Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Samsung reavaliando a decisão de não atualizar Galaxy S e Galaxy Tab de 7 polegadas

O que acontece quando uma das empresas líderes de um mercado competitivo anuncia que não vai oferecer um upgrade esperado por usuários de um de seus produtos mais bem-sucedidos em vendas?

O smartphone Galaxy S, que até outubro havia vendido 20 milhões de unidades e está entre os dispositivos Android mais populares, colocou a Samsung nesta situação quando a empresa anunciou, na sexta-feira, que não iria atualizá-lo para o Android 4 porque não havia espaço em sua RAM e ROM para comportar esta versão do sistema juntamente com o ambiente proprietário da Samsung (e a mesma decisão valia para o Galaxy tab de 7 polegadas, ainda à venda no varejo).

Os usuários rapidamente compararam as especificações de hardware do Galaxy S com as do Nexus S, profundamente similar e que já está recebendo o upgrade, e aparentemente reagiram de formas que até os empedernidos responsáveis pela política de atualizações pós-venda destes aparelhos conseguiram ouvir.

O comentário do site The Verge (o mesmo do qual chegou a notícia de que a Samsung havia anunciado que não atualizaria os aparelhos) é um resumo interessante das circunstâncias: “Apesar dos esforços da Samsung de evitar a repercussão ao dar a notícia poucos dias antes do Natal, o anúcio de sexta-feira de que o Galaxy S e Galaxy Tab 7 não seriam atualizados para o Android 4.0 atraiu bastante ira justificada.”

Ainda segundo o The Verge, uma agência de notícias coreana divulgou que a empresa está recuando como uma campeã, ao anunciar que vai rever a possibilidade do upgrade em resposta a forte demanda dos consumidores.

Parabéns aos consumidores que conseguiram expressar a sua insatisfação de forma tão clara, e vamos torcer para que o “vamos rever” se transforme em “vamos atualizar”, em um período contado em semanas, e não em trimestres. (via theverge.com – “Samsung said to be reviewing Galaxy S and Galaxy Tab ICS upgrades in response to demand | The Verge”)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-12-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    PseudoTroll (usuário não registrado) em 27/12/2011 às 3:01 pm

    Difícil atualizarem em algumas semanas se a comunidade de ROMs alternativas, que não precisa se preocupar com homologação, ainda não atualizou.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 27/12/2011 às 3:03 pm

    Vai ser interessante se a Samsung condicionar a atualização a uma “perda” das customizações e os usuários em massa escolherem atualizar e dispensar as firulas do fabricante.

    Sim, pelos prazos de outros fabricantes, como os da LG divulgados hoje e que vão até setembro do ano que vem, imagino que seja mesmo difícil, com os recursos e processos que algumas empresas dedicam a isso, atualizar para o Android 4.0 em algumas semanas aparelhos populares.

    Por outro lado, algumas semanas me parece um período suficiente, ainda que difuso, para confirmar oficialmente que haverá a atualização, como escrevi no texto.

    Marshall (usuário não registrado) em 27/12/2011 às 3:28 pm

    Se o problema for condicionar à “perda” do Touchwiz, não duvido que a maioria dos usuários aceite a atualização para o ICS “simples”. Já tem o meu voto. Embora o Touchwiz seja muito bom, não foi por causa dele que eu comprei o Galaxy S.

    Spif (usuário não registrado) em 27/12/2011 às 3:41 pm

    Parabéns para os envolvidos em botar a Samsung na linha! Só o poder dos consumidores unidos para forçar esses fabricantes à fazerem o bem para os seus clientes.

    Paulo Celso (usuário não registrado) em 27/12/2011 às 5:05 pm

    … enquanto isso, o LG Optimus Black ainda com Android 2.2… e o que estava prometido para outubro deve ter ficado para 2012.

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/12/2011 às 5:14 pm

    A próxima série de reclamações será feita quando os prazos para a atualização excederem a “expectativa” da primeira semana de Janeiro.

    A série seguinte será feita quando o ICS não apresentar o mesmo desempenho e performance no Galaxy S do que no Galaxy Nexus.

    A Samsung, a meu ver, não voltou atrás apenas porque houveram críticas. Voltou atrás porque essas críticas, por acaso, foram bem embasadas e soluções construtivas foram propostas. Por exemplo, pro inferno com o TouchWiz: a interface padrão do ICS é muito boa.

