Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Tablet > Galaxy Note > Fone: conheça o novo foblet da Samsung

Maior que um fone usual e menor que os tablets usuais, a Samsung diz que o aparelho representa a criação de uma nova categoria de dispositivos móveis, entre o fone e o tablet. Mas talvez eles não estivessem pensando em chamá-lo de foblet…

Trecho do G1:

A Samsung apresentou nesta quinta-feira (1) o Galaxy Note, um dispositivo com dimensões maiores que um smartphone, mas menores que um tablet. Segundo a empresa, o aparelho representa a criação de uma nova categoria de dispositivos móveis.

O Galaxy Note tem processador que funciona a 1,4 gigahertz, uma tela sensível ao toque de 5,3 polegadas que, além de poder ser utilizada com os dedos, permite a criação de arquivos com um lápis digital.

Na feira de eletrônicos IFA, em Berlim, o vice-presidente e responsável pelas vendas da divisão de celular da Samsung, DJ Lee, afirmou que a companhia desenvolveu essa nova categoria porque tinha detectado que muitos usuários “carregam pequenos cadernos para anotar ideias”. (via g1.globo.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-09-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tiago (usuário não registrado) em 2/09/2011 às 9:47 am

    Sabe, isso me lembra aquelas fotos-piadas que o povo publicava na internet sobre o tamanho do Nokia N-Gage.

    Hehehe, deve ser meio estranho colocar uma prancheta na cara para entender o telefone.

    Mas ok,. eles vão tentando, tentando, até que um dia eles conseguem.

    Luciano (usuário não registrado) em 2/09/2011 às 10:06 am

    Essa é basicamente a volta do “tijolão”!

    Glauco (usuário não registrado) em 2/09/2011 às 10:16 am

    Luciano, na verdade é um bloco de anotações digital, e de quebra também pode ser utilizado como smartphone, não acho que é bom para substituir o telefone, é muito grande para isso.

    A ideia é boa, mas vamos ver se o mercado precisa de algo assim.

    Peterson (usuário não registrado) em 2/09/2011 às 10:28 am

    Argh, que saco isso de criar “novas categorias”. O próximo vai ser “ligeiramente maior que um foblet, mas menor que um tablet” – nasce o tafoblet.

    Léo Haddad (usuário não registrado) em 2/09/2011 às 10:39 am

    Parece que estão seguindo a onda dos refrigerantes que agora tem em todos tamanhos :P
    Ano que vem vao lançar um tablet “pra familia” tipo 15′.

    Caras, vcs esquecem que existem fones bluetooth. Lembrem-se que a Samsung conseguiu relativo sucesso com o tablet de 7″ e ele vinha com fone bluetooth, 17% de mercado, segundo uma pesquisa que foi divulgada aqui, isso não é mico, não é nada desprezível. Então acredito que tenha mercado e uma forma de saber se há mercado é fazer isso, lançar o produto (fazendo algumas pesquisas antes, é claro).

    Eu por exemplo, compraria algo assim para funcionar também como GPS no carro, acredito que muita gente poderia comprar algo assim, que é maior do que muito GPS que têm por aí, mais versátil (SO Android) e que faz ligações, tendo o plus de se conectar por bluetooth ao som do carro para atender/fazer ligações e tocar músicas, etc.

    Creio que a Samsung deveria se organizar e oferecer esses produtos com a opção de TV digital e analógica, quanto mais funcionalidades, melhor.

    Well (usuário não registrado) em 2/09/2011 às 11:12 am

    Eu trabalho numa empresa de tecnologia que tem um relacionamento muito bom com a Samsung. Lidamos com muitos funcionários deles, inclusive da matriz. E uma coisa eu posso dizer, a cultura da Samsung se baseia na dinâmica e que nada é definitivo. Do tipo que manda parar a fabricação de qualquer coisa se acreditarem que não vai dar muito certo. Enquanto lançam um produto, 3 ou 4 equipes diferentes estão projetando o substituto caso não seja um sucesso. Não perdem tempo com a ideia de “o produto matador” da concorrência que vai até as últimas esperando que seu projeto faça sucesso. Por exemplo, a Samsung não faria o que a HP fez com seu tablet rodando o WebOS. Eu, se fosse Nokia, LG, Apple e Motorola teria medo dela, porque não me surpreenderia se o verdadeiro tablet que consiga bater de frente com o iPad fosse um Samsung.

