Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Software público brasileiro na Linux Maganize Especial

Enviado por Flávia Jobstraibizer (fjobsΘlinuxmagazine·com·br):

“A Linux New Media do Brasil, editora responsável pela revista Linux Magazine, lançou, no mês de julho, uma edição especial que apresenta ao seus leitores o Portal do Software Público Brasileiro e suas soluções. Criada em colaboração com o Ministério do Planejamento, o periódico traz uma exploração extensa do portal, com análises detalhadas sobre boas práticas de desenvolvimento, teste e lançamento de soluções, uma explanação sobre a licença usada pelos projetos presentes e sobre o futuro da plataforma como o ponto de partida para a criação de um modelo de e-cidadania. Além disso, são apresentadas na edição todas as soluções presentes no portal, que vão de backends para controle de equipamento, à plataformas de gestão de projetos e distribuições Linux voltadas para escolas públicas.” [referência: linuxmagazine.com.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Geraldo (usuário não registrado) em 1/08/2011 às 2:52 pm

    Parabéns pelo importante trabalho da revista Linux Magazine.

    Não acreditei quando li na capa que essa edição tem “Uma Análise completa de todas as soluções oferecidas no portal do software público brasileiro“.

    Realmente não sei se tem todos os 51 listados no portal do Software Público , mas realmente tem muitos, se não estão todos, são quase todos.

    Para mim, o Portal do Software Público é uma importante decisão do Governo Federal e demonstra que mais do que ter que fazer software, o Poder Público tem que dar apoio e criar o ambiente propício para o desenvolvimento do software livre, que é o desenvolvimento colaborativo.

    Acho o Portal Público uma excelente forma de organizar, desenvolver e apoia a adoção de software livre por todas as esferas governamentais e inclusive da sociedade em geral.

    A minha sugestão é que este projeto seja ampliado cada vez mais, tanto para outros aplicativos do mundo do software livre como inclusive outras distribuições linux.

    Sei que tem a distribuição linux Pandorga (derivada do Debian) e a distribuição Linux Educacional (derivada do Kubuntu) , mas imagino que poderiam ter outras como a Poseidon Linux , da Fundação Universidade do Rio Grande Rio Grande-RS (derivada do Ubuntu) ou mesmo outras não derivadas da Debian (com pacotes RPM) que também poderiam acrescentar boas coisas tando para a esfera pública como para a sociedade em geral.

Este post é antigo (2011-08-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.