    Eu lembro de ter feito um comentário de que a Samsung ia acabar fazendo duas versões: uma com o TW e outra sem ele.

    Criticar só por esporte e bater o pezinho não adianta nada. O que adianta é propor soluções concretas.

    Márcio Nahim (usuário não registrado) em 27/12/2011 às 5:30 pm

    Dessa vez a explicação da Samsung não deve ser mentira: voltaram atrás porque perceberam a demanda, e não porque faltava uma sugestão “bem embasada” como essa.

    Mostrar em voz alta, bem visivelmente, a insatisfação até a demanda ser percebida é o que fez a diferença, ainda mais num caso assim, com solução óbvia: voltar atrás na decisão de não fazer algo que o público conseguiu mostrar que quer.

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/12/2011 às 5:59 pm

    Se a atualização fosse realmente impossível, @Marcio, se a Samsung não encontrasse um caminho válido para realizá-la e que agradasse aos clientes, o número elevado de pessoas reclamando não faria nenhuma diferença.

    A demanda atual é “Ok, não fazemos questão do TouchWiz: pode meter bronca na atualização sem ele”. Sendo essa demanda exequível, eles podem prosseguir.

    Tenho certeza de que vai haver mais tarde a “demanda” de que o Galaxy S tenha desempenho e funcionalidades compatíveis com o novo Nexus. Essa demanda, por outro lado, será inexequível e causará reclamações que não serão atendidas.

    Também acho possível que a alegação anterior da Samsung, de impossibilidade da atualização de um aparelho tão capaz, fosse falsa – e acredito que ela mereceu a reação indignada que recebeu. Também me parece que foi a intensidade da reação que os fez sentir que seria melhor atrasar um pouco o fim do jogo para dar outra solução ou ao menos mudar de desculpa.

    Mas, mesmo discordando do posicionamento anterior da empresa, imagino que a Samsung consegue perceber sozinha as alternativas técnicas à sua disposição, incluindo a de deixar de incluir no upgrade a interface proprietária que oferece a seus usuários como diferencial e diz ser superior.

    Você tem alguma referência indicando que a demanda que a Samsung diz ter percebido e pensa em atender exclui a presença do TouchWiz? Não vi menção e considero duvidoso: prefiro esperar pra ver, e não me espantaria se ela dissesse que vai mesmo é tentar dar um jeito de encaixar, antes de novembro do ano que vem, uma versão do TouchWiz junto ao Android 4 no seu bem-sucedido aparelho.

    Mas estou de pleno acordo com a impressão de que boa parte dos usuários que criticaram o serviço que a Samsung anunciou na sexta-feira que pretendia prestar preferem o Android 4 do que a continuidade do TouchWiz em uma versão anterior do Android nos seus aparelhos.

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/12/2011 às 7:26 pm

    “Também acho possível que a alegação anterior da Samsung, de impossibilidade da atualização de um aparelho tão capaz, fosse falsa”

    Eu não diria falsa. Diria mal-avaliada, precipitada ou conservadora demais. E quem decidiu assim não seria demovido de sua decisão a não ser por argumentos consistentes. Um simples “porque a gente quer assim” dificilmente resolveria.

    Reações intensas acontecem o tempo todo. Reações inteligentes são mais raras, e são as que fazem a diferença, na minha opinião.

    “imagino que a Samsung consegue perceber sozinha as alternativas técnicas à sua disposição”

    Assim como ela percebe os riscos associados a cada uma. Algum técnico provavelmente disse que o resultado não seria garantido. O treinamento gerencial padrão ensina a eliminar e minimizar os riscos.

    Anunciar que não vai atualizar é uma decisão gerencial melhor do que prometer publicamente que vai atualizar… E não não cumprir a promessa. Ou atualizar e reduzir a qualidade dos aparelhos que fizeram a atualização. O primeiro risco é o de atrair uma ira pública ainda maior. A segunda é o tipo de situação que gera processos com causa ganha.

    “Você tem alguma referência indicando que a demanda que a Samsung diz ter percebido e pensa em atender exclui a presença do TouchWiz?”

    Bem, excluir a presença do TouchWiz seria de fato uma maneira de fazer isso rápido e até com menos risco. Ou talvez possa ser até a única maneira, quem sabe? Uma forma que foi apontada, em muitos debates, como solução para muitas pessoas que estavam interessadas em encontrar uma solução, ao invés de apenas reclamar do problema.

