Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Em atualizações, Ubuntu vai remover o Java da Oracle dos sistemas dos usuários

Quando a Oracle cancelou a licença DLJ que permitia que o Sun Java fosse empacotado juntamente com distribuições Linux, até as atualizações de versões previamente distribuídas ficaram comprometidas, e agora há bugs conhecidos sendo ativamente explorados, o que exige medidas potencialmente complicadas.

No caso da Canonical, o plano começa por desabilitar o plugin Java dos navegadores dos usuários que trocaram o OpenJDK pelo JDK da Sun obtido via repositórios do Ubuntu. Como no momento trata-se de um software vulnerável, a ideia é que a medida – que alguns usuários provavelmente perceberão apenas quando determinadas páginas deixarem de funcionar por falta de plugin após um upgrade – é justificada.

O passo seguinte será substituir os demais pacotes do Sun JDK por pacotes vazios no repositório, efetivamente desabilitando este software nos sistemas dos usuários no momento da atualização.

As versões afetadas são a 10.04 LTS, 10.10 e 11.04. O link a seguir tem mais detalhes. (via h-online.com – “Canonical to remove Oracle’s Sun Java from users’ systems – The H Open Source: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-12-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Narcélio Filho (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 3:13 pm

    O Stallman é meio maluco, eu sei. Mas nem tudo o que ele diz é insanidade. Agora pagamos o preço.

    Lisangelo (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 3:31 pm

    Java no Linux sempre foi complicado. O melhor mesmo eh instalar o JDK de sua preferencia em seu proprio home.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 3:42 pm

    Narcélio Filho

    “O Stallman é meio maluco, eu sei. Mas nem tudo o que ele diz é insanidade. Agora pagamos o preço.”

    Se for ver, ele está quase sempre certo. Pior ainda quando as coisas mais aparentemente insanas hoje, acabam se tornando realidade.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 3:43 pm

    Agradecimento ao pessoal do Banco do Brasil, único motivo hoje pelo qual tenho java instalado na minha máquina.

    Banco público que prefere fazer firula com usuários de Iphone a deixar a versão web menos dependente de tecnologia ultrapassada como os applets.

    rolopes (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 4:00 pm

    Eu uso o JDK para acessar o Banco do Brasil, e que vive dando problema, e para emitir NF-e com o Emissor da Secretaria da Fazenda. Ambos exigem o JDK e não aceitam o OpenJDK. E há aquela história de preferência pelo software livre etc. e tal. Como é que ficamos nessa?

    Rafael (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 4:06 pm

    A tal preferência, é somente falada, para ser realmente praticada, é preciso haver pressão em cima deles para que haja essa migração. Se ficarmos esperando pela boa vontade deles, será bem demorado sua empregabilidade e adoção nos aplicativos, pois, alegarão incompatibilidade o seu uso.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 4:15 pm

    Quem ainda usa java para fazer applets tem um parafuso a menos.

    casa ferramenta e linguagem tem que ser usada para o que faz melhor. No caso do Java é processamento web server sided.

    dito isso acho desnecessário mudar o JRE na surdina na máquina de todo mundo. E se eu tiver um monte de programas standalone em java, vai quebrar tudo também?

    Humberto (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 4:19 pm

    Na verdade o sunjdk está sendo removido das distros porque o padrão de referência passou a ser o openJDK (como foi divulgado até mesmo aqui no brlinux alguns meses atrás) e vejo isso como uma boa notícia.

    Quanto à exigência do JDK pra acessar bancos, na vdd ñ eh por causa do java em geral, e sim especificamente por causa de applets.

    Geralmente o java roda apenas do lado do servidor, do lado do cliente é só html e javascript (como o Bradesco por exemplo, que utiliza JSF em sua camada de apresentação).

    O JRE é útil principalmente para rodar algumas aplicações (como o JDownloader por exemplo).

    Porfírio (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 4:30 pm

    Na prática, a partir do momento que temos o OpenJDK, o Linux não deveria precisar mais do Oracle JDK, desde que continue tendo gente que mantenha o projeto livre.

