Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google adquirindo Motorola, entrando no negócio de hardware para Android

Lembra que no final da semana passada divulgamos que o CEO da Motorola andava falando em fazer acordo com a MS para se bandear para o Windows Phone? Aparentemente algo por lá mudou de rumo radicalmente desde então ;-)

Atuar em um mercado como o de smartphones e tablets, em que o maior concorrente alcançou o sucesso projetando e desenvolvendo a plataforma tanto no software quanto no hardware, pode exigir medidas específicas, e parece ser o caso com a recém-anunciada aquisição da Motorola Mobility pelo Google. A transação já foi aprovada pelas diretorias de ambas, e agora corre o ciclo usual de aprovações necessárias a aquisições de empresas deste mercado.

O CEO do Google disse que, juntas, as 2 companhias vão criar fantásticas experiências de usuário que vão turbinar todo o ecossistema do Android com benefícios também para os parceiros e desenvolvedores. Já o responsável pela área de mobilidade na empresa disse que a aquisição não muda o comprometimento e a visão do Google quanto ao Android: “uma plataforma aberta e uma vibrante comunidade open source”, diz ele.

Uma parte importante do recado deste último executivo é que a sua intenção é continuar a trabalhar com os demais parceiros na plataforma Android para desenvolver e distribuir dispositivos – e eu gostaria de ter um microfone discreto presente às próximas conversas na sala de cafezinho entre os executivos sênior da Samsung, HTC, LG e outras empresas que se encontram nesta posição ;-) (via marketwatch.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Guilherm_ (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 10:04 am

    e isso que eu jurei q nunca compraria um android motorola

    Claudio (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 10:07 am

    Na minha opinião, uma interessante ferramenta de pressão foi adquirida pela Google para incentivar seus “parceiros” (gente que vende hardware graças ao sistema dela) a tratar melhor seus clientes:

    “Façam um trabalho decente, senão faremos melhor e venderemos mais!”

    Brivaldo Junior (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 10:13 am

    Finalmente… se a Google lançar um Android cavalo power e com qualidade semelhante a Apple.. eu migro. :D

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 10:13 am

    Pra mim isso daí foi uma nova arma na guerra de patentes. Processar a Motorola Mobile agora significa comprar briga com cachorro grande ($$$).

    Ah, e antes que alguém se confunda,a existem outras divisões da Motorola, então essa compra não significa a compra da Motorola como um todo, mas a parte dela encarregada de telefones celulares.

    Fábio Lima (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 10:15 am

    Trata-se de uma clara estratégia de defesa. Defesa contra patentes, contra fabricantes sendo cooptados por concorrentes, contra padronização “por baixo” do ecossistema. Enfim, uma boa notícia.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 10:21 am

    *medo*

    Xinuo (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 10:30 am

    @Guilherm_, ué! Não vai ser mais Motorola, então vc ainda poderá manter a promessa. :)

    A divisão comprada deve mudar de nome, creio eu, pois a Motorola deve ter outras divisões e vendeu apenas a parte “móvel” do negócio.

    A Samsung, p. ex., vendia até carros, mas vendeu a divisão de automóveis para a Renault, que não mudou o nome da empresa/divisão (só para não dizer que é líquido e certo que a Google var mudar o nome).

    Deixo como sugestão: Google Mobiles.

    Cesar Ramina (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 10:34 am

    Oba! Isso quer dizer que vou ter upgrades de sistema mais frequentes no meu Milestone? hehehe….

    Augusto (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 10:42 am

    Talvez agora o Android tenha alguma chance passar a competir com o Apple iPhone/iOS.

    Barba (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 10:53 am

    Graças a deus meu defy vai poder sair da versão 2.2 do Android sem eu usar um Mod!
    Vou poder instalar gTalk e usar o Google como search default no lugar do Yahoo!

    uhuuuu

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 11:22 am

    @Barba

    Ué, quem disse isso? Primeiro o negócio ainda não foi fechado. Segundo o Google não é bonzinho, e como qualquer outra empresa vai investir nos aparelhos high end.