    “e não me espantaria se ela dissesse que vai mesmo é tentar dar um jeito de encaixar, antes de novembro do ano que vem, uma versão do TouchWiz junto ao Android 4 no seu bem-sucedido aparelho”

    Baseado no comportamento populista que a Samsung já demonstrou, acredito que ela vai acabar fazendo as duas coisas: fornecer sem a TouchWiz ou com ela (se a empresa conseguir). Ela não tem problemas em fornecer múltiplas opções a seus clientes: até vender celular sem telefone e dizer que é “tablet pequeno” ela já fez.

    O Android 4 é atípico em alguns pontos. Ele tornou obsoletas muitas melhorias de terceiros. O TouchWiz não é exatamente ruim, mas não caiu no gosto da maioria. O Sense, da HTC, é muito bom. Mas a UI do ICS, ao menos para mim, é muito melhor que todas as duas, com a vantagem de já estar pronta e homologada.

    Verdadeira, aparentemente, a alegação não era. Mas, além de falsa, concordo que ela certamente também pode ser mal-avaliada e precipitada. Felizmente os clientes não se resignaram e a empresa, ao ver a reação, resolveu dar meia-volta rapidamente.

    Sobre o futuro, na ausência de um confirmação oficial, aguardemos o prazo usual associado a atualizações destes produtos.

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/12/2011 às 8:46 pm

    Falsa, não sabemos ainda se ela era. Nem a Samsung sabe ainda, por isso pediram ao público tempo para avaliar.

    Uma conclusão infeliz dessa avaliação pode acontecer se eles avaliarem que não é possível fazer a atualização sem riscos sérios demais para a empresa (embora ela provavelmente possa ser feita aceitando esses riscos). Nesse caso a posição inicial deles volta a ser oficial. Ainda não sabemos. A meia volta ainda não foi dada. Vamos esperar.

    A minha opinião, volto a dizer, é que a não resignação não é suficiente. É necessário que a reclamação seja procedente, tenha lógica e seja focada na solução, não no problema.

    Tem toda a razão neste ponto, e não posso discordar de você não querer descartar neste momento a possibilidade de que daqui a várias semanas a Samsung volte a dizer que chegou à conclusão de que não consegue achar uma solução que permita a ela oferecer aos clientes que compraram seu smartphone campeão o upgrade que eles demandaram de forma tão clara.

    Mas se isso ocorrer, duvido que ela teria a desfaçatez de atribuir isso a alguma ausência de lógica na insatisfação dos clientes com o serviço recebido, ou com a ausência de preocupação dos clientes em oferecerem a ela soluções, e não o contrário.

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/12/2011 às 9:41 pm

    A Samsung com cerreza não exibirá a desfaçatez da qual vc. duvida, @Augusto.

    Isso porque quem questiona a eficácia de reclamações destrutivas e com ausência de noção (coisa que não ocorreu nesse caso, em particular) não são eles: sou eu!

    Fico feliz em saber da sua certeza.

    Gabriel (usuário não registrado) em 28/12/2011 às 3:42 am

    Não tem jeito: o meu próximo smartphone será um com o Windows Phone (o mais provável) ou um iPhone, da tão odiada Apple (bem menos provável)… Pagar caro por algo que fica obsoleto por preguiça, burocracia e/ou falta de vergonha na cara de determinadas empresas por literalmente c*g*r*m no código do Android e depois não saber ao certo o que fazer com a caca… Tenha dó. Na hora de vender, ama o cliente. Depois, o cliente é uma dor de cabeça, um reclamão e etc…
    Ainda que me digam que o sistema, mesmo obsoleto, funcionará perfeitamente, respondo que isso não o tornará compatível com novos apps feitos para versões superiores do Android. E esse é o erro das fabricantes com o Android: limita o hardware graças ao software impregnado de porcarias.
    A minha única solução em continuar no Android será a venda do Galaxy Nexus e dos próximos Nexus no Brasil… Fora isso, quero cair fora dessa bomba-relógio que as fabricantes fizeram de algo que era pra ser tão simples quanto o Android somente em busca do lucro e do próprio ego.
    Chega de venderem esperanças de atualização, eu quero um smartphone que me traga segurança, que seja atualizado e que não seja impregnado de porcarias.

