Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Firmware: Linus Torvalds critica o estado atual da EFI/UEFI

EFI (hoje UEFI) é um padrão de firmware proposto ainda nos tempos do século XX pela Intel para substituir o BIOS, com todo seu legado que remonta pelo menos ao início do IBM PC, em 1981, e Linus Torvalds tem algo a dizer sobre o estado atual desta tecnologia.

Para resumir, ele também não elogia o BIOS, mas registra que embora estranho, ao menos o comportamento deste sistema era bem testado e conhecido. O mesmo não pode ser dito sobre o EFI/UEFI, que foi sendo adotada aos poucos e tem implementações diferentes em máquinas que hoje estão no mercado.

Para ele, daqui a 10 anos a UEFI estará bem, mas no momento está longe disso – e a situação que ele usou para exemplificar foi a de um de seus Macs (um Mac mini) no qual distribuições recentes de Linux não instalam em modo nativo, justamente porque tentam suportar a UEFI (para ele, a Apple começou a usar a UEFI cedo demais, pelo que compreendi). Refazendo a imagem ISO do instalador para retirar o diretório com suporte a UEFI, ele relata sucesso, assim como na instalação por meio do Bootcamp, que tem emulação de BIOS.

Estou com ele nessa: não simpatizo com outros usos recentes da UEFI (especialmente o Secure Boot e seu uso previsto para o Windows 8), e já tive problemas com UEFI que também foram resolvidos por meio de emulação de BIOS. (via plus.google.com – “(12) Linus Torvalds – Google+ – Here’s a big shout-out to “ISO Master” and Andrew Smith. I…”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-05-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Quero montar um Desktop novo, mas estou com medo de comprar uma MOBO com UEFI e ter dores de cabeça, e também tenho medo de comprar uma MOBO com Bios e ficar com um trambolho defasado…

    Recentemente eu adquiri um netbook e um desktop HP, ambos com EFI. A instalação do Ubuntu 12.04 ocorreu sem problemas até que eu dei boot na máquina para encerrar a instalação e… as máquinas iniciaram no Windows.

    A solução para que tudo funcionasse foi “ignorar a EFI” no boot. Ao ligar as máquinas eu entrei no menu de dispositivos de boot e observei que o pendrive aparecia tanto na seção EFI, quanto na seção ATA (ou algo assim). Feito isso eu iniciei e concluí a instalação sem problemas. O mesmo processo foi feito em outras 5 máquinas iguais com sucesso.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 10/05/2012 às 3:18 pm

    Nos PowerEdge R210 II que configurei aqui, a EFI ainda era “opcional”. E com certeza que ficou desabilitado junto com aquele raid via software boqueta da Dell.

    Spif (usuário não registrado) em 10/05/2012 às 5:30 pm

    Tem um GRUB Próprio pra EFI. Quem usa Mac pode usar o rEFIt

    HeDC (usuário não registrado) em 10/05/2012 às 6:00 pm

    Da mesma forma que muitos consumidores ficaram atentos à venda casada com “aquele” sistema “operacional” é importante fazer valer os direitos como consumidor em não ter problemas com essas tecnologias “mirabolantes”.

    Manoel Pinho (usuário não registrado) em 10/05/2012 às 6:20 pm

    Eu tenho um computador com placa-mãe Asus P8P67 DELUXE, que usa UEFI e não tive nenhum problema de instalação de várias distribuições linux.

    Não vi detalhe nenhum sobre o problema técnico do UEFI. Eu acho que pode ser alguma coisa particular do hardware da Apple ou da versão de EFI que ele utiliza, até por ter sido pioneira nisso.

    Por mais que se queira tratar hardware da Apple como PC e por mais componentes que ele tenha em comum, é uma outra plataforma. Não acho que a Apple faça testes ou sequer se preocupe se alguém não consegue instalar ou usar linux nele. Ele é feito para rodar MacOS X e, no máximo algumas versões recentes de windows, e ponto.

    Acho que o Linus também usa um notebook da Apple, não ? Se o problema do Linux é achar um notebook fino, leve e poderoso, já existem vários ultrabooks de fabricantes tradicionais de PC, inclusive a Asus.

    lapis (usuário não registrado) em 10/05/2012 às 6:43 pm

    Pois é acho que tem que deixar bem claro certas coisas,mas mesmo assim o EFI tá muito cru e mal implementado.

    Acho que na parte de caracterizar bem o que cada um faz é de extrema importancia.Os jogos colocam na sua caixinha “PC CD-ROM” e está errado ,pois o linux é pc(e além disso é mobile e etc) mas o jogo nao roda.É um vicio ruim dos tempos remotos de caracterizar um sistema windows como sinonimo de PC.

    Agora mac,mesmo sendo um PC,a dona dele impoe restriçoes que impossibilitam ele ser um PC compatível com os outros.

    Marcos Duque Cesar (usuário não registrado) em 10/05/2012 às 6:44 pm

    Manoel Pinho, da uma lida porque o Linus responde lá, ele tá rodando no mini e a solução proposta por ele é simples :)

    Bob Esponja (usuário não registrado) em 10/05/2012 às 8:38 pm

    O Linus é um troll mesmo…
    Se o mac mini dele tiver sido fabricado antes de 2009, é claro que nada EFI vai funcionar naquela bagaça.
    As poucas distros de linux que dão a opção de usar UEFI, só dão suporte à arquitetura x86_64.
    Antes de 2009, os macs só tinham EFI de 32bit (só servia para dar boot no Mac OS X e para carregar o Bootcamp).

    Spif (usuário não registrado) em 10/05/2012 às 11:26 pm

    Ubuntu dá suporte.

    Fora que tem ferramentas para trabalhar com EFI. Que mundo vcs vivem?

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 11/05/2012 às 11:14 am

    @Spif

    Todo mundo sabe que até o elilo trabalha com EFI, desde meados de 2000 http://elilo.sourceforge.net/cgi-bin/blosxom

    A discussão aqui é sobre os recursos, a falta de padronização dos fabricantes e workaround em distros para suportar tal funcionalidade.

    O problema tá em fazer dual boot como já explicado em diveeeeeersas matérias, que a UEFI vai criar travas para evitar que outros sistemas iniciem…

    Spif (usuário não registrado) em 11/05/2012 às 2:04 pm

    Isso é bobagem. Até nessa especificação nova que a MS enviou tem como fazer dual boot.

    Acho isso um pouco exagerado.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 11/05/2012 às 2:57 pm

    @Spif

    Não tem. Olha as travas que ela esta fazendo para ARM com o BootLoader dela.

    E se tu olhar nas specs do UEFI, basta que a fabricante crie chaves que dão “restore” no BootLoader ou travam boot pelo CD….

    …claro que a galera vai dar um jeito de acabar com tais travas ;)

Este post é antigo (2012-05-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.