Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Apache OpenOffice 3.4

Enviado por Claudio F Filho (filhocfΘgmail·com):

“Muitos aprimoramentos no principal pacote de produtividade de escritório em código aberto multiplataforma, multi-idioma, com mais de 100 milhões de usuários no mundo inteiro; disponível sem custo para download para Windows, Linux e Macintosh..

[OpenOffice.org/…] — 8 de Maio 2012 — O Projeto Apache OpenOffice anunciou, hoje, a disponibilidade do Apache OpenOffice 3.4, a primeira versão do OpenOffice sob a governança da Apache Software Foundation.

O Apache OpenOffice é o pacote de produtividade de escritório em código aberto original, projetado para uso profissional e doméstico.

“Com a doação do OpenOffice para a ASF, a fundação e, especialmente, o projeto incubado receberam uma tarefa desafiadora: reenergizar uma comunidade e transformar o OpenOffice de uma base de código com um legado de propriedade intelectual desconhecida em um pacote de software analisado e licenciado pela Licença Apache”, disse Jim Jagielski, Presidente da ASF e mentor Apache do projeto OpenOffice. “O lançamento do Apache OpenOffice 3.4 mostra o quão bem-sucedido foi o projeto: atraindo desenvolvedores de mais de 21 filiações corporativas evitando a influência indevida, sentença de morte das verdadeiras comunidades de código aberto; construindo uma base de código sólida e estável, com aperfeiçoamento e melhorias significativas em relação a outras variantes; e, claro, criando uma comunidade de desenvolvedores saudável, vibrante e diversificada.”” [referência: openoffice.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-05-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    glennford (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 9:47 am

    VIVA!!!!!!

    Já vou baixar AGORA!

    RedCzar777 (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 9:56 am

    Como está a relação OpenOffice x LibreOffice? Os dois são desenvolvidos por comunidades diferentes certo? Qual está melhor atualmente?

    Elder Marco (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 10:05 am

    Isso me parece uma completa perda de tempo. Agora temos dois projetos que seguem por conta própria sendo que seria muito melhor se houvesse somente um para concentrar os esforços. No final, quem perde é a comunidade que acaba não tendo os recursos/correções de bugs que poderiam ser implementados caso os desenvolvedores se concentrassem em um único projeto.

    Nyappy! (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 10:12 am

    Vou continuar com o LibreOffice.

    A Oracle é que começou a discórdia e tinha chance de terminá-la se doasse o código para o pessoal do LibreOffice.

    Não sei se há compatibilidades entre as licenças usadas nos fontes, seria bom para criar uma sinergia entre os projetos, o que seria benéfica a todos.

    João Paulo (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 10:23 am

    LibreOffice

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 10:31 am

    Xinuo

    “Não sei se há compatibilidades entre as licenças usadas nos fontes, seria bom para criar uma sinergia entre os projetos, o que seria benéfica a todos.”

    Que eu lembre, e é uma questão complicada, não há não.

    O que deixa ainda mais estranho é que o LibreOffice está licenciado sob a LGPL, e não GPL. Então para grande maioria dos casos, se poderia criar projetos proprietários sem problemas.

    O fato de ter ido para Apache nesse caso deixa mais evidente que a intenção deve ser de poder fechar o código de novo, criando derivativos sem retornar o código, se quiser. Essa é a maior diferença.

    Ou seja, sugar o trabalho da comunidade.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 10:49 am

    @Elder Marco:

    Isso me parece uma completa perda de tempo. Agora temos dois projetos que seguem por conta própria sendo que seria muito melhor se houvesse somente um para concentrar os esforços.

    Pode parecer, mas não é. A intenção do projeto, a médio prazo, é torná-lo à imagem e semelhança do Lotus Symphony ;)

    kayo (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 10:54 am

    LibreOffice, obrigado. Está a mto na frente já.

    Roger de Almeida (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 11:05 am

    Como concentrar esforços com ideias diferentes? Assim, a coisa não anda!! É melhor abrir espaço para inovações e outras tendências, do que ficar num único projeto amarrado, com discórdias, desistências e rachas. Além disso, é no mínimo interessante o aspecto comparativo, assim, não ficaremos a comparar o LibreOffice ou OpenOffice com o MsOffice.