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/12/2011 às 8:07 am

    @Gabriel, sugiro apenas que vc espere a MS resolver aquele probleminha que faz com que qualquer um possa desligar seu windowsPhone mandando uma certa msg SMS. Até lá, fazer isso com os infelizes proprietarios dele vai virar esporte…

    Gabriel (usuário não registrado) em 28/12/2011 às 8:32 am

    @Porfírio
    Esporte são as fabricantes rindo da nossa cara enquanto não atualizam os aparelhos e permitem que outros explorem longamente as falhas daquela última versão disponibilizada do Android…

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/12/2011 às 8:49 am

    @Gabriel, por favor, especifique essas falhas das versões anteriores às quais vc se refere?

    zer0c00l (usuário não registrado) em 28/12/2011 às 9:56 am

    Legal Samsung! VIVA O ANDROID! Mas… Em que século vocês vão atualizar então?

    @Gabriel, Microsoft é uma empresa que explora seus clientes. Por exemplo, são conhecidos por formentar a venda de computadores novos toda vez que anunciam uma nova versão de SO. Da última vez que foi tentado isso, com o Windows Vista, toda essa estratégia veio a tona, com reportagens na mídia dos fabricantes reclamando que o Window Vista não estava conseguindo alavancar as vendas.

    Além disso têm políticas pouco claras sobre o que eles fazem com o equipamentos de seus clientes, eu me lembro uma vez quando estava usando Windows XP e Firefox, que a Microsoft soltou uma “atualização”, que vejam vocês, instalou um plugin no meu Firefox, plugin com tecnologias inseguras; diga-se de passagem que um dos motivos de estar usando o Firefox era justamente fugir do insegurança do IE6. Vejam só a ética dessa empresa que o @Gabriel confia, invade os computadores das pessoas, instala plugins inseguros em software de terceiros sem o conhecimento ou autorização do dono do equipamento, nem permissão ou conhecimento da empresa (o terceiro) que desenvolveu o software. Uma sabotagem.

    Voltando ao assunto do meu post, não creio que uma estratégia como obsolescência programada, tão usada pela empresinha de Redmond nos desktops, seja um diferencial positivo para ela na área de smarts, por seus potenciais clientes não acreditarem que ela não vá usar dessa estratégia. Pura crendice, o histórico da Microsoft fala o contrário.

    Como confiar numa empresa com esse péssimo histórico e comprar um produto altamente fechado? Provalvemente não vai dar para instalar nenhum software alternativo nele, ficando totalmente na mão do fabricante com o histórico pouco elogiável que têm, é muita esperança depositada no cavalo errado.

    Por mais que a Samsung e outros insistam com essa estratégia de obsolecência programada, a natureza dos produtos abertos que eles usam, faz com que haja alternativas de atualização por parte de terceiros, isso se a pressão dos consumidores não fizerem os fabricante atualizarem os equipamentos. Nos iProdutos (e nesses da Microsoft bem menos desejados), não há alternativa, hardware travado, software fechado, se está na mão do fabricante, se ele não quer dar o Siri, por exemplo, para a versão anterior do produto, só disponibilizando para o novo produto, mesmo o antigo podendo rodar, não há como escapulir sem ficar com o fabricante tentando quebrar suas pernas.

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/12/2011 às 10:59 am

    Pois é, @Gabriel… Ainda aguardo a especificação das falhas que vc. apontou. Estou curioso.

    Gabriel (usuário não registrado) em 28/12/2011 às 11:38 am

    @Xinuo e @Porfírio
    Sei que o sentimento anti-Microsoft por aqui é grande e eu também não sou o maior fã da empresa (se fosse teria comprado algum outro smartphone em vez de um Android primeiro), mas antes de falarmos em “empresas que exploram” e etc, pensem em quem está lucrando em cima do Android sem oferecer a devida qualidade do sistema, vendendo promessas e etc… Todas essas fabricantes “boazinhas” que adotaram o sistema open source. Não disse que o Android é um sistema ruim, mas disse que ele é um sistema que tem, SIM, brechas de segurança, assim como qualquer outro sistema. A diferença é ficar na obsolência do Android enquanto há atualizações menores para iOS e Windows Phone que corrigem essas brechas. Não há isso para o Android porque as fabricantes não se interessam em atualizar um telefone que está no 2.3.3 para o 2.3.7, por exemplo (com exceção de alguns modelos, geralmente os mais caros). Elas simplesmente dizem que já foi atualizado para o Gingerbread e ponto final.

