Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


GNOME 3.0

Go GNOME!

Trecho do NoticiasLinux:

Finalmente chegou o dia, o dia em que o time do GNOME lançou o GNOME 3.0, a primeira grande revisão do projeto GNOME desde 2002. Pouco do GNOME 2.x ficou no GNOME 3.0, e como tal, você poderia chamá-lo de KDE4 do GNOME.

“O GNOME 3.0 não existiria sem a paixão e trabalho incessante de centenas de pessoas de nossa comunidade e sem o suporte de nossos usuários. Obrigado aos artistas, responsáveis pela triagem de bugs, designers, documentadores, hackers, empacotadores, testadores, tradudores e a todos os outros que ajudaram-nos a chegar a este marco!”

Confira o GNOME 3 em seu site personalizado: http://www.gnome3.org (via noticiaslinux.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Humberto (usuário não registrado) em 7/04/2011 às 8:05 am

    Aguardando alguma instalação de sucesso no Debian Squeeze pra instalar aqui. Provavelmente a forma + segura será compilar do código-fonte, porém as dependências precisarão ser satisfeitas.

    Vagner Fonseca (usuário não registrado) em 7/04/2011 às 8:29 am

    Humberto, forma segura eu não encontrei, mas instalei habilitando o unstable e o experimental na minha sources.list e instalei os seguintes pacotes e funcionou que é uma beleza:apt-get install -t experimental gnome3-session gnome-themes-standard gnome-control-center gnome-keyring gnome-media libdconf0 dconf-tools gsettings-desktop-schemas dconf-gsettings-backend

    Lembrando que o painel e o session do gnome2 foram retirados na instalação e eu troquei o tema para smooth, que é muito melhor que o original.

    Vagner Fonseca (usuário não registrado) em 7/04/2011 às 8:33 am

    Só pra completar eu não fiz o upgrade ou dist-upgrade, instalei apenas os pacotes necessários, depois converti minhas configurações do gconf com “gsettings-data-convert –verbose” e pronto pra usar. Até agora nada de errado, eu já havia testado ele há uns meses atrás, mas estava muito ruim, muito consumo de recursos e travamentos, nada disso até agora. Espero que continue assim, o uso de desktops não será mais por menu e sim por áreas de trabalho e gestos do mouse.

    Bruno Cabral (usuário não registrado) em 7/04/2011 às 9:04 am

    Falando em KDE 4.x o time do KDE homenageou a turma do Gnome em seu 3º lançamento.
    Enquanto uns ficam insultando o KDE SC e o Gnome por “paixões” tolas, o Time KDE dá o exemplo!!!!

    Diego (usuário não registrado) em 7/04/2011 às 9:45 am

    Não gostei nenhum pouco do G3, mas teve gente que adorou!

    Pra mim agora e hora do KDE já estou me preparando para a migração!

    Adios Gnome, and Welcome KDE!

    P.S. – XFCE também tem feio grandes progressos!

    curioso (usuário não registrado) em 7/04/2011 às 9:53 am

    [off-topic]
    Quando vi os vídeos de lançamento pensei que era o Steven Hyde anunciando o retorno do That ’70s Show… :)
    [/off-topic]

    Parabéns e longa-vida ao projeto.

    Ícaro (usuário não registrado) em 7/04/2011 às 10:22 am

    E o novo site ficou muito bonito: http://gnome.org

    linuxer (usuário não registrado) em 7/04/2011 às 11:43 am

    Esse analista não gostou nada do Gnome 3:

    http://itmanagement.earthweb.com/osrc/article.php/3930006/GNOME-vs-KDE-The-Latest-Round.htm

    “Running nothing except a virtual terminal, GNOME 3 consumes *** 883 megabytes of RAM **** on a one gigabyte notebook. Not only is this requirement more than twice that of GNOME 2.32, but it compares unfavorably with the 615 megabytes needed by KDE 4.6. Realistically, it means that two gigabytes of RAM would be a realistic requirement for GNOME 3 unless you have the patience to continually use the swap partition. That probably means that, unless your machine is less than a couple of years old, GNOME 3 is not the desktop that you should be using.

    More importantly, while not having hardware acceleration in KDE only prevents you from running some compositing effects, *** GNOME 3 requires basic hardware acceleration to run at all ***. Most Intel video drivers are sufficient, but with some other chip sets, proprietary drivers may be necessary, which free software advocates will find unacceptable.


    After KDE’s recent history, the conclusion seems ironic, but, for these releases, I suspect that the majority of users are more likely to be satisfied with KDE 4.6 than GNOME 3. “

    Humberto (usuário não registrado) em 7/04/2011 às 11:59 am

    Vagner Fonseca, mas a versão do unstable ainda não é essa versão final neh? Pelo q eu tinha visto ainda é 2.9x.