    Acho muito improvável que o “legado” de Milestones, Milestones 2, Defys, Spices, Quenchs e etc sejam atualizados.

    Pierre Freire (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 11:27 am

    E os outros fabricantes de fato, o que pensam? Esta é a questão. No primeiro momento, vem aquele teatro de cumprimentos e tal. Quero ver quando for para a prática. Para o Google faz todo sentido em comprar a Motorola e ser armar para guerra de patentes, já que ela existe mesmo e proteger o Android.
    Agora uma coisa é fato, muitos fabricantes vão começar a pensar em um Plano B, caso o Google venha ser de fato um competidor de verdade no segmento de hardware.
    Para mim é claro, se sou usuario do Android e o Google criar um telefone com uma experiencia fantastica de uso, porque eu iria querer um Samsung, HTC ou outro? E com certeza um Google vai ter uma vantagem tencologica com os outros, isto é fato.
    Acho que o Google vai competir com a Apple diretamente e a MS vai crescer, porque vai acabar virando plano B de muitos fabricantes que usam Android.
    Mas uma coisa é certa, os consumidores vão ganhar porque teremos outras opções.
    Resta comprar a pipoca e assistir os próximos capitulos.
    O que vocês acham?

    Claudio (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 11:30 am

    @Lucas, a Google tem a posse e o know-how do aplicativo AndroidMarket, cuja especialidade é justamente distribuir software e atualizações com baixo custo de distribuição. Acho que vai custar muito menos pra ela fazer isso do que para a ex-divisão da Motorola.

    Então eu pessoalmente acho que os usuários de aparelhos Motorola tem até motivos para comemorar sim, a probabilidade de update subiu.

    little_oak (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 11:31 am

    Finalmente as políticas de updates da motorola vão mudar! Agora eu posso me alegrar e esperar por updates :).

    Fábio Lima (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 11:39 am

    Essa matéria vai além: http://exame.abril.com.br/tecnologia/android/noticias/google-compra-motorola-e-causa-reviravolta-no-mercado

    psantos (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 11:50 am

    Jogada de mestre do Google. Tudo indica que aproveitou-se da titubeada (ou falta de interesse mesmo) que a MS demonstrou face as cantadas que recebeu da Motorola:
    http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/08/motorola-diz-estar-aberta-windows-phone-7.html
    Agora, resta a “gang das patentes” setar no meio-fio e chorar.

    André Moraes (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 11:54 am

    Essa compra da Google, se aprovada vale ressaltar, vai se uma forma de ter o controle sobre o hardware que roda o Android. A mesma receita que a Apple usa para manter sua linha super cara de i[A-Z]+ e Mac[A-Za-z]+

    O meego talvez se torne uma realidade com a intel apoiando e outras empresas buscando alternativas para o Android.

    A Microsoft pode ganhar uma fatia do mercado com outras empresas migrado.

    E como benefício geral, a google ganha um bocado de patentes que ajuda a diminuir a guerra de patentes. Basta comprar com armas nucleares, ninguém atira um bomba nunclear pq ninguém que tomar uma nas costas também.

    Com isso talvez as patentes de software contiuem existindo porém percam parte da sua utilidade. É claro que desenvolvedores pequenos continuaram sofredo com elas.

    Scheldon (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 12:09 pm

    Essa medida é sensacional, fortalese o android em qualidade (embora enfraqueça em quantidade), da margem para o WP7 e WebOS crescerem no vácuo criado, gerando um mercado mais polarizado e competitivo.

    Ou não, muita coisa pode rolar ainda.

    Maikon (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 12:18 pm

    Depois da notícia da semana passada, eu pensei que era um primeiro de abril com reprise em 15 de agosto. Nunca gostei do hardware da Motorola, mas se o Google conseguir fazer um trabalho decente vai ser uma boa.

