Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


GnuCash 2.4.0: controle financeiro em código aberto

Trecho da minha coluna do DeveloperWorks:

Programas de planejamento e acompanhamento financeiro pessoal são uma categoria abundante em qualquer site de downloads, e também como implementações on-line no estilo “web 2.0”.

Há grande variação em recursos e formatos, mas uma das alternativas se destaca por ter feito um caminho inverso incomum no desktop: nasceu nos ambientes livres e hoje faz sucesso até mesmo nos computadores com sistemas proprietários: o GnuCash.

Este aplicativo de código aberto iniciado em 1997 já tem alguns anos de estrada e, embora tenha nascido com a intenção de replicar as funcionalidades do conhecido (e proprietário) Quicken, hoje define suas próprias características e busca ser um aplicativo capaz de registrar e controlar as transações financeiras até mesmo de pequenos negócios. (…) (via IBM DeveloperWorks)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Diego (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 2:57 pm

    Não gostei. Já vi (e usei) sistemas muito mais intuitivos.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 20/01/2011 às 11:06 pm

    A interface dele é meio feia mesmo, mas é muito funcional e completo, em recursos é o melhor dentre as alteranativas livres.

    Mas o maior defeito dele até a versão 2.2.x é que vira e mexe ele corrompia o banco de dados com as despesas, quando você tentava abrir, dava crash no programa.

    Aliás, várias operações mais complexas dão crash no programa quando a base de dados começa a crescer. Se olharem no release note, vê-se que crashes são os principais bug fixs abertos e fechados, não sei o que acontece com o projeto.

    Um dos últimos programas pra Windows que ainda uso é pra administração de finanças pessoais, uso o Money. Além do GNUcash, já testei o kmymoney, o Kapital, skrooge, e diversos outros. Nenhum ainda chegou no nível do MS Money ou do Quicken, pelo menos pra mim.

    Lauro César (usuário não registrado) em 21/01/2011 às 10:21 am

    @Marcos Alexandre
    Eu uso o GNUCash a bastante tempos e nunca tive o problema que vc citou (BD corrompido). Em compensação vira-e-mexe tenho de reiniciar o GNUCash porque ele teima em não salvar a última modificação com a desculpa de que a conta ou arquivo (não lembro bem) está sendo usado(a) por outro usuário…rs Outra coisa, há uns erros grosseiros nos relatórios, que além de inverter as tags débito e crédito, não imprimi direito e não aceita mudanças que corrijam isto nas configurações de impressão.
    Dia desses baixei o Kmymoney e me pareceu interessante, o duro é convencer minha esposa a aprender a usar mais este programa, além é claro de conseguir importar, sem erros, meus dados do GNUCash para ele…

    Ricardo (usuário não registrado) em 21/01/2011 às 11:18 am

    Uma coisa que incomoda é não ter um login e senha, não sei se tem e eu não estou sabendo como habilitar. Mas qq pode abrir o programa e ficar fuçando. Como lá em casa todos usam o computador ( windows )
    acabo n usando o gnucash.

    nozes (usuário não registrado) em 21/01/2011 às 11:31 am

    queria um para empresa! entrada e saida!

    Gabriel (usuário não registrado) em 21/01/2011 às 6:24 pm

    Eu uso um programa ótimo pra gerenciamento financeiro, com diversas vantagens sobre o GnuCash: mais personalizável, com mais funcionalidades e mais estável.

    O programa se chama “OpenOffice.org Planilha Eletrônica”.

Este post é antigo (2011-01-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.