Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Descobrindo o Linux: Novatec publica a 3a. edição do livrão de Linux – Ganhe seu exemplar

924 páginas. O tamanho do livro “Descobrindo o Linux” é um testemunho à sua abrangência e à profundidade com que aborda os temas, e merece o destaque da abertura desta desenha.

924. Páginas.

A 3ª edição do livro de João Eriberto Mota Filho dá continuidade às anteriores, mas foi revisada e (muito evidentemente – mencionei que são 924 páginas?) ampliada para tratar da série de tópicos que são relevantes para entender, configurar e operar um sistema Linux moderno.

O livrão usa como base o Debian em seus exemplos, mas na página 81 o autor achou inportante incluir a pergunta: “Este livro é sobre o Debian?”, e eu acho importante incluir sua resposta, com a mesma ênfase: “NÃO!”. A maior parte dos conceitos é aplicável indistintamente a outras distribuições, e em várias ocasiões as diferenças aplicáveis a elas são mencionadas de forma específica.

É difícil resenhar em curto espaço uma obra com este volume de informação, então vou logo para a conclusão, dizendo que gostei. É uma boa obra de referência, e se for seguida como livro-texto, também permite ter um bom entendimento para o uso do Linux, ou mesmo para tentar alguma certificação profissional. Fora isso, o que me cabe é tentar transmitir a você quais os assuntos tratados no compêndio.

O sistema é apresentado “de dentro pra fora”, iniciando por capítulos dedicados a componentes como discos, memória virtual, sistemas de arquivo, estrutura de diretórios e a sequência do boot.

Em seguida começa a atenção ao processo de instalação: requisitos, a instalação em si, o funcionamento e convenções do sistema, os ajustes pós-instalação, navegação entre diretórios, conceitos de usuário, grupo e processos, e mais. Isso conclui a primeira parte do livro, que ocupa cerca de 30% do seu conteúdo.

A partir daí começa uma parte dedicada aos fundamentos do uso mais prático, voltada aos comandos de gerência do sistema, incluindo o boot, a gerência de pacotes (sim, com pacotes Debian e também RPM!), os recursos essenciais do shell (wildcards, caracteres especiais, man, etc.), operações com arquivos, usuários, memória, processos, hardware, kernel e rede.

Em seguida vêm os conceitos de uso avançado: permissões, pipes e redirecionamentos, scripts shell, os logs nossos de cada dia, gestão de serviços do sistema, agendamento com cron, montagem e formatação, e um belo capítulo voltado à recuperação de desastres..

Este é o ponto em que são introduzidas as operações mais complexas realizadas pelo usuário, incluindo a configuração do ambiente gráfico, as várias formas de lidar com arquivos compactados, as instalações de programas a partir de compilação do código-fonte, quotas, monitoramento, particionamento e uso de gerenciamento de volumes (LVM), paravirtualização e virtualização.

Fechando a sequência vêm um conjunto de capítulos de interesse específico dos usuários de Debian, e outro (de 7 capítulos) que trata de redes, desde o básico da conectividade e passando por aspectos como acesso remoto, compartilhamento de discos, administração de servidor web e mais.

Entre os apêndices, destaque para um que apresenta uma longa lista de jogos para o Linux. Quem disse que não tem? ツ

Ganhe seu exemplar

A Novatec disponibilizou um exemplar para eu sortear entre os leitores do BR-Linux. Para participar até a meia-noite da próxima quinta-feira, 2/8/12, você pode usar 2 formas diferentes, mas não mais do que uma vez em cada uma delas, por pessoa:

a) mencionar aqui nos comentários que distribuição recomendaria a alguém que queira hoje aprender como usar o Linux no desktop, e por que (não precisa escrever um livro: 3 linhas no formulário está ótimo, e se eu suspeitar que você copiou o argumento de outro participante, anularei sua participação silenciosamente), e/ou

b) Postar no Twitter: Estou concorrendo ao livrão Descobrindo o Linux, que o @brlinuxblog e a @novateceditora estão sorteando: http://br-linux.org/?p=44058

Cada participação nos termos acima irá gerar um número que eu sortearei, com ajuda do random.org, na sexta-feira. Divulgarei o resultado no BR-Linux dando um prazo de 3 dias úteis para o sorteado entrar em contato informando o endereço postal no Brasil para onde a Novatec deverá remeter seu exemplar. Os casos omissos ou excepcionais serão resolvidos soberanamente pela administração do BR-Linux.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-07-31

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fabricio (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 10:51 am

    O Linux Mint tem um apelo visual muito cativante. É fácil de usar, incorpora uma ótima seleção de softwares e esconde muito bem os detalhes técnicos do sistema operacional. Por estes motivos, considero o Mint a melhor escolha para os iniciantes… e para os veteranos também!

    Ricardo (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 10:51 am

    Eu recomendaria o Ubuntu para alguém que fosse iniciar em Linux para Desktop.
    Pois esta distribuição é fácil de testar, instalar e atualizar para usuários leigos.