    Vivia a liberdade de expressão, de inovação e de novas de ideias!!!

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 11:17 am

    É bom ter opções, mas esta “guerra das suites de escritório” e “endeusamento da Apache Foundation”, pela internet tá virando uma piada.

    Acham que o OpenOffice é privilegiado por ser parte da ASF, e por conta disto devemos largar o LibreOffice que na minha mente parece ser algo mais sadio(join-venture opensource) e “desmigrar” novamente ao OpenOffice…

    .. é bucha.

    E pro usuário que é leigo então, vish, mal sabe que o BrOffice agora é um Spin do Libre, vai ficar mais por fora que cotovelo de caminhoneiro com esta ressurreição do OpenOffice :P

    André Luiz (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 11:19 am

    @Tércio Martins,
    “A intenção do projeto, a médio prazo, é torná-lo à imagem e semelhança do Lotus Symphony ;)”
    Não entendi, o que você quis dizer com isso?…
    Eu nunca experimentei o Lotus Symphony, mas já ouvi dizer que os filtros dele para arquivos formato MS Office (.doc, .xls…) são melhores. É até de se esperar, em se tratando de uma suíte ‘desenvolvida’ pro um grande player como a Lotus — embora eu não vislumbre qual nicho de mercado exatamente a Lotus tem em mente.
    De resto, realmente é muito ruim que os esforços de desenvolvimento e popularização fiquem assim divididos. Meu receio é que nessa briga de modelos de governância, tipos de licença, e demais burocracias envolvidas, tanto (Apache)OpenOffice quanto LibreOffice acabem relegados à irrelevância…
    Melhor seria se se concentrassem em criar mais atrativos para usar a suíte (uma nova UI é precisa ‘pra ontem’!)– talvez, mais opções de personalização com add-ons, que foi o grande fator de popularização do Firefox!

    vcsf (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 11:29 am

    E como vai se chamar no Brasil? Vai resgatar o nome “BrOffice”?

    Parece que o nome OpenOffice não pode ser utilizado por aqui… Ou será que colocando o “Apache OpenOffice” não tem problema? :)

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 11:32 am

    vcsf

    ‘Parece que o nome OpenOffice não pode ser utilizado por aqui… Ou será que colocando o “Apache OpenOffice” não tem problema? :)’

    Apachoffice
    IndiOffice
    CaciqOffice

    Deve ter muitas combinações escritório-indígenas.

    Edeilson (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 11:36 am

    OpenOffice x LibreOffice?
    Pra que isso?
    Ajunta os dois e não superam o MS Office. Divididos então…

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 11:43 am

    Ironmaniaco

    Pois é, concordo com essa visão. Variação e concorrência são mais interessantes quando é algo como o Calligra, que é completamente outro projeto.

    No caso de entre TDF e Apache se tem origem num mesmo código. Agora que se estruturou talvez a versão Apache evolua rápido.

    Caso continue pra trás, o mais sadio seria encerrar essa versão. Que se concentrasse na TDF ou mesmo alguns desenvolvedores fossem para o Calígula, que pode ser uma boa opção, multiplataforma inclusive, no futuro.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 11:45 am

    @André Luiz: a interface do Symphony, acredito que estejam se referindo. Ele usa uma barra lateral, ao meu ver, mais amigável em monitores wide.

    Antonio Marcelo (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 12:26 pm

    Instalei no windows.

    Inicializa bem mais rapido que o Libre.
    Libera a edição tambem bem mais rapido.

    Marcos (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 12:35 pm

    O libreoffice já está bem a frente, limparam todo o código e corrigiram muitos bugs, preparando o terreno para implementar novas funções.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 2:24 pm

    @Rael Gugelmin Cunha:

    @André Luiz: a interface do Symphony, acredito que estejam se referindo. Ele usa uma barra lateral, ao meu ver, mais amigável em monitores wide.

    O projeto não utilizará somente a interface, mas sim todas as melhorias que a IBM fez a partir do código do antigo OO.org — e são muitas!

    E, inclusive, a própria equipe do Lotus Symphony está auxiliando bastante na refundação do projeto OpenOffice.