    Marcos (usuário não registrado) em 2/09/2011 às 11:29 am

    Mesmo que ele tenha um mercado pequeno (o que é provável), mas se for lucrativo naquele nicho, por que não?

    Gustavo (usuário não registrado) em 2/09/2011 às 11:35 am

    Mais uma categoria!? Pra quê precisamos disso? Chega, né? Não estou falando do produto em si, mas dessa história de categoria nova… Não há telefones de vários tamanhos e tablets de vários tamanhos? Daqui a pouco, cada diferença de 10mm no tamanho vai ser considerado uma categoria diferente…

    Stiloso (usuário não registrado) em 2/09/2011 às 12:02 pm

    Acho que levaram a sério a
    notícia de primeiro de abril…

    Como, no meu comentário anterior, eu linkei o assunto do post com carros, me lembrei dessa notícia aqui, o jeito errado de se usar tablets e dirigir:

    http://carplace.virgula.uol.com.br/vicio-perigoso-californianos-%e2%80%9cinventam%e2%80%9d-novo-jeito-de-usar-tablets/

    Bremm (usuário não registrado) em 2/09/2011 às 12:50 pm

    @Stiloso

    É verdade. O Augusto podia até cobrar royalties por ter lançado moda no BR-Linux. LOL

    Agora, mudando de saco para pochete (reduzindo tamanho, ok?), achei interessante o que o Guaracy me passou há poucos dias: celular do tamanho de um Galaxy S II por US$310,00.

    http://www.osnews.com/story/25118/The_Cheap_Android_Phone_Is_Here_But_It_s_Not_What_You_d_Expect

    Compraria um sem pestanejar.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 2/09/2011 às 1:09 pm

    Não entendo porque um sistema operacional que é livre apenas de papo, e não de fato, como o Android pode dominar uma página que fala de software livre.

    O Windows é tão livre quando o Android! Isto é um fato!

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 2/09/2011 às 1:16 pm

    O Android é noticiado aqui porque tem kernel Linux, que é software livre, além de usar outros componentes livres e de ter parte de seu código livre.

    Tiago (usuário não registrado) em 2/09/2011 às 1:36 pm

    Hehehe, se esse aparelhos viesse com o windows Moblile, acredito que não teria tanta gente assim o defendendo.

    O Galaxy S2 é excelente para esse papel. Existe uma coisa chamada atendimento pós-venda. Se a Samsung investir pesado no Galaxy, ela ganha muito mais mercado do que ficar inventando bugigangas que não cabe no Bolso. Veja a Apple. Ela reluta em lançar um iPhone mais barato (agora que Steve Jobs saiu, a Apple deve começar a fazer besteira e lançar n-versões do iPhone….), por que isso geraria uma competição entre seus próprios produtos. O que a Apple fez? focou o iPhone, e a plataforma-mãe: iOS + iTunes. Ficou perfeito. Ela não lançou tranqueiras. A exceção foi o iPod que ela fez um para cada nincho, e eles não concorrem um com outro (eu mesmo tenho 2).

    Sabe, hardware é só hardware. O Galaxy S2 já tem um ótimo hardware. Custa investir nele?

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 2/09/2011 às 1:53 pm

    Creio que o N900 se encaixa no mesmo perfil do Galaxy Note.

    Umav Ozatroz (usuário não registrado) em 2/09/2011 às 2:12 pm

    como diria um amigo meu: “Tijolóide”

    Pelo menos acerta no usado de caneta: é o uso natural para uma prancheta.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 2/09/2011 às 2:41 pm

    Parabéns para a Samsung que inova(ainda que pouco) e sai da mesmice.

