á ganhar.

    Quem sabe o linux não evolui mais ainda com isso?

    lapis (usuário não registrado) em 5/06/2012 às 9:05 pm

    Steam é bom,mas é “consolizar” o pc.Transforma o pc numa plataforma muito fechada.Os consoles nem precisariam existir pois o pc faz tudo que eles fazem.Infelizmente como não dá para explorar os clientes pois o pc é aberto. Ai na cobiça fizeram steams da vida e consoles restritos.

    Anonymous (usuário não registrado) em 6/06/2012 às 8:39 am

    A tal imagem é facilmente modificável.

    O clima meio fanatista do local faz jus ao nome: Phoronix lembra o conceito de “obras faraônicas”, e é um bom trocadilho com “MORONIX”, o que combina com grande parte dos redatores de lá. “MORONS + UNIX”.

    Diogo (usuário não registrado) em 6/06/2012 às 10:15 am

    A Microsoft já não é mais tão importante como foi no passado, claro que ela fará tudo pra atrapalhar, ultimamente ela vem tentando matar muita coisa que favorecia o Linux, como Nokia, QT, MeeGo, mas a verdade é que ela já não é mais tão poderosa assim.
    Eu acredito que o Windows 8 seja o começo do grande fim da Microsoft no desktop, mas as empresas que suportam o Linux precisam agir rápido, caso contrário a Apple pegará carona no sucesso dos iTrecos e ganhará esse mercado.

    Fellype (usuário não registrado) em 6/06/2012 às 11:51 am

    Esta é uma boa notícia, com certeza. Mas, particularmente, acho que seria mais interessante se os desenvolvedores de jogos “conversassem” com os desenvolvedores do Wine/CrossOver/Cedega. Desta forma, teríamos todos os jogos do Windows no Linux, *BSD e Mac.

    Marcos (usuário não registrado) em 6/06/2012 às 2:40 pm

    @KVM, mas hoje o DirectX é uma plataforma muito melhor pra desenvolver do que em OpenGL. Coisas que você faz em 20 linhas no Direct3D você precisa de quase 300 pra fazer em OpenGL. Sem falar que o OpenGL não tem suporte a muitas APIs de alto nível dos hardwares atuais.

    Como toda vez que falo isso o pessoal me joga pedra, tem um artigo do Morimoto que explica bem esses problemas:
    http://www.hardware.com.br/dicas/directx-opengl.html

    Porfírio (usuário não registrado) em 6/06/2012 às 3:06 pm

    @Marcos, o OpenGL possui wrappers (APIs de alto nível que servem como “máscaras”) para a grande maioria das linguagens atualmente utilizadas.

    Quase ninguém hoje em dia desenvolve com OpenGL “na unha”. Seu ponto não é justificado.

    Porfírio (usuário não registrado) em 6/06/2012 às 3:17 pm

    “Linux é mais rápido que Windows?
    Aonde?”

    Bem, a pergunta certa seria: “Aonde que ele não é?”

Este post é antigo (2012-06-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.