    A única ressalva é em relação a esses aplicativos que lidam com segurança digital, tokens de segurança e tal. “Pedindo ajuda pros universitários” aqui, descobri que eles usam um provedor de segurança específico do JDK (e, em alguns casos, específico do Windows!!!). Como Java deveria ser independente de SO, parece que tem programador fazendo o que não devia fazer nesses aplicativos.

    @Paulo Pontes, não sei se concordo com você. Os Applets do Java evoluíram muito com o passar do tempo, principalmente devido a concorrência com o Flash e porque fazer aplicações ricas com esse último é bem ruim. Eles estão mais rápidos, consomem menos e são mais bonitos. Os Appletzinhos são inclusive a base da tecnologia JavaFX, da Oracle.

    Aqui mesmo na empresa onde trabalho eu lido diariamente com um aplicativo corporativo que tem um Applet como interface. E ele funciona bem.

    José Ricardo (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 4:50 pm

    Sou contra qualquer plugin. Flash, Java, NaCl, pra mim é tudo farinha do mesmo saco.

    Denis (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 5:11 pm

    Podemos esperar surpresas negativas para o IRPF 2012?

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 5:45 pm

    Denis

    ‘Podemos esperar surpresas negativas para o IRPF 2012?’

    Creio que não. Acho que roda com OpenJDK.

    Mesmo que só rode com versão Sun… instalar o Java é tranquilo, fazer funcionar a droga do Plugin para browsers que é chato.

    Uma decisão sem pé nem cabeça da Oracle, restringe o uso da própria plataforma. Genial.

    Wilson (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 6:15 pm

    Banco do Brasil é completamente compatível com o conjunto OpenJDK, plugin Icedtea e Firefox, tanto para acesso a conta Pessoa Física como para Pessoa Jurídica. Uso as versões mais recentes dos repositórios do Ubuntu 11.10 e funciona tudo certo.

    Fabiano Vasconcelos (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 8:40 pm

    “Banco do Brasil é completamente compatível com o conjunto OpenJDK, plugin Icedtea e Firefox, tanto para acesso a conta Pessoa Física como para Pessoa Jurídica. Uso as versões mais recentes dos repositórios do Ubuntu 11.10 e funciona tudo certo.”

    Wilson, eu tentei instalar na minha máquina o OpenSUSE, depois de quase vomitar com o Ubuntu 11.10 e seu Unity maldito, mas para a minha desolação, não pude acessar o BB. E é justamente o OpenJDK que vem no pacote do OpenSUSE. Fui no são Google pedir conselhos de como fazer o troço funcionar, mas nada adiantou. Não gosto de historinhas e rodeios. Gosto de instalar e funcionar de cara. Como eu não havia gostado nem um pouco do Unity, decidi voltar para o Ubuntu 11.04, o qual estava acostumado e sabia como se livrar da interface porca, retornando ao bom e velho Gnome.
    Em síntese: OpenJDK não é molezinha não, viu? O da SUN ainda é a alternativa menos ruim até o momento. Melhor mesmo seria o Banco do Brasil procurar outra alternativa para dar acesso aos seus clientes que usam exclusivamente linux (como eu até bem pouco tempo). Me safo porque comprei um iPod Touch e ele já vem com o aplicativo do banco e nem vou mais precisar de nenhuma dessas porcarias.
    Não adianta só reclamar AQUI. Tem que entupir a ouvidoria DO BANCO de reclamações. Reclamar só aqui é perda de tempo. Vou retornar aqui depois e deixar os contatos do banco para que cada um possa fazer a sua parte. Ou se possível e melhor ainda: cada um procure sua agência, seu gerente, seu canal de comunicação preferido e registre a sua indignação.

    Kazuo Teramoto (usuário não registrado) em 16/12/2011 às 11:54 pm

    Eu consegui usar o icedtea+openjdk para acessar o bb.com.br, tanto a versão 7 quanto a 6.

    A solução eu encontrei nesse bug report https://bugzilla.redhat.com/show_bug.cgi?id=741821

    # mkdir -p /etc/.java/.systemPrefs

    Estou usando Arch e a versão do openjdk e icedtea são:

    $ pacman -Q icedtea-web-java7 jre7-openjdk
    icedtea-web-java7 1.1.4-1
    jre7-openjdk 7.b147_2.0-3

    Nota: Eu so consegui fazer funcionar no firefox, no luakit (baseado em webkit) abre uma pagina vazia, como o Chrome tb usa webkit talvez não funcione tb.

    luizlmarins (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 12:49 am

    Para usar o Santander tive que desinstalar o Open Jdk e instalar manualmente o Sun-java … agora está rodando legal … é só baixar e instalar.

