Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Era pegadinha: Sony desiste de oferecer Android 4 no Xperia Play

Apesar de ter confirmado em setembro (e reafirmado em novembro) que o seu celular/videogame Xperia Play receberia atualização para o Android 4, a Sony acaba de voltar atrás.

Embora seja capaz de rodar mais de 60 jogos da linha portátil da marca Playstation em seu processador de 1GHz, a conclusão da Sony após testes práticos é que o aparelho lançado 6 meses antes desta versão do sistema não tem desempenho suficiente para rodar o Android 4 mantendo a consistência e estabilidade da experiência do usuário.

Outros aparelhos como o Xperia P, Xperia S e Xperia U continuam prometidos para receber o Android 4 “nos próximos meses”, e alguns outros (como o Xperia Neo) já estão prestes a receber a atualização para o sistema lançado há pouco mais de 7 meses. (via fiercemobilecontent.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-05-31

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Vin (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 10:35 am

    DAFUC? Um Defy com processador de 800 Mhz roda o ICS tranquilamente, porquê o Play com 1 Ghz, que roda os jogos não vai conseguir rodar? Vamos mudar a desculpa ai hein Sony. Ainda acho que seja pela falta de possibilidade de personalização, aquele Launcher deles tenso.

    Glauco (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 10:40 am

    O Xperia Play é um celular destinado a jogos, se a atualização para o ICS pode deixar os jogos lentos, então é melhor que se mantenha no 2.3 mesmo.

    Rodar o ICS liso com certeza ele deve rodar, mas rodar os Jogos mais pesados que ele roda junto com o ICS é que complica.

    Motafoca (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 11:09 am

    O Galaxy5 roda o ICS suave tmbm (mesma velocidade ou mais rapido que o Gingerbread)
    Nao querem gastar dinheiro em desenvolvimento
    Tripple face palm na minha opiniao

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 11:25 am

    Daqui a pouco vão inventar um jeito de culpar o Google por isso também.

    Google não fez o suficiente, não ameaçou os familiares dos executivos da Sony.

    ralphy (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 11:59 am

    Só o ódio aqui x@

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 12:10 pm

    É, foi um duro golpe. Mas o pior pior de tudo para mim são os fãs da Sony defendendo a empresa e mudando de opinião de última hora, passando a AMAR o gingerbread, e a dizer que o ICS é inútil e tudo mais…

    É realmente complicado, como você vai querer exigir alguma coisa de uma empresa como a Sony quando existe uma legião de fãs, bem piores que os da Apple defendendo todas as suas cagadas?

    Spif (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 1:21 pm

    Atualização do android? Ráááá, pegadiça do malandro.

    Me decepciona isso na Sony, eu até simpatizava com os aparelhos dela. Vamos ver se vai rolar mais,

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 1:40 pm

    Paulo Cesar

    “bem piores que os da Apple defendendo todas as suas cagadas?”

    Não, pois com a Apple acontece o fenômeno de tranformar até gente informada, com conhecimento de informática, nesse tipo de fã.

    Tchutchuco (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 1:43 pm

    “Não, pois com a Apple acontece o fenômeno de tranformar até gente informada, com conhecimento de informática, nesse tipo de fã.”

    AHHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHH

    Isso serve para o dono de um blog aí…

    Diogo (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 2:04 pm

    Eu acho o android um sistema verde ao extremo! Olha que uso diariamente um Android! Tenho um Tablet Motorola Xoom, com qualquer ROM tem um comportamento ruim, mas não é exclusividade do Xoom, o X10 era do mesmo jeito. Como Smartphone tenho um N9, que diferença brutal! Como o MeeGo é mais rápido e mais estável que o Android! Infelizmente esse grande S.O. caiu nas mãos da Microsoft, que resolveu atrapalhar seu sucesso.

    Porfírio (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 2:37 pm

    Bem, a Sony acredita que o ICS vai piorar o aparelho e não vai se comprometer com a atualização.

    Se o cliente decide que isso depõe contra a Sony e vai “queimar” a empresa com ele, é direito dele. Eu, por meu lado, não compro mais Sony por conta do projeto de um carregador que não encaixava direito no aparelho e pelo mau atendimento ao cliente no Brasil (ou seja, coisa muito mais simples).

    Claro que o tratamento dado ao Geohot ajuda na minha opinião. MINHA opinião de cliente, não necessariamente a dos outros. Tem quem goste da Sony e diga ser bem atendido por ela.

    A Sony acredita que o ICS vai piorar o aparelho e não vai se comprometer com a atualização.

