Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google pretende fechar código do Android

Enviado por Jeremias Zerbini (jzerbiniΘgmail·com):

“Shona Brown, vice-presidente sênior de operações comerciais do Google anunciou hoje que, em reunião com o conselho de desenvolvimento do Android, sistema operacional para celulares em maior crescimento atualmente, que deverão fechar o código-fonte deste para evitar futuros conflitos com a Oracle, e para minimizar a fragmentação e personalização desenfreada do software.

Mark Hurd, ex-presidente da Hewlett-Packard, atual presidente da Oracle se pronunciou, dizendo que a medida veio em boa hora: “Todos sabemos da força do Google mundialmente, porém basta um escorregão para um gigante cair”.

Larry Page e Sergey Brin preferiram não comentar diretamente a frase dita por Mark. Em poucas palavras, disseram apenas que “Todos nós conhecemos o passado dele [Mark]. Não acredito que devamos levar tudo o que ele diz em conta”.

Os executivos da gigante de buscas online disseram que prevêem um movimento de retaliação forte da comunidade Open Source, mas acreditam que ao longo prazo, todos irão compreender a decisão e que “é para o melhor” do Android que ele seja fechado. A medida, segundo estes, traria outro benefício secundário – aumentar a segurança da plataforma para celulares. Faz sentido, uma vez que software de código fechado é comprovadamente mais seguro do que a alternativa livre.

Grupos de usuários ao redor do mundo já se preparam para lançarem forks, mas acredita-se que nenhum terá tanta visibilidade e influência quanto o original. Um em especial, já inclusive registrou a marca da versão derivada – FreedroidFX Special Edition 2.0 Nos próximos dias a redação do blog espera receber manifestos de grandes concorrentes como Apple e Nokia.” [referência: lsmod.net]


Nota: Este post participa das comemorações mundiais realizadas imediatamente após o término do mês de março, quando jornais, emissoras, sites e outros meios de comunicação celebram com bom humor a tradição associada à data, e convidam seus leitores a fazer o mesmo. A notícia publicada no post é uma paródia sem base em fatos reais, e todas as marcas citadas pertencem a seus respectivos proprietários, que não têm participação no ato.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Luiz (usuário não registrado) em 1/04/2011 às 1:32 pm

    Infelizmente não esta muito longe da realidade:
    -Desenvolvimento fechado
    -Acordos de exclusividade de acesso ao código
    -E a recente declaração de que o código da versão 3.0 não será liberado

    Tiago (usuário não registrado) em 1/04/2011 às 1:42 pm

    Eu quero ver mesmo é quando ao XperiaPlay (vulgo playstationPhone) ser lançado e a gente poder rodar os programas Playstation em qualquer Android!

    Brenno (usuário não registrado) em 1/04/2011 às 1:43 pm

    1° de abril?

    Marcos (usuário não registrado) em 1/04/2011 às 2:28 pm

    @Luiz, eles não disseram que não será liberado, mas que vai atrasar. E reafirmaram que vão continuar disponibilizando o fonte porque consideram isso um diferencial.

    Pra quem não acompanha os lançamentos do Android, o código fontes sempre chega meses depois dos primeiros lançamentos. O Honeycomb só vai demorar mais.

    Allan (usuário não registrado) em 1/04/2011 às 2:34 pm

    e tem gente que acredita fielmente que o android será proprietário.

    Sul (usuário não registrado) em 1/04/2011 às 2:37 pm

    “FreedroidFX Special Edition 2.0″ hahahaha

    Xdual (usuário não registrado) em 1/04/2011 às 2:49 pm

    Fala serio… quase caio pra traz…

    Frangolino (usuário não registrado) em 1/04/2011 às 9:21 pm

    Putz… eu caí…

    Jaldomir (usuário não registrado) em 1/04/2011 às 9:24 pm

    “…uma vez que software de código fechado é comprovadamente mais seguro do que a alternativa livre. ” Sim, por isso que o Windows é mais seguro que o Linux, náo é? De onde tiraram essa “maravilha da ignorância corporativa”?

    AAF (usuário não registrado) em 2/04/2011 às 12:55 pm

    Ainda prefiro o Symbian…

    psicoppardo (usuário não registrado) em 2/04/2011 às 1:48 pm

    Esse seria o sonho da apple e da Microsoft

    psicoppardo (usuário não registrado) em 2/04/2011 às 1:52 pm

    Agora falando realmente sério a marca @Android deveria ser preservada e controlada, como assim? Equipamentos que levem o nome Android deveriam ser homologados e controlados a nível de hardware pela google, inclusive aceitando atualizações como regra de contrato ou licença, os demais poderiam usar o código desde que alterassem o nome.

Este post é antigo (2011-04-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.