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Android: Pirataria faz desenvolvedor desistir de tentar cobrar pelo jogo Dead Trigger

A distribuição não-autorizada de jogos proprietários para a plataforma Android é uma situação que vários desenvolvedores afetados já quantificaram: a taxa entre cópias piratas detectadas e os downloads oficiais foi de 9:1 para o Football Manager Handheld, 98:100 para a com2uS, 70:1 no FaceFighter Gold; 1/3 dos desenvolvedores consultados em pesquisa no ano passado mencionaram que esta situação lhes reduz as receitas e aumenta os custos de suportar.

E agora registramos mais uma baixa: os desenvolvedores do jogo Dead Trigger (sucessor do Shadowgun) desistiram de continuar cobrando US$ 0,99 pelo seu jogo, e a partir de agora ele está disponível gratuitamente. O anúncio da medida diz: “A principal razão: a proporção da pirataria no Android era inacreditavelmente alta”.

Jogos a preços tão baixos como US$ 1 têm estimulado desenvolvedores a continuar investindo em várias plataformas correntes, e o mecanismo econômico que os incentiva a investir em cada uma delas em detrimento de outras (ou antes das outras) é potencialmente delicado. Vale refletir sobre as causas e possíveis consequências. (via guardian.co.uk – “Developer says piracy forced Dead Trigger Android game to go free | Technology | guardian.co.uk”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-07-24

Comentários dos leitores

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    Diego (usuário não registrado) em 24/07/2012 às 10:31 am

    Isso e péssimo! Apps deveriam ser de preço totalmente acessível para estimular cada vez mais o mercado, agora quem desenvolve em vez de só se preocupar em fazer e vender o produto vai ter que pensar agora em uma forma de trabalhar com um novo modelo freeware, o que pode ser o tiro no pé do android (Nem sei como anda a pirataria no mundo iOS) mas com certeza no Android é altíssima!

    Ivan (usuário não registrado) em 24/07/2012 às 10:43 am

    Essa é engraçada, esses caras reclamam de pirataria, mas tentem comprar um jogo de dois reais R$2,00 sem ter um cartão de crédito internacional e voc~e verá o que acontece.
    Não basta oferecer a um preço justo, tem que dar acesso ao cliente, estes dias tentei comprar um aplicativo e como não tenho cartão internacional, fui barrado, agora, se eu quero ter o aplicativo terei que pagar a tarifa de um cartão internacional que só usarei pra isso? Eles estão brigando do lado errado.

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 24/07/2012 às 10:43 am

    Cara é simples faz que nem o Worms, só entra verificando a chave no servidor deles, simples assim!

    Sério desculpa fazendo propaganda para Windows Phone e iOS é a realidade!
    Ou alguém acha que descriptografaram o .apk modificaram as classes para burlar com um “crack” ¬¬”

    Comprei vários jogos no Android não me arrependo, o Asphalt 6 estava sendo distribuído de graça fora do google play no getjar. http://diariodoandroid .com .br/jogos/jogo-asphalt-6-adrenaline-hd-gratuito-hoje-na-loja-getjar/16160/
    E aguém me diz pq estão fazendo a versão 7 deste jogo?

    muito mimimi desta empresa ai :)

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 24/07/2012 às 10:54 am

    Também achei muito estranho a desculpa dada pela empresa para o jogo ficar gratis. Existe centena de jogos pagos, a própria dev tem uns 5 e nunca vi nenhuma delas tornando o seu jogo de graça por conta disso.
    Creio que pelo próprio preço inicial do jogo a intenção sempre foi de usar o jogo como chamariz, marketing e agora jogam isso na imprensa para chamar mais a atenção ainda.

    bruno (usuário não registrado) em 24/07/2012 às 11:16 am

    Esse jogo ai só custava menos de 1 dólar porque tinha moldes de freemium, só que sem ser free, fica naquela chatice de oferecer upgrades pagas com dinheiro de verdade, prefiro pagar 10 dólares e jogar tranquilo, como joguei Shadown Gun.

