Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


CodeYear: que tal aprender a programar em 2012?

Na virada do ano, recebi via @alexia e via @leolaporte o convite para incluir entre as resoluções de ano novo aprender programação em 2012. Assim como Laporte, eu já sei programar – mas aprender novas linguagens e plataformas é interessante, e eu já providenciei um livro e coloquei em prática o meu próprio aprendizado de Objective-C.

Mas para quem ainda não programa, aprender os primeiros passos da arte e técnica a partir de um livro e da interação direta com um ambiente de desenvolvimento, embora tenha sido o caminho inicial de muitos de nós, pode não ser a forma mais fácil – e as mensagens da Alexia e do Leo Laporte que mencionei acima eram justamente sobre uma alternativa voltada a este público iniciante: o site CodeYear, cuja proposta é justamente acompanhar, ao longo de 2012, os interessados em aprender a programar, oferecendo lições, exercícios e recursos motivacionais.

Desconheço os detalhes técnicos, mas me parece ótima a ideia (que partiu da empresa Codecademy) de estimular mais pessoas a conhecer o básico sobre programação, sabendo que parte delas eventualmente descobrirão que podem dar os passos adicionais na área, e outra parte ao menos compreenderá melhor alguns aspectos de suas vidas digitais. E mais de 100.000 pessoas se inscreveram nas primeiras 48h do projeto. Boa sorte a elas! (via info.abril.com.br – “Site ensina técnicas de programação para amadores”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Joseph (usuário não registrado) em 5/01/2012 às 10:19 am

    Acaba aqui esse negocio de enchente, (alguem mais é de GV ?, to na 14 da ilha!) bem, vou aprender outra linguagem, sei só python e C

    LR (usuário não registrado) em 5/01/2012 às 11:29 am

    Belo post, não conhecia esse site!

    No meu caso vou dedicar-me, não a aprender uma nova linguagem, mas uma nova framework. Vou dedicar-me à framework PHP Yii :)

    Abraço e bom ano de código :)

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 5/01/2012 às 1:37 pm

    Espero terminar de aprender C e C++ esse ano.

    nemesis (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 12:21 am

    Terminar de aprender C foi ótima… :D

    Ely (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 3:09 am

    Interessante. No último ano aprendi Java.

    Zé do Mato (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 7:42 am

    Muito bom, já comecei o meu.

Este post é antigo (2012-01-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.