Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


PC World: Motorola Xoom mostra que hardware não é tudo

Saiu o review completo do tablet da Motorola na PC World brasileira, que recebeu da empresa um dos modelos que está chegando ao varejo brasileiro ao preço sugerido de R$ 1899. Permaneço na torcida para que surja logo um produto que dê as melhores condições ao crescimento do Android na arena dos tablets!

Trecho:

Com processador dual-core, 1 GB de RAM e duas câmeras, tablet é certamente poderoso. Mas com um sistema instável e poucos aplicativos, de que isso adianta?

Desde seu lançamento, há pouco mais de um ano, o iPad domina o mercado de tablets. E sempre que se fala em um concorrente o primeiro impulso é comparar as fichas técnicas para provar que “X é melhor” porque a câmera tem 2 MP a mais ou o processador é 500 MHz mais rápido.

Quem faz isso se esquece que de nada adianta bom hardware se não há software que tire proveito dele. Foi por isso que a primeira geração de “matadores de iPad” não obteve o mesmo sucesso do produto da Apple: ou utilizavam um sistema operacional completamente inadequado para a tarefa, como o Windows 7, ou tentavam improvisar uma solução adaptando uma versão do Android feita para smartphones, como no Samsung Galaxy Tab, que apesar da tela grande não dava ao usuário nenhuma vantagem no dia-a-dia em relação a um smartphone com hardware similar.

Reconhecendo a necessidade de software adequado a Google colocou a mão na massa e criou o Android 3.0, codinome “Honeycomb”, a primeira versão de seu sistema realmente otimizada para tablets, com uma interface reprojetada e vários recursos que permitirão aos desenvolvedores tirar proveito de telas grandes, múltiplas câmeras e processadores poderosos.

E junto com o Honeycomb chega às lojas uma segunda onda de tablets Android, melhor equipados para brigar com o iPad. O Motorola Xoom foi o primeiro representante desta segunda geração a chegar ao mercado nos EUA, e é também o primeiro no Brasil. Com fabricação local, o (…) (via pcworld.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 9:29 am

    Esse erro também dá no nosso Galaxy Tab de testes. Realmente muito feio um produto caro desses dar um erro tão ridículo em um software essencial do sistema como o email..

    Esse erro do Gmail (aqui pelo menos) é causado por uma atualização no software, que não consegue atualizar o banco de dados local e o sistema fica com software novo e banco de dados desatualizado, aí quando você abre ele, dispara excessão..

    Ou seja, um erro estúpido e ridículo. Em um software que fica tudo na rede, porque diabos o instalador simplesmente não dá um wipeout no banco local e instala corretamente?

    Sinceramente, eu sempre dizia que seria legal se o Google lançasse um SO, mas estou realmente muito decepcionado com a falta de qualidade…

    O que vai ficando claro é que o sistema Android, apesar de ser um sucesso nos smartphones, é um fracasso nos tablets. E com todos os fabricantes optando por esse sistema, a tendência é que a liderança da Apple nos tablets jamais seja ameaçada.
    E ainda tem o problema da falta de atualizações. Ou seja, a não ser que essas empresas mudem a política de atualizações, é bem provável que quem comprar hoje um tablet com esses problemas de software tenha que conviver com eles até trocar de aparelho. Pagando caro por um equipamento em estágio alpha, sem nem ter o direito de atualizar para o beta.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 11:05 am

    Todos não boi, lembrando que a HP vai lançar um tablet usando WebOS, um sistema muito bonito diga-se de passagem, e muito mais GNU/Linux do que o Android, visto que está muito mais alinhado com o upstream do que o sistema do Google

    Glauco (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 11:18 am

    Ainda tenho esperança que o WebOS ou o Meego vão salvar o Linux nos Tablets.

    Foi um erro a Motorola e o Google lançarem essa versão inacabada do Android, software embarcado em geral tem que ser muito estável, ou se queima, afinal você não tem opção de instalar outro sistema operacional nesses tablets.