    bruno (usuário não registrado) em 24/07/2012 às 11:33 am

    Diego, no ios a pirataria rola solta também, só fazer Jail Brake que possibilita executar um instalador baixado de qualquer lugar.
    Recentemente também um hacker divulgou um método para burlar o pagamento da app store, assim da para baixar e instalar qualquer app de graça, acho que a apple ainda nem resolveu o problema e o hacker já “portou” o método para osx. Não sei quantos estão praticando esse hack, ou usam o Jail Brake para praticar pirataria mas imagino que o índice seja menor que no Android onde usuário tem a liberdade de instalar o que quiser por padrão.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 24/07/2012 às 11:40 am

    No Windows Phone eu não vejo ninguém relatar vírus, todos os jogos e appps são comprados direitinho, ponto para Microsoft.

    Android está uma esculhambação, muito quantidade que os apps de qualidade se perdem no meio. É muito fácil baixar num Pirate Bay da vida os apps (.apk) e inseri-los no Android.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 24/07/2012 às 11:43 am

    O Notch, autor do Minecraft, encontrou a melhor forma de combater a pirataria. Não impede, mas ajuda muito.

    Cobram barato (comparado com jogos AAA de desktop) e atualizam sempre com novidades.

    E ele mesmo já declarou que prefere não esquentar muito com pirataria, prefere investir o tempo nos projetos dele.

    Vendeu feito pão quente e sem loja atravessadora alguma, tudo no site, humilde, mas limpinho.

    lordtux (usuário não registrado) em 24/07/2012 às 11:55 am

    O pior de tudo é ver gente justificando o preço ou mesmoa forma de pagamento como desculpa pra poder cometer o crime de piratear. Menos pessoal.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 24/07/2012 às 12:59 pm

    Uma vez um sábio homem me falou sobre como é importante a persistência quando tiver tentando mudar um cultura, leva-se 1 ano para se criar uma nova cultura mas para mudar uma leva cinco mais, ou seja se você tem uma cultura de dois anos certamente levará cerca de 12 anos para se mudar esta cultura.

    Agora eu tenho um amigo da geração Z ou sei lá como chama esta geração que cresceu no final da década de 90 e inicio da outra que a forma com que as empresas veem este mercado é totalmente equivocada, “queremos testar para ver se realmente é isto que queremos” é uma frase deste meu amigo, outra frase dele é “os limites são para os tolos” ou seja queremos testar por completo se for bom eu compro.

    Mas como falei é cultural a forma como o mercado ver os seus clientes, a cultura de um querendo enganar o outro. Infelizmente esta nova geração é muito criativa e nesta guerra de um engana o outro veja quem sai perdendo, veja o mercado de CDs eles não evoluirão e parece que sumirão.

    Antes das pedras, não estou incentivando a pirataria e sim uma mudança cultura.

    Júnior (usuário não registrado) em 24/07/2012 às 1:54 pm

    “(…) veja o mercado de CDs eles não evoluirão e parece que sumirão.”

    Ainda bem! Pagar 30 a 40 conto num CD é sacanagem…

    Porfírio (usuário não registrado) em 24/07/2012 às 2:07 pm

    Creio que o que a empresa quis dizer é que elas percebem que tem muita gente jogando mas quando vão olhar a receita ela não bate. Por isso chegaram a percepção de que a pirataria atrapalha.

    E atrapalha mesmo!

    Durante muito tempo se usou a desculpa dos programas caros (caro pra obter, muito mais caro ainda ao longo do tempo, para se manter atualizado e ainda por cima vc compra só uma licença de uso) para a pirataria. E era uma desculpa até boa.

    Então veio a era móvel. Aplicativos (muito) baratos, atualizações e correções de falhas gratuitas e ainda assim o povo mal acostumado continua pirateando (mesmo que em escala menor: dead trigger está alto? Compara com a pirataria do MS Office, meu filho)!