    Especificamente para o @Porfírio
    Acho que não cabe aqui defender o “sistema perfeito” = sistema de código aberto porque acho que todos nós já sabemos que não existe sistema perfeito, seja ele fechado ou aberto. Sendo assim, você apontou uma falha do Windows Phone, espero que você mesmo tenha a maturidade de ir pesquisar sobre falhas no Android (nem pesquisei muito, mas seria interessante que se pesquisasse mais sobre as tais falhas que o próprio Google, essa “empresa boazinha” bem diferente da Microsoft, negou http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/hacker-diz-ter-encontrado-falhas-no-android-12082011-38.shl).
    E o Google também tem culpa nisso, há um bom tempo também virou pregador de promessas (vamos prometer que os novos smartphones com ICS serão atualizados por pelo menos 1 ano e meio… Não passa de promessas).

    Por fim, DE UMA VEZ POR TODAS, sei que não encontrarei nenhum sistema perfeito, o que estou dizendo é que essa política que pará-lo completamente no tempo é ainda mais perigosa do que uma plataforma que já é imperfeita, mas que recebe atualizações constantes. É como utilizar um navegador desatualizado no PC, como o IE6: funciona, mas as vulnerabilidades aumentam.
    Os clientes compram smartphones, não compram ideias de produtos opensource. Se vocês querem colocar seus dados em qualquer lugar, o problema é de vocês… Mas eu me preocupo onde coloco o número do meu cartão de crédito e me preocupo caso alguém consiga ter acesso a ele através do Market, por exemplo. Parece que alguns preferem tapar o sol com a peneira para poupar as iniciativas opensource do que ver o óbvio.

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/12/2011 às 12:40 pm

    “Sei que o sentimento anti-Microsoft por aqui é grande”

    Não só é grande como grandemente justificado.

    “quem está lucrando em cima do Android sem oferecer a devida qualidade do sistema”

    “que corrigem essas brechas”

    “tem, SIM, brechas de segurança”

    Declarar que um determinado sistema não tem qualidade sem oferecer evidências concretas do que se está falando é FUD, uma estratégia típica da Microsoft e seus colaboradores. Quer ser ouvido por aqui, então “mate a cobra e mostre o pau”. Quando falar em “brechas”, diga quais brechas são ou acostume-se com o fato de não receber crédito.

    A “evidência” que vc. forneceu não diz absolutamente nada. O “hacker” fez que nem você: levantou a poeira, quando solicitaram uma exposição ele não compareceu e ao ser confrontado pela Google, pipocou. Faria a mesma pergunta que fiz pra você: cadê a evidência?

    ” espero que você mesmo tenha a maturidade de ir pesquisar sobre falhas no Android”

    Por que? Não fui em quem levantei a existência de problemas no Android. O ônus da prova não é meu: é seu!

    “vamos prometer que os novos smartphones com ICS serão atualizados por pelo menos 1 ano e meio”

    Eu não vi nenhuma promessa sendo feita, conforme vc. afirma. A Google (ok, descontando a subsidiária Motorola Mobile) não fabrica telefones, então não tem clientes para ouvirem suas “promessas”. A palavra “promessa” até onde eu sei nunca foi dita. Foi dito é “estamos fazendo acordos para que os telefones com ICS sejam atualizados”. E era verdade: acordos estavam sendo feitos. Se os fabricantes vão honrar os acordos ou não é outra história. Eu não tenho como atribuir à Google o adjetivo de demagoga nesse caso.

    “o que estou dizendo é que essa política que pará-lo completamente no tempo é ainda mais perigosa do que uma plataforma que já é imperfeita, mas que recebe atualizações constantes”

    Desculpa, mas essa é uma noção bem estranha… Significa que uma plataforma que já possui uma backdoor óbvia (que não era pra ser descoberta mas foi) e que na próxima versão ficará menos óbvia, é mais segura do que uma que não possui backdoors e por isso não precisa consertar o problema que não existe?

    Bem estranho. Eu achava que só consertamos o que está quebrado…

    “preocupo caso alguém consiga ter acesso a ele através do Market, por exemplo”

    Acredito que todo mundo se preocupa. Tanto que nenhum problema desse tipo jamais foi identificado ou documentado.