    Ok. Graças ao fato de que o Android é aberto, vc não precisa ter a mesma opinião. Tem Cyanogen mod 9 disponível para o Play, instale e avalie você mesmo.

    No dia em que a Nokia ou a Apple decidirem que é inconveniente fazer uma atualização, seus usuários terão alguma alternativa?

    Android 1 x Outros 0

    Porfírio (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 2:42 pm

    @Diogo, não compartilho da sua experiência, porque temos quatro devices Android em casa, dois são meus (ambos rodando ICS) e eu me sinto 100% confortável com eles.

    Não, nenhum deles é um Xoom.

    Os outros dois nem sofreram atualização (por preguiça do dono… rs) e tem suas limitações comparados aos meus, mas não ouço o dono reclamar, tampouco.

    Porfírio (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 3:00 pm

    Ei, vc não é o @Diogo que reclamou do Ubuntu tb?

    arthas_dk (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 3:29 pm

    Um outro exemplo de dispositivo com processador de 1GHZ é o Galaxy Tab, que roda perfeitamente Android 4.0.4, inclusive os jogos bons da gameloft de forma tranquila (rom HumberoS).

    Sobre o Xpheria, em tese poderia ter alguma complicação com alguma interface da empresa sobre o android, aí sim poderia ser que algo não fosse tão simples.

    Mas enfim, triste isso. O jeito é comprar a versão do Google mesmo se não quiser ter de instalar rom customizada (Ainda assim só da primeira vez a aplicação de roms é algo que pode ser traumático, depois fica tranquilo com cwm).

    Tails Miles (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 4:11 pm

    Se a Sony diz que vai atrapalhar o desempenho devido a falta de hardware e tal, acredito nela.

    Bom, Tenho um TFT101 da Asus, Tegra da nVidia, nunca tive uma experiência tão satisfatória com um sistema operacional em um dispositivo móvel como o ICS rodando nesse Tablet.

    Meu tablet roda vários jogos 3D, e todo o sistema rápido, muito rápido. É um exagero como tudo funciona muito bem no meu TFT101 com ICS4. Tenho hardware para isso. Acredito que se o Play tivesse, ela atualizaria sem problema algum.

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 4:50 pm

    “No dia em que a Nokia ou a Apple decidirem que é inconveniente fazer uma atualização, seus usuários terão alguma alternativa?”

    É isso mesmo: uma das grandes vantagens das plataformas abertas.

    A minha mãe está super feliz com o Gingerbread no Xperia que ela usa. Se fosse meu, eu talvez colocasse o ICS. E cada um faz o que quiser com o próprio aparelho!

    É claro que a gente pode se decepcionar com fabricantes que não têm iniciativa de atualizar os produtos que já estão em uso, mas realmente não é o fim do mundo. O Gingerbread não é o mais atual, mas também não é pré-histórico. E, para quem quiser, há Cyanogen.

    Porfírio (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 5:49 pm

    @arthas_dk, sabe se o HumberOS já roda o ICS com a famigerada TV Digital do modelo brasileiro?

    Isso é de interesse para o meu irmão, que tem um Galaxy Tab 7 pol.

    renato (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 6:01 pm

    Glu glu yeah yeah!

    Spif (usuário não registrado) em 31/05/2012 às 8:05 pm

    “No dia em que a Nokia ou a Apple decidirem que é inconveniente fazer uma atualização, seus usuários terão alguma alternativa?”

    Como um satisfeito usuário do Maemo, no N9, posso dizer o seguinte: A Nokia se comprometeu a dar updates até 2015. Claro, falar é fácil, mas por enquanto eu já recebi updates de versão esse ano, coisa que muito dono de Android (que usam smartphones supostamente “ativos”) não viu ainda, e talvez nunca veja.

    Mas fico acompanhando pra ver se é algo desse aparelho, que tinha a imensa vantagem de rodar minecraft (motivo pelo qual quase comprei, mas todos os momentos livres seriam preenchidos por contruir coisas e desisti), ou será de todos. Se generalizar, será uma pena. Já incluia os celulares da sony na lista de possíveis fornecedores.

    Diogo (usuário não registrado) em 1/06/2012 às 2:40 pm

    @Spif
    Só quem tem um N9 sabe o potencial que o MeeGo Harmattan tem, infelizmente a única intenção da Microsoft é deter as patentes da Nokia e monopolizar o mercado, inclusive tirando o Google e a Apple da jogada.
    Mas o MeeGo Harmattan é bem superior ao Android, Windows Phone e iOS, é inegável.

Este post é antigo (2012-05-31) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.