Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mozilla detalha seus planos para “matar” Firefox 3.5

Trecho do IDG Now:

Em medida inédita, cerca de 12 milhões de usuários da versão antiga vão receber, de forma automática, uma atualização para a versão 3.6.

A Mozilla planeja conduzir os 12 milhões de usuários do velho Firefox 3.5 para uma versão mais nova em junho, com a inédita medida de atualizar o navegador de forma automática.

Lançado em 2009, o Firefox 3.5 já está na UTI – a derradeira atualização de segurança para o navegador ocorreu há três semanas.

Em junho, contudo, a Mozilla vai usar outra estratégia para “matar” o Firefox 3.5, segundo explicações divulgadas no site da organização.

Ao mesmo tempo que continuará a “mostrar a isca” do Firefox 4 aos usuários de versões antigas – a Mozilla começou a oferecer, na semana passada, uma atualização para o Firefox 4 aos que usam o Firefox 3.5 e 3.6 –, ela vai “forçar o 3.6 aos reticentes do 3.5 que não quiseram nem a versão 4 nem a 3.6”, escreveu Christian Legnitto, gerente de versões do Firefox, em uma mensagem publicada para desenvolvedores.

Mais tarde, Legnitto disse que sua escolha da palavra “forçar” foi infeliz e ressaltou que apenas os usuários do Firefox 3.5 que ativaram a opção de atualizações automáticas serão levados ao Firefox 3.6 automaticamente. (…) (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Juninho (usuário não registrado) em 17/05/2011 às 7:31 am

    Eu sou contra “forçar” os usuários a migrar versões de Software…

    Uma coisa é o software dar uma mensagem de erro tipo “Parei de funcionar… Se quiser, atualize…” como faz[ia?] o MSN Messenger, outra totalmente diferente é “forçar” o usuário e atualizar algo sem seu consentimento…

    No mais, acho que navegadores tinham que ter prazos de validade sim, para manter uma Web mais “padronizada” (como se a culpa fosse só dos navegadores)… mas, sempre tem o caso dos pcs mais antigos, usados em telecentros, etc…

    Jafé (usuário não registrado) em 17/05/2011 às 7:58 am

    Mas não vejo necessariamente como uma ‘forçação’, uma vez que os usuários que estão com o sistema de atualização automática ligado é que terão o upgrade. Quem não quiser, desliga.

    Juninho (usuário não registrado) em 17/05/2011 às 8:46 am

    Sim, @Jafé, mas isso foi só explicado depois…
    Ou seja, não há nenhuma novidade… o recurso atualização automática já existe há tempos…

    O que acontece é que pela “manchete” ergue-se uma questão: os produtores de Software tem o direito de fazer o que não foi pedido? Sem o consentimento do usuário?

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 17/05/2011 às 9:30 am

    Eu já acho que deveriam forçar sem o usuário perceber. Afinal, a mudança do 3.5 ao 3.6 é suave (é apenas uma subversão), e o usuário só tem a ganhar.

    André Moraes (usuário não registrado) em 17/05/2011 às 9:46 am

    @Juninho

    Não vejo nada D+ nisso.
    Quem usa o update automático quer duas coisas: versão atualizada de software e não quer se preocupar com atualizações todo dia.

    Tá mais que certo a Mozilla fazer isso, ao permitir que as atualizações automáticas continuem o usuário permite esse tipo de comportamento da empresa de software.

    Só seria uma imposição se a Mozilla não permitisse que o usuário desligasse a atualização automática, ou mesmo com ela desligada a mozilla ainda efetuasse a alteração.

    Sem contar que a Mozilla é uma das empresas que mais defende a liberdade, privacidade e outros direitos de seus usuários. Os caras não iam perder esse diferencial só pra atualizar todo mundo para o FF4.

    Mauro (usuário não registrado) em 17/05/2011 às 10:21 am

    O problema que vejo está nas extensões e plugins. É problemático se não houver uma rotina de checagem que pare, avise e peça para prosseguir ou reverter à versão anterior caso não existir alguma extensão ou plugin compatível com a nova versão.

    ari (usuário não registrado) em 17/05/2011 às 11:44 am

    é eu usei o ffox 4 porem tive q abandonar pois o sistema de segurança do banco tava dando pau! como é q eu vou largar a 3.6 só pq “Eles” querem…???

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 17/05/2011 às 12:15 pm

    ari: eles vão atualizar da 3.5 pra 3.6

    Denis (usuário não registrado) em 17/05/2011 às 12:46 pm

    @ari,
    Há meios não muito trabalhosos de contornar esse problema.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 17/05/2011 às 12:59 pm

    Isto acaba com a fragmentação das versões.

    Celio Alves (usuário não registrado) em 17/05/2011 às 2:58 pm

    O problema deste tipo de atualização será para aqueles que ainda usam distros antigas que vem com o Firefox 3.5 e não possuem mais atualização via repositório.

    Marcos (usuário não registrado) em 17/05/2011 às 3:32 pm

    Vantagens e desvantagens.

    Particularmente sou favorável a atualização automática porque fica mais simples pro usuário comum e aumenta a seguranca dele, já que a maioria não entende dos riscos.

    Mas essas atualizacões precisam ser abertas e código fonte liberado. Senão, quem me garante que a empresa não poderia colocar um código malicioso ou que violasse a privacidade do usuário sem que eles permitissem?

    Caren (usuário não registrado) em 17/05/2011 às 6:54 pm

    Também atualizei para o 4 e reverti por causa do site do banco. Assim que resolver isso atualizo sem problemas.

    Bremm (usuário não registrado) em 17/05/2011 às 7:28 pm

    @Ari e Caren

    Qual(is) banco(s) vocês usam? aqui, pelo Banrisul, o Firefox 4 funciona perfeitamente.

    Marcos (usuário não registrado) em 17/05/2011 às 11:26 pm

    No começo eu tinha problemas com o BB, hoje ele já funciona. E o Bradesco também já testei e funcionou.

    Daniel (usuário não registrado) em 18/05/2011 às 12:42 am

    Reverti para a “velha” versão 3.6 depois que não encontrei alguns recursos que utilizava, como o “Bookmarks all Tabs” e um outro que não lembro.
    Descobri que esse recurso ainda está disponivel na versão 4, mas por teclas de atalho. Remover recursos do Menu e deixar “oculto” sob teclas de atalho não é uma decisão muito acertada (para muitos usuários).

    Rafael Raposo (usuário não registrado) em 22/05/2011 às 5:41 pm

    Esse lance de que o problema é a extensão é complicado. Primeiro, que o principal, que é a navegação na internet é aprimorado a cada versão. Complementos, como o próprio nome diz, é só algo a mais, e a Mozilla não tem como controlá-los, já que são de terceiros. Cabe a esses manterem seus complementos atualizados, se não o fizerem, acho que você deve desconfiar da qualidade, ou se ele não foi abandonado (o que abre uma brecha de segurança, já que as falhas não serão corrigidas), ou seja, se tiver algum complemento que só funcione num Firefox de 2009 corra dele!

Este post é antigo (2011-05-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.