    Resumindo, @Gabriel: FUD, FUD, FUD. Você não apresenta nada de concreto. Como espera ser ouvido? Eu não sou nenhuma das empresas manés que se preocuparam com ameaças vazias e pagaram à MS royalties baseados apenas em suposições e possibilidades.

    spif (usuário não registrado) em 28/12/2011 às 8:26 pm

    Sobre a promessa feita pela Android Update Alliance:

    http://www.tested.com/news/can-googles-android-update-alliance-fulfill-its-promises/3308/

    “At Google I/O back in May, Google made a pledge: the Android Update Alliance would see Android partners bring new versions of the operating system to their devices within 18 months”

    http://www.techradar.com/news/phone-and-communications/mobile-phones/android-forges-alliance-for-consistent-os-updates-954283

    “While this is likely to be a US-only alliance at present, the manufacturers have promised the very latest Android updates for new handsets in the first 18 months after they go on sale.”

    http://androidjet.com/has-the-android-update-alliance-failed-before-it-really-started/

    “Perhaps the biggest story to come out of Google I/O back in May 2011 was the Android Update Alliance. The Android Update Alliance consisted of all the big players in the Android industry, encompassing all U.S. carriers and handset makers. The Alliance promised that for every device released after Google I/O, it would see updates to the latest version of Android for at least 18 months after launch.”

    Cheque os seus fatos corretamente Porfirio.

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/12/2011 às 9:54 pm

    Não vejo nenhuma discrepância, @Spif. Leia os textos que vc. mesmo posta com mais atenção.

    Passei aqui para acrescentar a notícia de última hora: embora não seja posição oficial, a Samsung deverá resolver o problema de forma “criativa”: uma versão do Android especialmente feita para esses aparelhos: algo como um Gingerbread+ ou um ICS lite. Assim ela espera contornar as limitações de hardware que ela viu nesses dispositivos.

    De fato, há muita coisa no ICS que o hardware desses aparelhos não tem como suportar mesmo, então não tem motivo para manter, na minha opinião. Vamos ver o que o futuro próximo trará.

    Gabriel (usuário não registrado) em 28/12/2011 às 11:26 pm

    @Porfírio
    Assumir que um sistema não é perfeito, assim como qualquer outro sistema, agora é “Declarar que um determinado sistema NÃO TEM QUALIDADE sem oferecer evidências concretas do que se está falando é FUD, uma estratégia típica da Microsoft e seus colaboradores.”?
    Agora eu sou da Microsoft? O mundo inteiro é da Microsoft? Largue de ser paranoico, cara! Então todo mundo que reclama de falta de atualizações dos aparelhos Android pelas FABRICANTES são da Microsoft?
    Na boa, cansei de ti… Nem vou me dar mais ao trabalho de te responder mais. Quando foi que eu disse que o sistema Android NÃO tinha qualidade? Isso pra mim é discurso de fanboy, e fanboy, seja do que for, eu não tenho paciência… Mesmo que você ache que o open source é a salvação para todas as mazelas mundiais… Parece defender mais um sistema operacional do que a felicidade da própria vida, sinceramente, vai se tratar. Feliz ano novo pra você.

    spif (usuário não registrado) em 29/12/2011 às 12:38 am

    Gabriel, se vc discorda do Google, você é da Microsoft.

    Esse é o problema dos Fanboys.

    Xinuo (usuário não registrado) em 29/12/2011 às 8:16 am

    @spif, o problema é que na internet (e na vida) não se tem certeza das motivações das pessoas por trás dos comentários, na internet é pior pois não se comprova nada, desde o nome de quem comenta, passando pelo sexo, idade, etc. Tive uma discussão com um fanboy da Microsoft no Hardware.com onde o cara defendia a dita, contra meu argumento do plugin que eles instalaram secretamente no Firefox (algo indefensável), uma hora o cara falou que não trabalhava na Microsoft, mais adoraria trabalhar lá, mas que mesmo não trabalhando ganhava muito dinheiro com produtos dela. Para mim, dá quase no mesmo, a um crítica a empresa do coração o fanboy toma como pessoal e fez ataque pessoais contra quem falou e mais esse que ganhava dinheiro com a Microsoft, ele acreditava estar defendendo o ganha pão dele, se eu tivesse dito que o tal trabalhava na Microsoft, seria uma mentira, mas considerando os fatos eu teria um grau de razão.

    Então @Spif, mesmo que @Porfirio tivesse dito diretamente que o @Gabriel era da Microsoft, coisa que não fez, ele poderia não estar totalmente errado sobre a estreiteza da relação dele com essa empresa e nem vc, a menos que vc conheça o @Gabriel.