    @André Morais: Tomara que o Meego seja procurado mesmo, eu quero um. Eu queria mesmo é com o hardware da Nokia, mas não existe mundo perfeito…

    Lucas Dias - L. Slicer (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 12:29 pm

    Post interessante vindo no Guia do Hardware:

    “Não sei se isso foi proposital, mas:

    - Google fala que vai comprar a Nortel e oferece valores absurdos (número neperiano, PI, mais que triplicando o valor da Nortel).

    - Apple, Microsoft e as outras empresas que estavam naquele consórcio, desesperadas pelo que o Google poderia fazer com tantas novas patentes, oferecem 4 bilhões para calar a boca do Google.

    - Mas o objetivo do Google nunca foi as ações da Nortel, e sim dar um prejuízo maior para o consórcio. Tá aí o resultado.

    Com a Motorola Mobility o Google aparentemente trouxe junto 25 mil novas patentes, e considerando que a Motorola foi a criadora do primeiro celular moderno eles devem ter patentes mais que suficiente para calar a boca da Apple e Microsoft.

    Não to falando que essa guerra de patente seja boa ou nada parecido, mas que foi um movimento genial (se proposital), foi.”

    André Moraes (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 12:58 pm

    Essa compra da Motorola Mobility vai dar mais pano pra manga do que a compra da Sun pela Oracle.

    E eu achando que o Larry Page só sabia dar mancada atrás de mancada. Vai ver teve uma “sutil influência” do Schimidt nessa jogada.

    Eeeeehhhh!!!

    Aurelio (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 2:19 pm

    Com isso, a Nokia mostrou não estar totalmente errada em sua decisão em usar o WP7, as outras empresas que utilizam o SO Android vão ter que procurar um plano B, Sony, Samsung, HTC, LG,… e a Nokia esta um passo a frente dos mesmos.

    Como agora a Google produz o SO e o celular não tem como um concorrente ter um sistema melhor usando o Android, com isso o WP7 vai ganhar muita força.

    Na minha opinião quando o WP7 fosse lançado o Android ia ter grandes perdas de mercado, porque as grandes empresas do setor ja estão anunciando que vão utilizar o WP7. Com a compra da Motorola-mobily o Google se consolida de vez no mercado, produzindo hardware e o SO.

    Como foi dito acima, para nós consumidores é uma ótima noticia porque teremos uma briga de gigantes, fazendo o preço dos smartphones e tablets caírem muito.

    Claudio (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 2:22 pm

    Hum… Parece que se abriu um meio interessante de capitalização das empresas parceiras da Google, principalmente para aquelas que tem poucas patentes comparadas com o resto do mercado. Vender patentes (com ágio) para a Google, uma companhia que não está interessada em voltar as mesmas contra elas no futuro parece ser um bom negócio (e reaplicar esses recursos em pesquisas, para gerar mais patentes).

    Mercado: a Google está comprando patentes. O inimigo do meu inimigo é meu amigo. A guerra vai começar, escolham seus lados.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 2:31 pm

    Eu gosto muito do android. E fiquei feliz com a aquisição. Se o google melhorar o suporte dos celulares da motorola em relação ao android e atualizar sempre, vai forçar os outros fabricantes a fazerem o mesmo. Uma observação…. Android opensource? Uma ova

    psantos (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 3:23 pm

    Em relação ao “plano B” citado por alguns acima, realmente existe o risco. A entrada do Google no segmento de hardware poderá causar impactos indesejados a ele mesmo. Page não é bobo e deve saber muito bem disso. Por isso não vou me surpreender se no futuro o Google absorver as patentes de seu interesse e repassar a Motorola adiante.

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 3:35 pm

    Quem acha que a Google comprou a Motorola para fabricar celulares com qualidade maior ou coisa parecida não percebeu o plano da Google.

    A única motivação, e por isso o maior foco das noticias, foi a aquisição do portfólio de patentes da motorola.

    Faz uns três meses que a Apple a MS estavam querendo ganhar no tapetão a guerra contra o Android. E agora elas terão que pensar duas vezes antes de processar algum parceiro da Google.

