Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Solução para Controle de Medicamentos é lançada no Portal SPB

Enviado por coordenação do Portal SPB (adminΘsoftwarepublico·gov·br):

“O Portal do Software Público recebe uma segunda solução para a área de saúde, que poderá servir para os municípios e os gestores da área de saúde. Trata-se do software de Dispensação Individualizada de Medicamentos-DIM, que nasceu da necessidade de uma ferramenta capaz de gerenciar a dispensação de medicamentos para os municípios que tenham mais de 1 milhão de habitantes e uma média de mais de 20 mil dispensações por dia, caracterizando uma solução de grande robustez.

O sistema foi desenvolvido pela IMA-Informática de Municípios Associados, com sede no município de Campinas, para atender demandas dos municípios da região. A solução é completa no que se refere à gestão de medicamentos(*detalhes abaixo). A ferramenta controla em cada operação o lote e a validade dos medicamentos disponibilizados aos pacientes e identifica univocamente cada paciente, garantindo desta maneira a rastreabilidade do uso dos medicamentos. O Sistema DIM foi desenvolvido em PHP e usa banco de dados MySQL.

(*) Principais Funcionalidades

* Cadastro de Pacientes integrado ao Cartão Nacional de Saúde – CNS; * Dispensação Individualizada de Medicamentos * Cadastro único de medicamentos; * Perfil de acesso diferenciado por usuário; * Rastreabilidade dos medicamentos dispensados no município e por Unidade de Saúde; * Histórico de utilização dos medicamentos – Lote, validade e fabricante; * Controle das entradas e saídas dos medicamentos da farmácia * Bloqueio de Lotes de medicamentos * Automatização do livro de medicamentos sob controle especial – Portária 344/1991 * Relatórios gerenciais como: – Visão online do estoque de medicamentos por unidade – Visão online do estoque de unidade por medicamento – Controle de estoque e consumo de medicamentos – Rastreabilidade de lotes armazenados – Remanejar medicamentos entre unidades – Resumo de Movimentações (Entrada/Saída/Perda) – Medicamentos vencidos ou a vencer

A solução foi lançada na cerimônia de abertura do Encontro Nacional de Tecnologia da Informação, com a presença do diretor Marcelo Pimenta, representando a IMA, que destacou a importância de lançar uma solução para o setor de saúde. A solenidade contou com a presença do Secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Delfino Souza.

Para os participantes do Portal a solução pode ser baixada diretamente pelo endereço [softwarepublico.gov.br/…]

Os que não possuem cadastro devem realizar direto no endereço www.softwarepublico.gov.br para em seguida baixar o software. Fonte: Portal do Software Público [softwarepublico.gov.br/…]” [referência: softwarepublico.gov.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-12-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2011-12-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.