    Creio que para aquelas pessoas que querem iniciar no Linux, o indicado é o Ubuntu, já que esta distribuição é de fácil instalação e funciona em uma grande quantidade de dispositivos. O Ubuntu tem sua origem baseado no Debian oque facilita para o leitorjá que exemplos e o texto é baseado nesta distro.

    Diego Matias da Silva (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 10:57 am

    Recomendaria para inicio o Linux Mint, ou Ubuntu devido a facilidade, gráficos, a comunidade ativa prontamente disposta a ajudar, dentre outras qualidades :D

    Luiz (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 10:59 am

    Para participar do sorteio… =D
    Ubuntu 12.04
    Particularmente, fácil de trabalhar (tudo na mão), Designer bonito do ambiente de trabalho, liberdade de pequenas alterações (uma rápida procura da “n” possibilidades) e um bom repositório com muitos aplicativos a disposição.
    Resumidamente é isso.

    Valeu

    Frank (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 10:59 am

    Este é um ótimo livro. Explica muito bem como funciona um sistema GNU/Linux e usa uma linguagem muito fácil de ser compreendida até por quem não está habituado com esse sistema operacional.

    A distribuição que eu recomendaria para quem quer aprender a usar Linux no desktop é a Ubuntu, pois é uma das que tem os repositórios mais completos, fácil de usar e, por ser baseada em Debian, dá pra seguir o que está no livro a ser sorteado sem medo de errar.

    wagner (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:00 am

    Recomendaria o Kubuntu, para as pessoas que querem iniciar no mundo Linux, essa
    distribuição é bem tranquila e estável, como ela é baseada em cima do Debian, o livro cai como uma luva.

    Thalles Bruno G. N. dos Santos (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:01 am

    Recomendo o Fedora 17. A interface gráfica está bastante voltada à usabilidade. Sem contar a estabilidade do próprio Fedora, tenho usado ele 2 anos e não tenho do que reclamar: bom para o usuário leigo e bom para o expert.

    Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:01 am

    Apesar da situação indefinida da distro, eu recomendaria o Mandriva, que na versão comunitária talvez passe a se chamar Mandala. Ambiente KDE, sem maiores frescuras, um Centro de Controle eficiente, fácil de instalar e configurar. Espero que nas novas versões da distro comunitária os problemas sejam definitivamente sanados.

    Rafael (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:02 am

    Por incrível que pareça eu indicaria o Archlinux pela vasta e ótima documentação e por precisar colocar a mão na massa para instalar e utilizar o sistema, sendo uma ótima distribuição para a aprendizagem do Linux.

    Léo (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:03 am

    Recomendaria o Ubuntu 12.04.
    É simples para o usuário e tem uma comunidade muito ativa para tirar dúvidas. Várias facilidades como plug-in-play para impressoras e não precisar instalar driver para 3G deixa a vida do usuário final muito simples.

    Wesley C. Dias de Oliveira (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:04 am

    Gostaria de aprender mais sobre o Fedora! Conheço pessoas que o usam e o elogiam constantemente. Parece ser um ótimo trabalho da Red Hat e tem uma grande comunidade ativa.

    Thalysson Sarmento (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:12 am

    Recomendo o Xubuntu pois tem as facilidades de ser baseada no Debian, os pacotes atualizados, e ainda conta com o XFCE, que na minha compreensão é bem melhor que o Unity, pois tenho relatos de alguns usuários iniciantes que não gostaram do mesmo. Ficando o Xubuntu em 1º lugar e em 2º o Linux Mint.

    Abração pessoal.

    bruno (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:17 am

    Para o desktop recomendo o Ubuntu, por ser uma distro bem amigável à vários tipos de usuário, interface moderna, loja de aplicativos simples e boa escolha dos programas padrão. Tem uma extensa base de usuários que disponibilizam muito material para tirar duvidas e consultar documentação, além de que versões LTS tem 5 anos de suporte oficial pela Canonical.

    _dancar (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:18 am

    Recomendo o Fedora Linux, pois possui uma ótima comunidade ativa no Fedora Brasil (http://projetofedora.org) para esclarecer as dúvidas e o excelente EasyLife (http://easylifeproject.org/) para deixar o desktop pronto para o usuário final, isto é, com todos os programas e codecs essenciais, além de modificações na interface para melhor exibição. (Y) Like RedHat

    Carlos Eduardo Ariede (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:19 am

    Recomendo a utilização do Ubuntu pois com ele o usuário tem mais facilidade de aprendizado e vários tutoriais em cima desta distribuição.

    Recomendo o Debian por uma distribuição madura, estável, fácil de usar, por ter um excelente sistema de gerenciamento de pacotes, pela sua comunidade, por seu compromisso com o software livre e de código aberto.