    A influência do Jobs é tão grande que ele falou que Tablets tinham de ter tal tamanho (9 polegadas ? Não lembro) que provocou uma amnésia coletiva e todos esqueceram os antigos PDAs.

    Um dos méritos do Android: NÃO ser exclusivo de um fabricante e formato de aparelho.

    Tiago (usuário não registrado) em 2/09/2011 às 2:56 pm

    @Weber Jr.
    Você tem razão sobre a amnésia. Inclusive, vc mesmo se esqueceu que o primeiro computador desse tipo, o pai do PDA, é um computador chamado Newton, criado pela Apple!

    Outra coisa, se Steve disse que tela de tablet é de 9″, quem disse que tem que ser 9? Agora eu concordo que menor do que isso é ruim. Mas uma ou duas polegadas a mais não seria tão ruim assim.

    lapis (usuário não registrado) em 2/09/2011 às 3:30 pm

    Que não é tão diferente dos antigos pagers.E que mesmo um ser humano sozinho conseguiria imaginar um pda observando um page(ou as antigas tvs portáteis).

    Marcos (usuário não registrado) em 2/09/2011 às 4:33 pm

    Pois é, se a Palm tivesse ‘esticado’ seus PDAs, teria criado esse mercado anos antes da Apple e não teria visto sua receita ser canibalizada pelos smartphones.
    Mas no lugar disso, ficou 8 anos desenvolvendo um novo SO que nunca saía do papel, até que ficou totalmente descapitalizada e sua marca só uma sobra do que já foi.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 2/09/2011 às 4:58 pm

    Tiago

    “Você tem razão sobre a amnésia. Inclusive, vc mesmo se esqueceu que o primeiro computador desse tipo, o pai do PDA, é um computador chamado Newton, criado pela Apple!”

    Não estou tirando mérito da preciosa maçã. Sua lembrança só destaca o caráter de CEO-fala-o-que-convém-e-dane-se-a-coerência.

    Fica reforçado o parabéns a Samsung por oferecer uma opção.

    Espero que o que o Well falou no comentário dele esteja certo, mercado precisa de alguma empresa para quebrar esse ciclo vicioso de Só a apple estar “certa” e todos repetirem.

    spif (usuário não registrado) em 2/09/2011 às 6:25 pm

    5,3″?

    Sabe, eu posso ser antiquado, mas acho que quem gosta de um bloco,a ponto de investir dinheiro nisso, compraria um Moleskine, por conta da facilidade e flexibilidade do papel.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 2/09/2011 às 10:48 pm

    Desculpem, mas eu gostei, porque acho smartphones muito pequenos, além do mais smartphones não são mais celulares, a maioria das pessoas fazem tudo neles, menos telefonar e no entanto, apesar de existirem milhares de aplicativos pra um sistema como o Android, você não consegue desfrutá-los bem devido as telas pequenas.

    Quem quiser ligar, use os fones, ou compre um celular de verdade.

    clebkct (usuário não registrado) em 3/09/2011 às 3:15 am

    Perfeito para uns e enormes para outros, para quem acha grande, compre algo menor opções indo dos xing ling aos Ipatos da vida é que não faltam, além dos windows da vida etc.

    Para mim está ótimo, não me vejo carregando um notebook sempre e muito menos um celular e um tablet, fala sério, tamanho perfeito, ainda mais para assistir filmes videos nessa tela maravilhosa além de fazer anotações, filmar em HD e claro fazer ligações, como foi comentando aí , existem fones para que mesmo.

    hoje já não atendo quase nadas em fone.

    só faltava ser parecido com o galaxy tab 1 com a tv digital e analogica aí sim nao teria para ninguem no Brasil kkkk.

    Wilton lazary (usuário não registrado) em 3/09/2011 às 7:23 am

    Cabe exatamente no que chamo de um dispositivo perfeito para mim, sempre falei para os amigos que gostaria de um tablet/fone de aproximadamente 5″

    beto (usuário não registrado) em 3/09/2011 às 12:26 pm

    … sansung bada – linux…
    … google android – linux…
    … apple – bsd …

    que legal, mais um unix-like na parada…

    Claudio (usuário não registrado) em 3/09/2011 às 4:55 pm

    Besteira marketeira da Samsung essa “nova categoria”. Esse é apenas um tablet de 5 polegadas. Nada mais.