    Quanto ao Stallman, o dia que ele PARAR DE APOIAR O COMÉRCIO E O LUCRO DO SOFTWARE LIVRE, quem sabe os softwares proprietários tornem-se abertos.

    Ninguém vai liberar codigo-fonte para “os outros” venderem e ganharem dinheiro.

    E antes que me atirem pedras, as declarações do Stallman estão lá no site da Fundação do Software Livre, para todos lerem, não é segredo para ninguém.

    Marcelo (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 12:54 am

    Já quebraram^W atualizaram o java.
    Agora não funciona o Santander, tem que baixar e instalar o Sun Java e criar o link na mão.
    Mais uma coisa que agora passa a ser bem mais complicado do que no Windows.

    Orlando Xavier (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 2:31 am

    Sinceramente? Melhor decisão da Canonical em 2011. Depois de tantas “cagadas”, apoio a decisão. :P

    José Ricardo (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 9:21 am

    Vocês sabem pra que serve esse applet Java do BB, né? Ele simples coleta todas as informações que ele conseguir do seu computador (por exemplo MAC address, serial number do HD) e envia para o servidor, para eles fazerem estatísticas e detectarem atividade suspeita. Eu tenho minhas dúvidas se isso adianta pra alguma coisa, afinal, se alguém quiser roubar seu dinheiro, vai clonar as informações do seu computador.

    Cesar Ramina (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 9:34 am

    Uso o Debian Wheezy (Testing) e isso já havia acontecido há um tempo. Acesso BB sem problemas. Minha preocupação é a mesma do @Denis sobre o IRPF. Veremos.

    E só para constar, uso o Gnash ao invés do Flash Adobe. Tem problemas de compatibilidade mas não me atrapalha.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 9:51 am

    José Ricardo

    “Ele simples coleta todas as informações que ele conseguir do seu computador (por exemplo MAC address, serial number do HD) e envia para o servidor, para eles fazerem estatísticas e detectarem atividade suspeita.”

    Sim, é basicamente um rootkit.

    “Eu tenho minhas dúvidas se isso adianta pra alguma coisa, afinal, se alguém quiser roubar seu dinheiro, vai clonar as informações do seu computador.”

    Sim e não. Se for bem implementado, tem boa chance de sucesso. E a imensa maioria que tenta roubar dinheiro e senhas é script kid, não sabe muita coisa.

    Mas não simpatizo com método também. Principalmente de banco público que parece investir mais em aparelho de classe média alta, como Iphone, do que no site, que todos usam.

    Consegui usar também com Firefox + OpenJDK + IcedTea, Chrome não.

    Haldrin Figueiredo (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 10:42 am

    @Fabiano Vasconcelos : Uso OpenSUSE 12.1 e sempre consegui acessar o BB,mesmo em versões anteriores do OpenSUSE.Faço isso com o Firefox, só nunca consegui com o Chrome/Chromium que na verdade da pra usar mais da um trabalhão do inferno, pois tem que fazer tudo na mão.Isso pode ser feito tanto com o Java Oracle/Sun como com openJDK (que uso atualmente e não abro mão).

    marco (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 11:55 am

    eo libreoffice continua java-oracle ?

    Marcos (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 4:23 pm

    O JDK padrão está sendo fundido ao OpenJDK e ao jRockit gratuito. Vai ser tudo OpenJDK,que é GPLv2.

    Vai sobrar só o jRockit comercial e o OpenJDK

    jrk (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 4:30 pm

    Quanto mais eu vejo notícias da Oracle Apple, mais eu acho a MS uma empresa legal.

    Carlos (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 5:36 pm

    Tô usando o ubuntu 10.04. Fiz a ultima atualização e agora deixou de funcionar o acesso ao bb.com.br. Alguém tem um tutorial de como fazer funcionar com o openjdk?