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 11:39 am

    Ridículo esse REVIEW, se é que podemos considera-lo com um… Pegaram um Screenshot e pronto está feito nosso rEVIEW. O erro no aplicativo pode ter sido ocasionado por diversos fatores incluindo o próprio APP.
    Meu colega de trabalho até hoje tenta parear o Ipone com qualquer outro aparelho e necas… esqueci… ele consegue conectar com o Ipad dele… que também volta e meia apresenta alguns travamentos… Claro que o Android amadurecer mais, porém ainda assim eu prefiro um Tablet com Android que um com IOS.

    Rafael Rigues (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 11:54 am

    Caro Marcos: o artigo foi elaborado ao longo de uma semana e tem mais de 8 mil caracteres, três fotos e um vídeo, e ainda há mais material sobre o Xoom (incluindo dois outros vídeos) no canal da PCWorldBrasil no YouTube. Se isso não é um review, pode me esclarecer o que é?

    Marcos de Oliveira (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 12:04 pm

    Reviewzinho safado hein… Bom, serve pra dar papo pra galera, kkk

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 12:10 pm

    Claro…, apenas falácias de um individuo !

    mAD (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 12:43 pm

    Contra fatos não há argumentos!

    é por isso que eua adoro reviwes destrutivos heheheh….

    eu fico sabendo muito mais sobre um sistema quando alguém que até mostra uma tendência para um lado avalia o lado do outro. Ver um david pogue falando sobre o playbook me diz mais sobre o sistema que quando ele fala sobre o iPad http://ur1.ca/40owu .

    Ainda tenho esperança que o WebOS ou o Meego vão salvar o Linux nos Tablets.

    talvez se o meego se tornar um projeto mais comunitário, quanto ao webOS não seria tão crente assim.

    O que vai ficando claro é que o sistema Android, apesar de ser um sucesso nos smartphones, é um fracasso nos tablets

    não creio, o sucesso ou insucesso do android nesse setor deve ser creditado também ás estratégias dos fabricantes. As vezes eu penso que o mercado para tablets de 7″ é que é muito pequeno mesmo.

    E ainda tem o problema da falta de atualizações. Ou seja, a não ser que essas empresas mudem a política de atualizações, é bem provável que quem comprar hoje um tablet com esses problemas de software tenha que conviver com eles até trocar de aparelho.

    Google já se tocou disso e está anuncaindo aos poucos mudanças para conter a fragmentação do android.

    PS: o título do artigo é muito bom mesmo, hardware não é tudo.

    Scheldon (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 2:14 pm

    Pura, não consegui ler, o cara simplesmente cria um mundinho o de a Apple é perfeita e o resto é lixo(sem perceber que é justamente o contrário), cara, Apple idas me dão nojo.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 2:39 pm

    Scheldon, Marcio e Marcos:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Denial

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 2:41 pm

    Por que você acha isso do WebOS ericodc? É baseado em Linux, o seu design é fantástico e a HP tem força para colocar ele para vender no mundo inteiro.

    Se a HP não estragar o software que a Palm fez, vai ser um produto massa pra caramba

    @Paulo Cesar , embora a proposta do WebOS seja legal (as aplicações são todas web), ele é o mais fechado dos sistemas derivados do Linux para mobile. Ok, talvez não, pq tem o bada…, mas vc entendeu :-)

    Eu apostaria no Meego, mas não creio que açguém vai tirar a coroa do iPad. A Apple pode ser a empresa mais mercenária do mundo – não é, mas está quase lá – mas uma coisa é certa: ela não se importa com custos, só com qualidade. Em qualidade e criatividade ela é imbatível.

    Em matéria de hardware e integração de soft+hard não há quem a supere. Não sou baba-ovo da Apple nem nada, mas acho que reconhecer suas qualidades é o mínimo que posso fazer.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 3:54 pm

    Sinceramente Leandro, eu já perdi a fé em frontend puramente open source. É geralmente um monte de programador que não entende bulhufas de design brigando uns com os outros para que o software siga o seu modelo mental particular… É só ver a bagunça KDE Plasma x Gnome Shell x Unity

    foobob (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 5:34 pm

    hardware não é tudo mesmo, que o diga o sucesso do Wii da Nintendo. E nesse caso, aparentemente nem software também. kkkk

    mas no caso do Xoom e outros tablets Android o diferencial para o iPad são só 2: preço e marketing. A Apple ganha nos 2.