    André Luiz (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 2:30 pm

    @ Rael Gugelmin Cunha,
    Valeu! Agora, da sua experiência, o Symphony é de alguma outra forma ‘melhor’ que OpenOffice e/ou LibreOffice?… Ele é mais rápido, mais leve, ou trabalha melhor com arquivos de outros formatos?

    [Ah! Onde se lê "governância" em meu comentário anterior, leia-se "governança"... ainda um neologismo, mas o correto!]

    []‘s

    Fellype (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 6:20 pm

    Instigado pelo comentário do @Antonio Marcelo, resolvi instalar o AOO (3.4) no meu pc (que roda Slackware).
    Realmente há uma diferença notável entre as velocidades de abertura do LO (3.5.3) e do AOO, com este último mais rápido. Sendo que alguns arquivos o AOO abriu na metade do tempo do LO.
    No entanto, não posso afirmar que essas diferenças devam ser atribuídas a uma melhor performance intrínseca ao AOO, pois o LO começou a ficar lento no meu pc a partir da versão 3.5. Além disso, não tenho como saber, neste momento, qual das duas suítes tem mais e/ou melhores recursos e como isto afeta o desempenho.
    De qualquer modo, espero pelos próximos capítulos da novela pelas próximas versões das suítes pra ver como as coisas vão ficar.

    Pajé (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 9:23 pm

    Agora vai!! Finalmente o OO foi para em algum lugar realmente saudável para projetos Open Source!! Eu sonho todos os dias com o Apache MySQL, por exemplo, e isto nunca acontece…

    Roger de Almeida (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 9:44 pm

    Pajé,

    Não precisa sonhar com Apache MySQL. Existe algo melhor há muito tempo: http://www.percona.com

    []
    Roger

    Marcos (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 10:13 pm

    “A Oracle é que começou a discórdia e tinha chance de terminá-la se doasse o código para o pessoal do LibreOffice. ”

    Doar o que? O código é open source e o LibreOffice já fazia merges, consulta os logs da versão 3.4 do LO pra você ver. Quem se separou foram alguns desenvolvedores que não quiseram esperar a Oracle decidir o que fazer com o projeto. Se tivessem esperado, estariam juntos na fundação Apache. O pessoal acha que comprar uma empresa no port da Sun você tem de fazer tudo do dia pra noite…

    Testei o OO 3.4 e é praticamente idêntico à versão 3.4 RC1 que foi a última liberada pela Sun/Oracle antes do código ser doado. Provavelmente esse tempo todo foi gasto migrando a estrutura dos servidores antigos, criando as listas, forums e estruturando o desenvolvimento de agora pra frente.

    Também gostaria que fosse um projeto só pra que a suíte pudesse evoluir rapidamente. E do jeito que está, vejo mais futuro no LO do que no OO. Só uso o OpenOffice nos serviço porque o LibreOffice dá crash na minha máquina por algum motivo inexplicável. E o OpenOffice funciona, nunca consegui descobrir o motivo.

    Spif (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 11:44 pm

    Saiu um comparativo bem raso:
    http://www.hostcult.com/2012/05/apache-openoffice-34-vs-libreoffice-353.html?fwcc=1&fwcl=1&fwl

    Marconi Pires (usuário não registrado) em 10/05/2012 às 11:59 am

    “O pessoal acha que comprar uma empresa no port da Sun você tem de fazer tudo do dia pra noite…”

    Tens toda razão!

    Diogo (usuário não registrado) em 10/05/2012 às 2:28 pm

    “Se tivessem esperado, estariam juntos na fundação Apache.”

    Eu tenho que discordar. Se os desenvolvedores não tivessem continuado o projeto por conta própria, a Oracle ainda estaria pensando num jeito de fechar o código e vender o produto. O único motivo de terem doado para a Apache é que agora eles têm um concorrente à altura e não conseguiriam mais prosseguir com seus planos.

    lapis (usuário não registrado) em 10/05/2012 às 2:34 pm

    marcosalex

    Não foram por causa da licença oras.Se voce não lembra o Antigo OO era licenciado em LGPLV3. A oracle mudou a licença para ficar de amiguinha com IBM.

Este post é antigo (2012-05-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.