    É por isso que quando eu escuto a ladainha de “fulano baixou o app/jogo tal fora do Google Play e pegou um malware”, eu não tenho a menor pena. O ecossistema Android tem de zelar pela segurança de quem consome aplicativo pirata? Minha opinião é um sonoro “NÃO”.

    Se não tem grana para pagar o jogo, não jogue. Se não tem como usar o meio de pagamento para pagar o jogo, não jogue. Simples.

    Claro que usar meios de pagamento mais fáceis vai fazer os jogos venderem mais. Mas esse expediente não deve reduzir a pirataria. Ninguém rouba jogos e programas por estar obrigado a isso pelo sistema. O pirata faz isso por escolha própria.

    Passar para o grátis puro e simples não é uma boa resposta. Se eles não querem adotar o modelo freemium ou Ads, o usuário poderia “comprar” o direito de continuar a jogar de tempos em tempos usando a autenticidade de sua cópia.

    Simples: envie a última chave de autenticidade que vc recebeu de volta para o servidor deles e, em troca, receba uma nova. Enquanto esse processo não for feito, vc não joga.

    self_liar (usuário não registrado) em 24/07/2012 às 3:22 pm

    No copyright atual um software muito vendido ou pouco vendido não traz diferença alguma para o usuário.O que usuário ganha com o desenvolvedor vendendo milhões de cópias?

    Thiago (usuário não registrado) em 24/07/2012 às 4:45 pm

    Não entendi, no Iphone não tem pirataria? Lá é muito mais fácil de piratear inclusive.

    Porfírio (usuário não registrado) em 24/07/2012 às 5:45 pm

    “O que usuário ganha com o desenvolvedor vendendo milhões de cópias?”

    Provavelmente, a disponibilidade de um novo título, muito melhor que o anterior. Ou uma atenção muito maior dos autores para as próximas atualizações.

    Se coloque no lugar de uma empresa pequena que faz um título:

    Se vc vende 100 cópias, vc desiste e vai trabalhar em outra coisa.

    Se vc vende milhões de cópias, vc triplica sua equipe de desenvolvimento, duplica o pessoal do helpdesk, dá uma atenção agressiva à manutenção e atualização e prepara uma equipe para desenvolver o próximo título da série.

    Se o fornecedor lucra com mais vendas, o cliente lucra com mais produtos disponíveis. É uma relação ganha-ganha.

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 24/07/2012 às 7:28 pm

    As más línguas andam dizendo que essa história não passa de migué. Parece que o jogo tem o formato Fremium, o tão na moda “pague para vencer” que temos nos celulares. Mas ao mesmo tempo eles estavam cobrando pelo jogo. Tudo bem, estavam cobrando pouco, mas estavam. E pelo visto isso não estava pegando bem e tornaram o jogo grátis, mas deram essa desculpa que o culpado era a pirataria.

    navegantes (usuário não registrado) em 24/07/2012 às 7:42 pm

    Sempre que posso compro original para ajudar os devs…

    Spif (usuário não registrado) em 24/07/2012 às 11:07 pm

    Hmmm como jogador de Dead Trigger (e extremamente viciado, btw), eu vou dizer algumas coisas.

    Sobre Freemium: O jogo pode ser jogado sem NENHUM problema, sem comprar. Os programadores oferecem a compra dentro do app mas não é necessário. (eu fiz e me arrependi, acho que estou me divertindo menos).

    Sobre a pirataria: Claro que o modelo clopen do Android acaba chamando todo espertalhão que tem por aí. Não é de hoje que os devs reclamam de que o Android não dá dinheiro. Isso é uma grande desvantagem.

    No mais a Madfinger (que eu curti pra ganhar um dinheiro no jogo, o que tb é uma possibilidade) tem sido muito legal, como vendedora. O jogo é sempre atualizado, sempre tem missão nova. Muito bom.

    Beto (usuário não registrado) em 25/07/2012 às 1:47 am

    Para usuário e desenvolvedor…

    Apple, sempre.

    self_liar (usuário não registrado) em 25/07/2012 às 9:11 am

    Onde é estimulado no android spif?

