Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Drivers open source vendem 10 milhões de placas na China

Enviado por Clésio Luiz (agoΘyahoo·com·br):

“Pode-se dizer que finalmente os esforços da AMD na arena opensource renderam grandes frutos financeiros: o site Phoronix está noticiando que o governo chinês escolheu a AMD em detrimento da Nvidia por causa dos drivers de vídeo livres.

A intenção dos chineses é usar as placas em conjunto com um processador MIPS projetado localmente.” [referência: phoronix.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-06-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Palmas para a AMD, desde a época do K-6 II eu utilizo AMD e não me arrependo.

    Ivan (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 10:41 am

    Um processador MIPS com uma placa de vídeo AMD/ATI… tai uma coisa que ta ficando pra traz, a necessidade de computadores serem x86, graças ao Linux & Cia.!!!! (e a tendência da indústria em adotar padrões em comum, como barramentos de memória e periféricos).

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 10:51 am

    Ivan, dizer que é um processador MIPS é uma simplificação. Na verdade os chineses estão trabalhando para criar padrões novos e eu não duvido que código feito para esses processadores seja incompatível com outros processadores MIPS do mercado. Faz parte de um grande esforço chines para se ver “livre” de depender de tecnologia ocidental, leia-se Intel e ARM. Eles inclusive estão trabalhando em processadores gráficos e em projetos semelhantes ao Fusion da AMD.

    Eduardo Martins (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 10:57 am

    Para quem quiser saber mais sobre o processador chinês: http://en.wikipedia.org/wiki/Loongson

    Parece ter um desempenho muito bom, arquitetura MIPS64 superescalar a 1GHz com 8 cores.

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 10:58 am

    Parece que enquanto governo brasileiro só fala de inclusão digital, o governo Chinês faz.

    Eduardo Martins (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 11:01 am

    @Clésio Luiz, É compatível sim com a arquitetura MIPS64 e suporta diversos padrões do mercado, verifique no link da Wikipedia acima. MIPS é uma arquitetura muito simples e óbvia (partindo dos conceitos RISC) que já caiu no domínio público e é muito utilizada por outras projetistas chinesas, por exemplo a Ingenic. Seria muita burrice se a China decidisse quebrar compatibilidade com a arquitetura só porque ela foi idealizada no ocidente, seria demagogia pura sem nenhum benefício técnico. Felizmente eles decidiram se manter compatíveis.

    henry (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 11:29 am

    @Clésio, sim, a china busca uma independência tecnológica, mas daí a dizer que quebrariam padrões para isso, é outra história. A escolha de um padrão open-source é a maior prova disso. A dependência tecnológica é provida por binários fechados, que são “caixas-pretas”, e que dependeriam da boa vontade de empresas de outros países desenvolverem.

    @Eduardo, concordo. Sem contar que eles adoram vender coisas para o ocidente, e não faria sentido investir em algo que eles não possam comercializar externamente.

    Ivan (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 11:38 am

    @Clésio Luiz… O Eduardo Martins já falou o que eu ia falar… rsrs
    Puxando um pouco da memória, o Loongson não era totalmente compatível com a arquitetura MIPS, a ST, que fabrica o chip, “deu” a licenssa MIPS64 ao ICT.
    A china não quer reinventar a roda, quer a roda que sirva melhor pra ela!

    @Porfírio, a China tem toda postura de uma potência mundial, o Brasil parece que vai no vácuo do resto do BRICS… que pra mim, ta mais pra RICS… ou talvez só RIC…

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 11:44 am

    Em relação aos processadores MIPS, um detalhe adicional é que eles consomem pouca energia e são muito baratos. Acredito que eles vão simplesmente invadir o mercado ocidental até 2014.

    A Intel é que se cuide pra não pular fora do mercado, ARM ganha um concorrente de peso e os SOs que não suportam o MIPs que se cuidem mais ainda (o kernel Linux está bem na fita… :P)!

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 11:45 am

    Esse eh um grande caminho e a AMD mostra que este caminho nao implica em perda de dinheiro e perda de sua propriedade intelectual.

    Se a os chips graficos ATI continuarem com tanto desempenho e economia de energia, outro fator que governos altamente focados em planejamento como o chines estao de olho bem aberto (povo chines, desculpem o trocadilho), podem ganhar muita grana com pasises que querem proteger a longevidade de seus processos, com driver open source que permitem computacao heterogenea, como eh o caso dos dravers da AMD para as GPUs ATI.

    O que é mais interessante, é que com toda essa base de usuários open-source todo o ecosistema open tende a evoluir.

    Ícaro (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 11:59 am

    Stallman usa o laptop da Lemote, processador Loongson(MIPS) e BIOS 100% livre.

    http://www.lemote.com/en/products/Notebook/2010/0310/112.html

    @Ícaro, aff ele aposentou aquele IBM antigão que ele carregava? Também pudera aquela coisa enorme devia dar uma tremenda dor nas costas do bom velhinho.

    Usava, né? Ou foi recuperado depois do roubo na Argentina, há algumas semanas?

    Eduardo Martins (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 12:28 pm

    Só falta eles publicarem o Verilog/VHDL RTL e as máscaras em formato GDSII desse processador para o Richard Stallman delirar.

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 1:12 pm

    Do Longsoon eu não sei, @Eduardo, mas a arquitetura MIPS em si já tem VHDL.

    Eduardo Martins (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 1:36 pm

    @Porfírio, Sim, a arquitetura MIPS é tão simples que muitas universidades passam até como trabalho escolar implementar um processador MIPS em Verilog ou VHDL. Existem também muitas implementações livres de MIPS publicadas na Internet.

    A questão é que o Loongson tem uma microarquitetura diferenciada e muito bem elaborada que está bastante acima do nível de qualquer projeto de CPU aberta de qualquer arquitetura (tirando talvez o OpenSPARC).

    Illidan (usuário não registrado) em 26/06/2012 às 10:02 am

    Muito massa. Aquele game portatil de nome dingoo se não me engano tem uma CPU MIPS da Injenic e pode rodar linux tambem =)

    Rodrigo (usuário não registrado) em 27/06/2012 às 6:12 pm

    Eu tenho uma lan house e metade dos micros tem placas de vídeo nvidia e a outra metade amd/radeon. Com os drivers do fabricante devo confessar que a nvidia funciona bem melhor que os da amd. Principalmente no que tange a upgrades.

Este post é antigo (2012-06-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.