    Claudio (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 4:08 pm

    http://tecnologia.ig.com.br/compramos+a+motorola+para+proteger+o+android+diz+ceo+do+google/n1597156896609.html

    Léo Haddad (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 4:10 pm

    A google nao quer ganhar dinheiro vendendo celular, ela lucra muito mais com propaganda no Android em milhares de dispositivos.
    Concordo com o @Marcio Carneiro que a Google adquiriu as patentes para defender seus parceiros e pressiona-los contra a MS.
    Acho que a Apple ainda está confortavel, agora a MS deve estar desesperada porque em só uma jogada a Google retirou um provavel futuro parceiro deles e ainda se armou de patentes até os dentes para defender o Android.

    Marcos (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 4:33 pm

    O @Léo Haddad respondeu antes: o Google ganha dinheiro com propaganda e serviços nos celulares Android, por isso nunca vai compensar pra ele prejudicar as outras empresas que vendem celulares com o SO.

    Sem falar que apostar no WP7 seria trocar 6 por meia duzia, ja que a MS-Nokia tambem em tese poderia prejudicar os parceiros, ja que essa sim, ganha com celulares.

    Scheldon (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 4:34 pm

    Ca%#*£ alem de não entender de computação, tem muito nego aqui que também não sabe lhufas de mercado empresarial.

    Claudio (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 4:36 pm

    E, segundo Page, eles não vão parar por aí. Pretendem continuar comprando patentes.

    Vai ser interessante se, a partir de um determinado momento, a Google sair da posição defensiva e começar a contra-atacar a “gange das patentes” (by @psantos) fazendo com que eles se arrependam de ter adotado essa atitude sem-vergonha e começado essa guerra. Também seria um bom meio de retornar o investimento feito para a aquisição das patentes…

    PS.: Aumento de 63%? Oh Deus, porque não me avisastes para comprar ações da Motorola enquanto era tempo?

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 5:11 pm

    @Marcos: “O @Léo Haddad respondeu antes: o Google ganha dinheiro com propaganda e serviços nos celulares Android, por isso nunca vai compensar pra ele prejudicar as outras empresas que vendem celulares com o SO.”

    Exatamente por isso o CEO da Samsung deu as boas vindas ao Google. Todos sabem das intenções. Inclusive, não duvido nada que tenham havido conversas entre eles, com o Google explicando seus planos. A resposta do CEO da Samsung foi muito rápida…

    Agora, quando será que a HTC vai parar de pagar os tais US$5 por aparelho fabricado?

    jrk (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 5:21 pm

    Sempre há possibilidade de o Android virar Moto only…

    E se a Nokia tivesse ido de Android estaria com o * na mão. E a Samsung deve dar uma turbinada no dev do Bada.

    Se eu fosse da Google eu iria “educar” o mercado quanto ao fato de processar a Google.

    Como ela não depende em nada dos ganhos da Motorola, bastaria ela pegar uma meia dúzia de patentes que a Apple infrinja, ir ao FTC e ITC (órgãos similares ao CADE, um interno outro para importações) e pediria o bloqueio de venda do iPhone e do iPad, em todas as versões, porque infringem as patentes da Google.

    Obviamente a Apple vai retaliar e impedir a venda da Motorola, o que não fará a menor diferença. Depois de 3 meses, basta procurar a Apple e perguntar se eles querem manter a briguinha até 2020 sem vender nenhum iPhone e nenhum iPad. (Até 2020 as ações da Apple valeriam mais ou menos nada).

    Suponho que a resposta seria, garantidamente: sim, senhores, vamos conversar ao invés de brigar pois isso está saindo bem caro.

    Fico me perguntando se alguém mais se atreveria a sequer tentar algo similar de novo. O grande diferencial da Google é que ela não depende só deste mercado, ela ganha dinheiro em muitas coisas. Como se enfrenta um inimigo que não tem medo de você e não sente a mesma dor que você?

    Flávio

Este post é antigo (2011-08-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.