    O android tem tanta pirataria quanto um pc comum.Mas isso é passível de acontecer devida a natureza do software.Restringindo a situação somente impondo controle estilo Apple.É isso que voce quer?
    Pelo que eu sei por parte do Google ele tem uma politica forte contra infração de direitos autorais.

    self_liar (usuário não registrado) em 25/07/2012 às 9:22 am

    Porfirio

    Essas vantagens que voce falou não são muito significativas para o usuário.Vender razoavelmente bem já é suficiente para tal.Uma cópia que ganha muito com vendas de cópias não traz benefícios reais para os usuários.Ninguém quer pagar 300-400x o custo de um produto para nao ter nada em retorno.Enquanto que 20-30x o custo do produto vai produzir quase o mesmo resultado.

    É o sistema de copyright na minha opinião,que não traz vantagens para produtos que vendem muito.

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/07/2012 às 9:50 am

    @self_liar, vc não citou custo por cópia e sim o montante total que o desenvolvedor ganha. E a minha resposta foi relativa a ela.

    Um alto custo por cópia acaba normalmente reduzindo o montante ganho pelo dev, ao invés de aumentar. Isso porque o número de cópias vendidas diminui. As exceções são aqueles produtos que tem um público limitado, cativo e para o qual o produto tem alto valor agregado (o que certamente não é o caso dos games).

    Então não vou falar de produtos com alto custo por cópia pra não me desviar do assunto. A questão aqui fala de produtos comercialmente semelhantes ao Dead Trigger: baixo custo por cópia, grande comunidade de usuários e a (esperança de) alto ROI (retorno de investimento) para os devs.

    Me perdoe, mas não posso concordar com vc, no geral. Assim como, na qualidade de trabalhador, vc reconhece que é muito melhor para seu empregador que vc esteja satisfeito com o que vc ganha, um desenvolvedor satisfeito é muito melhor que decepcionado e um dev muito satisfeito é muito melhor que apenas sobrevivendo.

    Se vc gosta de um produto e espera por mais, vc naturalmente deseja que o autor dele cresça. É uma lógica direta. É por isso que eu gosto que quem usa Linux em seus produtos, por exemplo, ganhe cada vez mais dinheiro com eles e se torne cada vez mais relevante.

    (e os espalhadores de FUD continuam tentando martelar a historinha do “clopen” na cabeça dos desavisados, mesmo quando foge do tema. Sem maiores comentários).

    self_liar (usuário não registrado) em 25/07/2012 às 10:04 am

    O que eu quero dizer que no copyright atual não existe diferença para o usuário entre bom numéro de vendas para um grande número de vendas .O primeiro resultado fará o desenvolvedor continuar a progredir e o outro também ,só que o segundo caso o desenvolvedor vai ter o caixa muito maior (e que não é bom isso acontecer certas vezes,pois concentra a renda se usando de um monopólio de direito autoral).

    E o alto custo temos que ver se realmente é alto.E mesmo com alto custo devido ao sistema de direito autoral é possível sim vender muitas cópias sem diminuir o preço.

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/07/2012 às 12:34 pm

    “O que eu quero dizer que no copyright atual não existe diferença para o usuário entre bom numéro de vendas para um grande número de vendas”

    Sim, @self_liar, eu realmente entendi o que vc quis dizer. E estou deixando claro que discordo de vc nesse ponto.

    Acredito que um dos problemas da ex-android-market é que o Google wallet é particularmente difícil de utilizar quando não se tem um cartão de crédito internacional. Eu tenho um cartão de débito Visa Electron e só consegui comprar um aplicativo com ele…

    Spif (usuário não registrado) em 25/07/2012 às 9:23 pm

    Self, Eu acho que poderia ajudar MUITO ao android se o ex-market (conforme diz o anfitrião) fosse mais sério e mais rígido. A segurança CERTAMENTE melhoraria se fizessem uma forcinha a mais no aparelho tb. Já é CLOPEN mesmo, o que é mais um prego?

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