    Mas deixando essas suposições de lado, vamos aos fatos, estamos num blog de software livre, então vem alguém e diz que vai comprar um celular com um sistema dos mais fechados e que passa longe da definição de livre. É tb fato que o mesmo fez uma propaganda do produto, ao declarar sua preferência. O que fazer, o que dizer? Nada, azar o dele, oras. Caso o @Gabriel fizesse uma declaração falsa aí que se poderia trabalhar mais o assunto.

    Por exemplo, quanto ao argumento dele de pronta atualização do WP7, tenho informações que não é bem assim, um usuário do sistema (num tópico lá Gizmodo) escreveu claramente que não recebeu ainda a última atualização liberada, ele supõe que a culpa seja da operadora.

    Ainda sobre essas atualizações da Microsoft, eu até acredito que eles farão, visto que entregaram um sistema que ainda não estava pronto e como detectaram que isso é um ponto a desejar nos muitos produtos com Android então vão trabalhar em cima disso. Mas eles fazem isso, não por ser bonzinhos, mas por necessidade, anda mais por terem entregue um sistema bem cru e beta ainda. Mas eles soltaram ontem a notícia sobre as versões programadas (ver Gizmodo) e entendi que haverá versões específicas para outras categorias de smarts no final de 2012, ou seja, os atuais não receberão a versão.

    Mas a Microsoft está mesmo desesperada para fazer dar certo o WP, e isso foi detectado pelos próprios consumidores nos EUA, onde o produto falhou catastroficamente. Os consumidores relacionaram tanta promoção que a MS com esse sistema com o desespero dela para faze-los vingar. Vejam a informação abaixo, a operadora depois de ter tentado comercializar o produto por 3 meses, fez uma promoção leve 2 e pague 1, para ver se liberava o estoque.

    Xinuo (usuário não registrado) em 29/12/2011 às 8:45 am

    Taí o link que fiquei devendo pelo post acima:

    http://www.tecmundo.com.br/m/13893.htm

    O link acima não foi legal, melhor o abaixo que mostra a reportagem completa e o infográfico, com a informação de que houve a promoção de leve 2 e pague 1, por parte da operadora AT&T para desovar o estoque:

    http://www.tecmundo.com.br/infografico/13893-os-maiores-fracassos-da-microsoft-infografico-.htm

    Spif (usuário não registrado) em 29/12/2011 às 10:17 am

    O problema é que a mentalidade fechada de vocês cabe somente as seguinte palavras: “Mas a Microsoft”.

    É ridículo que pessoas que se achem inteligente voltam sempre para surrar o mesmo cavalo morto. Sejamos francos, a Microsoft já passou dessa posição de monstro que vocês dizem.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 29/12/2011 às 10:38 am

    As pessoas vem aqui reclamar do Android, que tem seus defeitos mesmo, mas daí vem dizer que vão usar RedmondPhone, porque esse é confiável e blablabla…

    Por favor, vão querer usar sistema que ninguém viu, ninguém vê, dizendo que esse sim é do bom?

    Parece comercial de sabonete. Com um dia de mercado já tem “depoimentos espontâneos” de gente que diz estar satisfeita por anos de uso.

    Spif (usuário não registrado) em 29/12/2011 às 11:57 am

    @Weber, O guilherme não fala que o Windows Phone 7.5 é melhor. Ele diz que prefere optar por ele ou o iPhone na próxima troca. Eu consigo compreender isso.

    O modelo de atualização de ambos é muito superior, e as empresas tem uma relação melhor com os clientes. As Apps stores são menos relaxadas nas aprovações. Além do quê, a “liberdade” do Android é meio limitada. O rapaz tem o direito de escolher o que bem entende, ou vc acha que ele deve ser forçado a usar o Android?

    Mas ele mesmo assim ainda quis se manter aberto ao Android,e ainda manteve a porta aberta: “A minha única solução em continuar no Android será a venda do Galaxy Nexus e dos próximos Nexus no Brasil…”.

    O que vocês, fanboys, deveriam ter feito, se prezam a plataforma, era ter conversado com ele e tentado aconselhar um fabricante melhor, um modelo mais ao gosto dele. Mas não, preferiram atacar com paus e pedras.

    Isso é o problema com quem não aceita crítica.

Este post é antigo (2011-12-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.