    Jac (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:28 am

    Eu recomendaria Ubuntu por ser a distribuição com mais enfoque em propocionar uma experiência fácil para usuários iniciais e por ser a que mais possui tutoriais e dicas na internet. Um exemplo da facilidade de se usar Ubuntu é que com ele você pode instalar os programas mais conhecidos sem nem abrir um terminal.

    Alberto Guanaes (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:30 am

    Recomendo Ubuntu: pelo suporte a dispositivos, facilidade de uso, interface amigável e popularidade que ajuda na hora de um possível “sufoco”.

    Gabriel Torelli (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:33 am

    Recomendaria o Fedora com o KDE ou XFCE, pois usuários recém chegados do Windows podem achar a interface do Gnome 3 (que é a padrão) um pouco estranha. Outro fator positivo seria o yum que facilita muito na hora de atualizar o sistema e instalar novos pacotes/dependências.

    Daniel (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:38 am

    Vou defender o Slackware aqui. Outras distribuições são fáceis de usar por serem altamente automatizadas, mas com isso se perde no aprendizado. Para realmente aprender a usar o Linux é necessário uma distro que exija configuração na mão. O Slackware tem isso e também uma ótima comunidade :)

    marcelo da silva (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:38 am

    Eu também recomendo o Ubuntu, por ser uma das mais amigáveis para o usuário, ter uma enorme comunidade (e a Canonical) para ajudar em qualquer dificuldade, e por trazer sempre inovações importantes.

    Rafael Donelli (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:40 am

    A pergunta é “aprender como usar”… aposto no DEBIAN, pois as coisas não caem do céu e aprender dá trabalho. O Debian não vem pronto, mas podemos aprender muito com sua configuração. E minha mãe (de 65 anos) usa! :D

    Jorge Ramos (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:50 am

    Para os iniciantes em linux eu recomendo o Ubuntu, pois é de fácil instalação e uso. Seu ambiente gráfico é perfeito e com pouco tempo de uso você já estará familiarizado com o sistema

    Cristiano Oliveira (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:52 am

    Sem dúvida recomendo o Ubuntu para qualquer iniciante Linux! Instalação rápida e intuitiva, live-cd, atualizações periódicas e corretas e pacotes para qualquer coisa que você precise no seu sistema. Fora a interface, que está 10!

    Zendrael (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 12:00 pm

    Recomendo o Kubuntu para os mais acostumados com Windows e que preferem um visual mais parecido e o Ubuntu (default com Unity) para os mais intrépidos que querem mudar de ares! Para os mais “hardcore” recomendo o TinyCore!

    Fábio Tavares (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 12:00 pm

    Recomendaria o Ubuntu, uma vez que um grande número de pessoas já está familiarizado com a interface gráfica e, sendo assim, o “choque” pela mudança de S.O. seria minimizado. Há também o fato de existirem inúmeros fóruns, sites, etc com dicas e tutoriais sobre Ubuntu e demais programas que rodam nesses sistema.

    David Gomes (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 12:02 pm

    Eu indicaria o ubuntu pois já testei varias distribuições linux e foi a que mais me adaptei ,mais simples e intuitiva principalmente de quem esta saindo do windows ,principalmente se for uma versão pirata , o ubuntu eu recomendo!!!

    carlos baum junior (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 12:10 pm

    atualmente recomendo o ubuntu, por ser mais tramquilo para usar e é bem aceito por pessoas que estao iniciando no linux

    Fabricio Mattos (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 12:17 pm

    Para começar recomendo Ubuntu . Fácil de instalar, fácil de usar, bonito e prático.

    Marcos Paulo (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 12:18 pm

    Pode não ser, mais o sistema Linux é o melhor sistema operacional do mundo inteiro, então não deixe de utilizá-lo, abrindo uma janela melhor para sua vida!

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 12:19 pm

    Debian. Sempre Debian.

    carlos baum junior (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 12:22 pm

    eu recomendo do ubuntu, pois uso ele já ha tres anos , e acho ele muito rapido e facil de usar, considero mais interessante que o windows seven , pela levesa e facilidade de manuseio e tambem pela forma que os arquivos ficam organizados na maquina,ok

    Marcos (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 12:24 pm

    Ubuntu, é a melhor distribuição para iniciantes, intermediários e avançados, onde existe uma identidade dentro da distribuição, uma comunidade enorme onde qualquer problema pode fácilmente ter uma solução a uma simples busca no google, o tempo de desenvolvimento frenético sempre trazendo novidades; Correções e patchs aparecem rápidos para atualizar e os repositórios contem todo tipo de software, fora a maravilhosa ubuntu software center.

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 12:27 pm

    Para quem está começando sem dúvida seria o Ubuntu.

    Fácil de de configurar (quando precisa), fácil de instalar programas (na loja é só clicar), pré-configurado, e de cara roda Live para o cara testar!

    Abs

Este post é antigo (2012-07-31) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.