Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google: “Android é o sonho do desktop Linux virando realidade”

No post ‘Google: “Android is the Linux desktop dream come true”‘, o austríaco Der Standard publicou uma longa e interessante entrevista com Chris Di Bona, chefão sobre assuntos de código aberto no Google.

Sobre o assunto cuja citação foi escolhida para o título, ele tem algo mais a dizer: para ele, a grande questão é se as pessoas vão aceitar o desktop Linux com cara de Chrome OS, ou de Android. Ele acredita que sim, e sob esta definição, o desktop Linux irá se tornar bastante popular, na opinião dele. Mas ele acrescenta que não acha que o desktop Linux “clássico” vá algum dia se tornar tão popular quanto o Mac OS X ou o Windows.

Mas ele também fala de vários outros temas interessantes. Por exemplo:

  • O MySQL já foi o projeto open source mais importante dentro do Google, mas deixou de ser, e seu uso na maioria das aplicações internas foi substituído.
  • O Linux roda em todas os servidores em produção.
  • Nos últimos 5 anos o Google lançou 1300 projetos de código aberto, equivalente a cerca de 25 milhões de linhas de código.
  • Existe uma razão prática para a escolha da Apache como licença default para os projetos da empresa, mas quando há motivos para selecionar alguma outra, a autorização costuma ser concedida.
  • Ele desejaria que o código do Android 3.0 tivesse sido disponibilizado “mais cedo”, mas diz que confia em quem afirmou que ele sairá quando eles acharem que está pronto.
  • O Goobuntu é bastante usado internamente, especialmente entre os funcionários mais técnicos. Fora isso, há um pouco de Windows, e um bom número de Mac OS X.

Tem vários outros temas interessantes, recomendo a leitura! (via derstandard.at)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-07-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 12/07/2011 às 3:17 pm

    ‘ele acrescenta que não acha que o desktop Linux “clássico” vá algum dia se tornar tão popular quanto o Mac OS X ou o Windows.’

    Porque o segredo não está no software e sim no hardware. Enxergou computador, a pessoa acha q precisa windows. E isso não acontece com os tais “pos-pc”.

    Adoro computadores desktop, melhor custo benefício disparado.

    Mas se o desktop precisar acabar ou diminuir bastante pra ter mais diversidade de sistemas operacionais, que seja.

    Turambar (usuário não registrado) em 12/07/2011 às 3:20 pm

    Entrevista fantástica !

    Esse derstandard.at é um portal como o UOL, e mesmo assim os caras foram brilhantes nas perguntas, sem aquele lero-lero usual da mídia não-especializada.

    Sem contar que eles resolveram escrever em inglês, graças à Deus.. Ler algo em Alemão é impossível para o mero mortal aqui..
    =P

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 12/07/2011 às 3:31 pm

    Vi a foto agora..

    Esse Di Bona é clone jovem do Stallman :D

    foobob (usuário não registrado) em 12/07/2011 às 3:46 pm

    Mais que óbvio!

    Computação pessoal nunca mais será a mesma.

    Fabiano (usuário não registrado) em 12/07/2011 às 3:57 pm

    Vai demorar um pouco hein…

    psantos (usuário não registrado) em 12/07/2011 às 3:58 pm

    Ok. Mas primeiro vão ter que resolver estes problemas de patentes com a MS, a pinimba da Oracle/Java, etc…

    landeel (usuário não registrado) em 12/07/2011 às 4:45 pm

    A Microsoft está lucrando em cima.
    O Android não carrega o nome Linux, os leigos nem sabem que ele é baseado em Linux.
    Isto está meio longe de um sonho.

    ericodc (usuário não registrado) em 12/07/2011 às 5:00 pm

    então…

    google está migrando para algum tipo de noSQL…..

    a adoção do linux nos servidores do google é conhecida…

    1300? quero crer que ele esteja contando chromium, android… como formados por vários projetos até atingir esse número.

    apache se agrega bem ao tipo de empresa que google é, apenas isso, uma vez que o negócio deles, não é negociar binários.

    eu também acho que o código seja liberado, só espero que façam um merge e não insistam no fork, nos tablets só android insiste nisso.

    assistir a qualquer video “working on google…” dá pra ver que ainda tem mais win do que ele afirma.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 12/07/2011 às 5:10 pm

    A entrevista é boa, e até concordo quanto à parte de que o “Android é o sonho do desktop Linux virando realidade”, mas da pior forma possível.