    Humberto (usuário não registrado) em 7/04/2011 às 12:00 pm

    Unstable ñ, na vdd do experimental, já q é o unico repositorio com o gnome-shell.

    Bruno Gama (usuário não registrado) em 7/04/2011 às 12:45 pm

    Instalei e…. Era isso?

    Sinto um cheiro de KDE 4.0 no ar… Só espero que aprenda com os erros do KDE e se conseguir chegar a 10% do que o KDE é hj já será inacreditável.

    Tiago (usuário não registrado) em 7/04/2011 às 1:26 pm

    Eu estou muito empolgado com esse Gnome. Eu estou achando muito bonito. Ainda não instalei no meu computador e vou esperar um pouco para se tornar mais estável. Eu realmente não sou da turma que usa as primeiras versões de um software.

    Mas uma coisa eu sei que eu vou customizar: o dock vai para baixo. Nada de ficar na lateral. Vai ficar meio Apple, mas….. (pior que nem no Mac eu gosto muito desse Dock)

    Ainda tem várias falhas de usabilidade neste gnome, mas achei a ideia em si boa e acho que o projeto tem muito o que melhorar e deixar de ser “aquele ambiente com cara de windows 95″. O Desktop em si está bacana, mas as aplicações ainda tem muito o que melhorar. Mas está no caminho certo. Sinto cheiro de KDE 4.0 também.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 7/04/2011 às 3:04 pm

    Estou usando o Gnome 3 no VirtualBox e o minimizar, mazimizar e fechar estão todos lá…

    Marcos (usuário não registrado) em 7/04/2011 às 4:13 pm

    Só de perder a cara de Windows 95 já foi um grande avanço pro Gnome.

    Pena que não deu tempo de entrar no Ubuntu…

    Estou doido de vontade de testar o Gnome 3, mas meu XFCE 4.8 está tão bom que estou dividido por dentro…

    guilherm_ (usuário não registrado) em 7/04/2011 às 4:45 pm

    o que me intristesse é ver a mesma comunidade que reclama por que usuario windows não quer sair da sona do conforto e aprender algo novo, reclamando quando muda drasticamente o seu ambiente desktop favorito… não é o mesmo tipo de coisa q eles criticam nos win users?

    enfim, to baixando a versão do opensuse com o gnome 3, tem no site do gnome 3 uma com o fedora tambem, acho melhor pra testar do que atualizar na raça, e se pá coloco numa partição. A proposta parece ser boa, só vão aparar as arestas com o tempo assim como foi com o kde4, hj ele é show.

    Ícaro (usuário não registrado) em 7/04/2011 às 4:48 pm

    tonyfasouza, você deve está utilizando a versão clássica, com os dois painéis e sem GNOME Shell. Quando o hardware não suporta o GNOME fica sem o Shell e essa versão tem os botões de maximizar e minimizar.

    Você precisa instalar Guest Additions no VirtualBox para poder visualizar o Shell.

    André Moraes (usuário não registrado) em 7/04/2011 às 4:57 pm

    @Marcos,

    Cara de Windows 95…
    O gnome não dava um show em beleza e firulas (não sem o Compiz), mas tb não tinha cara de Win95.

    Marco Aurelio (usuário não registrado) em 7/04/2011 às 6:12 pm

    O gnome pra mim era o ambiente grafico mais facil de usar de todos incluindo win e mac, o menu de aplicacoes era muito direto, com poucos cliques vc ja estava com seu aplicativo aberto, e quem nunca usou encontrava rapido tambem, so q ele ocupava muito espaco da tela, o unity da show nesse quesito, a tela eh toda preenchida pela aplicacao, fantastico a la mac, otima escolha, o gnome 3 tambem aproveitou bem a tela, mas ele tem uma borda de tela muito grande no padrao, mudando o tema acho q isso se resolve… mas ainda sim gostava da simplicidade do gnome classic, faco migracoes para linux nas prefeituras e era bem facil colocar usuarios q nunca viram o gnome usa-lo… apesar q em muitos lugares o kde foi mais bem vindo por causa do menu a la windows… So poderiam deixar as coisas mais diretas nas proximas atualizacoes do unity e shell

    yan (usuário não registrado) em 7/04/2011 às 10:14 pm

    Fiz como o amigo Vagner Fonseca disse, e deu certo no meu debian, eu gostei bastante do resultado,está um pouco melhor que o unity, mesmo os 2 sendo muito parecidos.

Este post é antigo (2011-04-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.