    Estava vendo agora as notícias sobre o Xoom, e vi sem nenhuma surpresa que é um completo fracasso de vendas. As estimativas são de que a Motorola tenha conseguido vender apenas de 5 a 15% das unidades produzidas. Precisa dizer mais alguma coisa sobre essa bomba?

    A Motorola errou na estratégia de colocar o preço no produto. Tb apostou errado em colocar um Android ainda verde para tentar concertá-lo via atualizações, estratégia muito usada pela Microsoft, p. ex.

    Não faz sentido duvidar que a Motorola pretendia atualizar o SO, visto que nessa versão 3, a Google quer manter a rédea curta, sendo que a própria Motorola noticiou que não fez alterações em cima da versão 3 (não vem nem com MotoBlur) e, sendo só WiFi, as atualizações não passam pelo crivo das operadoras de celular.

    O articulista dá a vitória para o iPad, mais por conta do software, então o Xoom têm conserto.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 27/04/2011 às 9:17 am

    Cara, estava fazendo uma análise dos últimos artigos por aqui sobre os concorrentes do ipad no brasil e são todos meio trollescos. Tô começando a ficar com dúvidas sobre a isenção do br-linux…

    A foto pegou muito mal, me pareceu bem covarde. Dá a falsa impressão de que esse tablet é ruim, só dá erro, quando todos nós sabemos que um app mal testado em execução (ou como serviço em background) pode travar.

    Existem inúmeros bons reviews desse tablet. Dar tanta atenção a esse, junto com outras notícias atacando o Android me parece estranho, pra dizer o mínimo. As notícias em conjunto começam a parecer uma campanha, e isso me assusta.

    A chamada do artigo ataca de forma suspeita o que o dispositivo tem de melhor frente ao pobrezinho do ipad: o hardware. Que por sinal é melhor mesmo. Ainda que não houvesse NENHUM soft pra ele ainda seria vantagem, pq eu posso usar melhor os antigos e aguardar os novos sem ter que trocar o aparelho por um mais novo.

    Enquanto isso o ipad 2 permanece, para mim, com o status de peso de papel de luxo (ainda q esteja sendo vendido como sendo tudo o que vc precisa em um tablet: se ele não tem, vc não tem necessidade de ter).

    Essa noção de que o Android não atende nos tablets é fictícia: sou usuário de um galaxy 7 pol. de primeira geração, ainda com um pobre e modesto Froyo 2.2, e se alguém quiser trocar até mesmo por um ipad 2 eu não troco: o meu ainda me serve melhor.

    Dentre as minhas opções de tablets grandes de segunda geração, eu tinha até tirado o Xoom da lista. Depois desse «artigo» suspeito, mudei de idéia. Se, depois de todos esses ataques, isso for o pior a ser dito dele, ele ainda parece um bom tablet.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 27/04/2011 às 9:28 am

    @Emanuel:
    Ainda bem que vem sem motoblur. É um consumidor voraz de energia e o motivo pelo qual não compro mais celulares dá motorola.

    Um dos meus critérios para novo tablet é: só o Honeycomb, mais nada além dele e sem nenhuma restrição.

    Copernico, como eu escrevi na introdução deste post, eu permaneço na torcida para que surja logo um produto que dê as melhores condições ao crescimento do Android na arena dos tablets.

    Os modelos que eu vi à venda no Brasil até o momento, na minha opinião, merecem as reações negativas que recebem da imprensa, e a acolhida morna por parte dos consumidores (ambas as reações no âmbito internacional, mas visíveis também por aqui).

    Como disse ontem o fundador da Dell, tudo indica que este jogo ainda vá virar a favor dos tablets com Android. Eu acredito nisso também, mas não é razão para fingir que estes primeiros modelos mereceriam ser acolhidos da mesma forma que se imagina que ocorrerá com os que chegarão no futuro.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 27/04/2011 às 2:32 pm

    Oi Augusto. Obrigado pela atenção.

    O problema é que não é questão de fingir que os dispositivos são perfeitos (nenhum é, nem os da Apple) e sim que esse review é visivelmente exagerado e tendencioso.