    Spif (usuário não registrado) em 12/07/2011 às 5:35 pm

    @Tércio

    Concordo.

    Fãs do Google aos montes na arquibancada aplaudindo uma coisa, que não é o sistema operaciona livre que eles usam, dizer que eles é o sonho de liberdade e estabilidade realizado.

    Isso quando o Android já dá indícios de não ser livre ou estável.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 12/07/2011 às 7:12 pm

    Tércio Martins

    ‘A entrevista é boa, e até concordo quanto à parte de que o “Android é o sonho do desktop Linux virando realidade”, mas da pior forma possível.’

    Essa é pior forma possível? Tem muito o que piorar, exagero pouco é bobagem.

    Ainda resta confirmar se fontes de versões futuras vão ser liberadas ou não.

    Se forem, nada disso se confirma e realmente fica longe do “pior possível”, visto que continua se podendo criar forks/personalizações a la Cyanogen. Ao contrário de qualquer* outro sistema distribuido (de fábrica) hoje em dia.

    *Talvez o WebOS seja exceção, mas a própria HP não parece estimular o uso por outros fabricantes.

    Se forem

    Aurelio (usuário não registrado) em 12/07/2011 às 7:50 pm

    Acho que a interface dos SO dos tablets vão virar “padrão” para o desktop. São bem mais intuitivos e simples.

    O Windows 8 indo nesta direção, com isso o Androide pode sim ser o desktop Linux. Mesmo ele não sendo um “Linux” e nem levando este nome que hoje espanta a grande maioria dos usuário.

    Vai ser o SO Androide do Google, simples…

    Espero que projetos como KDE, Gnome, … vejam esta realidade, onde até mesmo o Windows esta abrindo espaço para os aplicativos em HTML5 rodando diretamente no desktop.

    Acho que os tablets estão abrindo um novo horizonte onde o Linux não esta presente até o momento, acho que vão perder o bonde de novo…

    Mario (usuário não registrado) em 12/07/2011 às 7:55 pm

    O Android no meu celular é tão RUIM quanto o Linux no meu notebook…

    A ainda mais, com esse monte de ROMs alternativas e versões bugadas não vai demorar muito pra virar a salada que virou o linux com a montanha de forks que existem…

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 12/07/2011 às 8:19 pm

    @Mario

    Quanta revolta kkkk

    Sou desenvolvedor a 6 anos, passei por pascal, delphi, cobol, c, c++, c#(nem quero me lembrar disso .net compact framework ¬¬”) e java.
    Android realmente quebra aquela coisa que Linux é difícil, qualquer um por $25 coloca uma App no Market, roda em celular pequeno, médio, grande, tablet PC(port para x86).
    É simples e rápido desenvolver nele, não sei como é no iphone, jah vi vários tuto para ele mas tenho pavor de mexer em macs, peguei um nojo dos macs quando mudaram de powerpc para intel e deixaram os powers na mão…

    Única coisa que falta é um louco por JS fazer a uma “VM” rodar as Apps do Android no browser, bom acho que isso será o próximo passo do google usando html5, começaram pelos Flashs :)

    Imagina fazer “port” 300 mil aplicações para tudo tudo q suportar html5(chrome, firefox…), coloca os dados dos aplicativos na nuvem e boa… acho que isso não está longe, porém aqui no Brasil com essa estrutura da internet nossa… acho que só em 2100 :)

    Aurelio (usuário não registrado) em 12/07/2011 às 8:21 pm

    Mas mesmo o Android sendo fragmentado ele esta ganhando mercado, e ganhando muita força.

    Casos de sucesso na critica especializada como é o Smartphone Samsung Galaxy S II mostra que ele chega a ser melhor que o Iphone 4 da tão poderosa Apple.

    A marca Google ja é muito forte, e o Android esta crescendo muito rápido também, e tem ainda o sucesso do Chrome.

    Desculpem mas no comentário anterior coloquei Androide, o certo é Android (aportuguesei o nome).

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 12/07/2011 às 8:29 pm

    Aurelio

    “Espero que projetos como KDE, Gnome, … vejam esta realidade, onde até mesmo o Windows esta abrindo espaço para os aplicativos em HTML5 rodando diretamente no desktop.”

    KDE já tem muito disso. Dá pra desenvolver muita coisa do sistema com JS, python, ruby e outras. Usando Janelas com visualização Webkit.

    Além disso o KDE tem modos de visualização apropriados a dispositivos menores.