    Será pra fugir dos processos se a APPL resolver patentear o conceito tablet? Nesse caso até seria uma boa saída…

    “Ok, senhor Jobs, você tem tablets. Nós temos telefones, telefones grandes, telefones gigantes e telefones maiores ainda. Aliás, já lembrou de ligar para o seu pai? Se interessar, vendemos telefones. De que tamanho o senhor quer?”

    Claudio (usuário não registrado) em 3/09/2011 às 5:01 pm

    Interessante o fato de terem falado em tablets que 15 polegadas. Em um filme Sci-Fi que vi ontem (onde aparecem a maioria das idéias de aparelhos que vieram a ser tornar realidade), vi médicos usando tablets realmente grandes, algo em torno de 15 polegadas ou mais. Interessante para ver a radiografia do peito de um paciente em tamanho real…

    Allan (usuário não registrado) em 4/09/2011 às 10:51 am

    Meu Deus,

    Quanta besteira escrita em tão poucos comentários. Por que vocês atacam a Samsung por estar lançando um EXCELENTE aparelho? Perguntei e sei a reposta.

    1- A maioria tem algum produto Apple. Estes detestam ver que sua marca favorita perde espaço pra Samsung, que digamos, seja ainda uma novata na telefonia móvel de ponta.

    2- Muitos compraram o SGS 2 e não querem admitir que gastaram um bom dinheiro no até então THE BEST, e agora veem seu reinado desmorando, tristes pelo dinheiro investido sabendo que tem algo melhor…

    Deixando as teorias de lado, não sejam pessimistas. Esse aparelho será sinonimo de VENDAS e muitas vendas. Eu, por exemplo, ESTOU AGUARDANDO ANSIOSO pela chegada ao Brasil, com certeza comprarei. Acho que 5,3″ é o meu tamanho ideal para uma tela de telefone+tablet, além do Hardware, e do SDK para a S Pen, que deverá ter diversas aplicações culpa do sucesso que o aparelho terá.

    Ricardo (usuário não registrado) em 4/09/2011 às 12:31 pm

    Acabei de ter a ideia de abrir uma companhia de “consertos e ajustes de roupas”… Pra aumentar os bolsos das roupas pra caber isso ai.

    :)

    iConsertos? iAlfaiate?

    Claudio (usuário não registrado) em 5/09/2011 às 4:26 am

    @Tiago, a Samsung tem uma comprida lista de aparelhos variados porque sua ideia é alcançar o maior número e variedade possível de consumidores. Em cada país, por exemplo, um aparelho de sua linha é mais privilegiado que outros.

    Por exemplo, o Galaxy SII deve ser o mais popular em países mais capitalizados como nos EUA.

    Por aqui eu não tive grana pra comprar um S-II, nem tempo pra esperar o S-I baixar de preço. Resultado, escolhi o Galaxy Ace, um irmão menor da série S com um excelente custo-benefício que roda o mesmo SO que seus irmãos maiores. Foi difícil de achar: tinha esgotado em quase todo lugar, mostrando que mais gente teve a mesma ideia.

    Em países como a China, talvez o Ace já seja caro demais para a maior parte da população. Mas há dezenas de outras alternativas da empresa.

    Com quase o mesmo rol de peças, a Samsung produz linhas distintas de hardware conseguindo com isso diversidade. Não é a toa que está se tornando uma das gigantes do setor.

    Claudio (usuário não registrado) em 5/09/2011 às 2:34 pm

    A quem interessar possa, tem uma boa resenha do aparelho que inclui especificações técnicas aqui.

    Realmente parece um mini-tablet, bem mais fino e leve e que parece caber em um bolso de camisa social sem crise. Se deixa a desejar (só pelo tamanho de tela) para um tablet, parece uma excelente opção como smartphone.

Este post é antigo (2011-09-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.