    A foto que acompanha o artigo é ofensiva e denigre o produto sem a cautela de apresentar informações técnicas suficientes para o diagnóstico (eu posso derrubar o gmail no Android a hora q eu quiser, basta programar de propósito um Service gerador de leaks ou comedor de banda em loop. Um outro app pode ser o causador da falha fotografada ou alguma condição. Quando um app falha no win, meu linux ou iOS, eu não mando a foto para um blog para malhar o sistema: um aplicativo caiu, não é um kernel panic): dá a impressão de que se eu comprar um Xoom, não vou poder ver meus e-mails nele pq o gmail trava, ou o sistema é tão ruim que nem o gmail roda: é o que a propaganda visual diz, e é uma mentira deslavada. Em suma: troll, desinformação e FUD.

    Eu não sou o único comentarista por aqui que tem a impressão de que as notícias sobre o Android estão um pouco tendenciosas (e, como todos os outros, espero estar errado). Existem reviews positivos também desses produtos, mas eles estão ficando um pouco raros por aqui. Se a idéia for ser imparcial, ótimo. Mas os dois lados da história deveriam estar presentes, certo?

    Pra escolher o meu tablet de segunda geração, eu estou comparando configurações de hardware, custo- benefício, consumo de energia, desempenho e outros fatores (e sim, Android 3 é um requisito). Sugiro que outros consumidores façam o mesmo, ao invés de e guiar por reviews tendenciosas com cara de “vc deveria comprar um ipad”.

    Copernico, sempre que você encontrar um review de produto com Android que julgar interessante de ser repercutido aqui no BR-Linux, por favor me envie por este formulário: http://br-linux.org/indicar – eu publico os que encontro e me chamam a atenção, mas certamente sempre há muitos outros que não chego a ler mas se encaixariam muito bem na pauta.

    Como você chamou o texto de “propaganda”, me vejo obrigado a esclarecer, entretanto: não publico análises aqui com interesse em fazer “propaganda”, e concordo plenamente que nenhum leitor deve tomar decisões de compra com base em um único review, seja ele favorável ou contrário a qualquer produto.

    Sobre este review da PC World que estamos comentando no momento, trata-se de um artigo publicado por lá que tem 4 ilustrações. Só uma delas, entretanto, era adequada ao trecho que critica os aplicativos, e foi essa que eu selecionei. Eu poderia ter ilustrado o trecho da chamada usando a foto do conteúdo da caixa, ou a foto que exemplifica a capacidade da câmera, ou com outra que mostra simplesmente o aspecto do produto, mas havia esta na qual vi associação com a ideia do problema narrado, e acredito que fiz a escolha certa.

    Sobre o erro, que você diz que denigre a imagem do produto, eu concordo: denigre mesmo, ainda mais em se tratando de um aplicativo on-line do mesmo autor do sistema operacional usado pela Motorola no produto.

    Mas a hipótese de que a PC World forçou artificialmente o erro para poder fotografá-lo é “visivelmente exagerada e tendenciosa”. Curiosamente o primeiro comentário da notícia, inserido pelo Paulo César, explica a origem do mesmo erro, observado também por ele em um produto concorrente. Vou citar: “(…) Esse erro do Gmail (aqui pelo menos) é causado por uma atualização no software, que não consegue atualizar o banco de dados local e o sistema fica com software novo e banco de dados desatualizado, aí quando você abre ele, dispara excessão.. Ou seja, um erro estúpido e ridículo. (…)”

    Sobre o review ser “visivelmente exagerado e tendencioso”, eu discordo de você: li e reli o review da PC World (e não apenas o trecho reproduzido aqui na nossa chamada), e me parece que todas as conclusões são sustentadas em fatos observados durante os testes, ou em comparações com o que outros dispositivos da mesma classe e disponíveis hoje no mercado apresentam.

    Concordo especialmente com este trecho da conclusão: “São situações que tendem a melhorar com o tempo, e em seis meses o cenário pode ser completamente diferente. Entretanto, ninguém compra um tablet de quase R$ 2 mil para colocar na gaveta e usá-lo só daqui a seis meses.”

Este post é antigo (2011-04-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.