    De Gnome sei menos, mas creio que a mudança para aquele novo Shell tem a ver com isso também. Ao menos facilitar o desenvolvimento para o futuro.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 12/07/2011 às 9:03 pm

    Sobre esse título, tem um comentário do Ryan Paul, editor do Arstechnica que eu acho bem correto:

    “Uma plataforma controlada por uma única empresa e fechada pelos fabricantes de hardware != o sonho do desktop linux virando realidade”

    Só para reafirmar, o Ubuntu que eu tenho no trabalho é open source, eu posso pegar o código fonte dele e modificá-lo. O Honeycomb que vem com o Xoom de um amigo meu não é. E nem vai ser pelo jeito.

    De fato, o Xoom é tão fechado quanto o iPad, se você for ver bem…

    pimentel (usuário não registrado) em 12/07/2011 às 9:27 pm

    No atual panorama chega a ser bom o fato do “Linux clássico” não se popularizar e ficar restrito a turminha mais Geek.

    E Porque eu digo isso?

    Eu não gostaria de ver a Microsoft avançando e faturando em cima dos fabricantes exigindo royalties alegando que distribuição X está violando uma de suas patentes absurdas como está acontecendo atualmente com o Android,tenho certeza que se o Android não tivesse se popularizando tanto a MS não estaria praticando essa extorsão contra os fabricantes,o problema da Microsoft é que ela se acostumou a administrar mercados em que ela detém o monopólio,por isso ela não consegue suportar concorrente,é mais fácil tentar destruí-lo do que vencê-lo com méritos próprios.
    Faz parte do capitalismo,diria alguns.
    Se você fosse dono da MS faria o mesmo,diria outros.

    Na minha modesta opinião,você vence um concorrente fazendo um produto melhor que o dele,se você sabota o concorrente para que ele não sobressaia é porque você não confia que seu produto seja tão bom assim.

    Luiz (usuário não registrado) em 12/07/2011 às 9:44 pm

    @Paulo Cesar

    Este eh o grande problema do android, e que fico indignado. Ele pode ate ser open source (e realmente é, tão que não é complicado encontrar os *.c dele). O problema é os fabricantes, como a Motorola no caso, que fecham o dispositivo para o usuário. O Ubuntu no seu trabalho, vc é administrador, vc alterá o que quiser. O Xoom do seu colega vc ate altera o source dele, mas o fabricante lhe impede de instalar o seu source alterado na maquina.

    Enquanto ficar nesta de: Google solta atualização e fabricante fica bloqueando atualização pq quer que o usuário “use a personalização do fabricante”, o android continuará fragmentado.

    Outra é esta de ser um linux, mas é tudo voltado para Windows a plataforma. Ate hj não entendo pq não há um “apt-get” ou “aptitude” da vida para aplicativos FREE. É linux, mas pouco eh compartilhado com a comunidade mesmo.

    @Weber Jr.

    Não sei para a vc, mas pra mim, aquele novo shell do ubuntu é td o que eu precisaria em um tablet. A mudança de shel para um com menus com aquela aparencia só resalta a minha vontade de uma versão ubuntu/kubunto (ou debian qualquer) rodando NATIVAMENTE em um tablet. Ai sim poderia chamar um tablet de pc, pq ate então, para mim continua sendo um smartphone com tela maior e que não faz ligação.

    Reginaldo Pereira (usuário não registrado) em 12/07/2011 às 10:19 pm

    1300? quero crer que ele esteja contando chromium, android… como formados por vários projetos até atingir esse número.

    Não precisa. A Google tem muitas bibliotecas, ferramentas, e outros projetos de software livre voltados a desenvolvedores. Por isso esses projetos não aparecem muito para um usuário final, mas estão lá, sendo usados em vários projetos que nem da Google são. Um exemplo: o Mumble, que é uma espécie de TeamSpeak livre, é extremamente dependente do ProtocolBuffers, que é uma ferramenta livre da Google.

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 12/07/2011 às 11:21 pm

    Uso e gosto do Android.

    Lewis (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 4:37 am

    @Paulo Cesar, saiu parte do codigo do Honeycomb, mas de qualquer forma, falar q qualquer Android é tão fechado quanto o iPad é uma mentira deslavada!

    Rodrigo Messias (usuário não registrado) em 13/07/2011 às 8:31 am

    Podia ao menos melhorar a questão dos updates. Ficar refém da operadora é o fim da picada! Você compra um smartphone com o 2.2 e ele já nasce morto… a política de updates é o calcanhar de aquiles, na minha opinião.

Este post é antigo (2011-07-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.