    Hoje desinstalei o JRE e JDK proprietários e instalei o OpenJDK e o OpenJRE. Tive problemas para acessar o BB, nos três navegadores que utilizo (Firefox, Chromiun e Opera), mas pesquisei um pouco e consegui acessar seguindo os passos deste link http://blog.eldermarco.com/2011/11/o-banco-do-brasil-e-o-openjdk-64-bits/

    Tiago (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 9:58 pm

    @Weber Jr. Adianta e adianta muito. Muito mesmo.
    Sobre a outra afirmação sua, eu te pergunto: de onde você tirou essa idéia? O site do BB é gigante e o iPhone, o iPad e agora o Android são meios de grande acesso ao bb.com.br. É natural que o Banco invista nessas plataformas TAMBÉM. O que seria bizarro é o Banco não investir no iPhone e investir num site para usuários Linux! Bizarro porque tem muito mais gente usando o iPhone para acessar o Banco do que acessos pelo Linux.

    O raciocínio é muito simples mas o pessoal daqui custa entender: quando se trata de estratégia de mercado, opiniões, paixões e gostos pessoais não entram!

    @Tiago, sem contar que o BB usa Linux em seus terminais, e caixas eletrônicos, além do BrOffice.

    Marcos (usuário não registrado) em 17/12/2011 às 11:54 pm

    Faz anos que uso o openjdk no linux e sempre funcionou o bb e o bradesco, talvez porque eu usasse a versão 32 bits.
    Hoje funciona com o ubuntu 64 bits e openjdk 7 perfeitamente, mas meu /home tem tantos anos que não sei se em uma instalação zerada funcionaria.

    luizlmarins (usuário não registrado) em 18/12/2011 às 1:03 am

    No Debian, por enquanto, as coisas estão mais tranquilas.
    Removendo o openjdk, o sistema instala automaticamente o sun-java.

    Porfirio (usuário não registrado) em 18/12/2011 às 3:17 am

    @luizmarins, MEU DEUS DO CÉU, de onde vc. tirou essa ideia?????

    O Ignucius apóia o SL comercial sim. e tem que apoiar mesmo!!!. Em primeiro lugar porque todo software tem de dar compensação financeira, direta ou indireta, para o desenvolvedor. Quando chegar o dia em que houverem recursos infinitos para todos e ninguém precise mais de usar dinheiro, aí talvez vc. possa vir falar de software verdadeiramente gratuito.

    Então, se você quer que ainda existam softwares, precisa alimentar, vestir, equipar e dar perspectivas e lucros aos desenvolvedores. E isso se faz com software comercial, que não é incompatível de modo algum com o software livre.

    No modelo comercial de SL ou mesmo FOSS, gente ganhando dinheiro somando o que eles fazem ao que você fez é uma coisa corriqueira. É isso que alimenta o sistema. Nesse esquema, você também não faz o que fez sozinho: é uma relação ganha-ganha.

    Porfirio (usuário não registrado) em 18/12/2011 às 3:23 am

    @José Ricardo, teoricamente um applet assinado digitalmente, a quem vc. deu plenos poderes de operar na sua máquina, conseguiria o seu MacAdress sim. Mas o serial number do HD não. Não tem como um app Java fazer isso sem usar código nativo.

    De qualquer forma, tenho uma insaciável curiosidade sobre o assunto. Se puder, diz pra gente como vc. conseguiu essas evidências. Creio que vai ser útil a todos nós.

    Porfirio (usuário não registrado) em 18/12/2011 às 3:28 am

    @jrk, vc. não tá no site errado não? Oracle (e pasmem: até mesmo a Apple, em escala bem menor) contribuem com o Software Livre. Se vc. gosta de quem o combate, acho melhor ir pra algum lugar que esteja mais ligado à sua filosofia, como um fórum MSDN.

    Caio César (usuário não registrado) em 18/12/2011 às 6:32 am

    O openSUSE já kickou o Oracle Java, no 12.1 mesmo não vem, mas infelizmente precisei instalar, pois o Santander Internet Banking não instalou o módulo de segurança usando o OpenJDK/IcedTea.

    Uma tranqueira… os programas standalone que eu mantenho no /opt estavam funcionando com o OpenJDK, se eu não me engano, são poucos programas e eu não uso sempre.

Este post é antigo (2011-12-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.