Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Décimo: Mozilla libera mais um beta para o Firefox 4

Trecho da nota da Info:

Parece que a liberação de versões beta do Firefox 4 não vão terminar tão cedo. No dia 26 a Mozilla disponibilizou o décimo beta do navegador.

De acordo com a empresa, este novo beta traz um navegador mais estável, com uso de memória melhorado e suporte ao Flash para usuários de Mac OS X.

A Mozilla aproveitou o anúncio para pedir aos usuários que continuem enviando sugestões e avaliações sobre o que ainda pode ser melhorado.

Os atrasos para o lançamento da versão final do Firefox 4, que deveria ocorrer ainda em 2010, se devem em grande parte às correções de bugs.

O browser ainda necessita de correção em 160 bugs do tipo blocker, que não permitem a liberação de uma versão RC (Release Candidate). (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 8:42 am

    Antes que alguém venha pedir: o Firefox já faz isolamento dos plugins num processo separado há tempos, inclusive na versão atual.

    E acho bom o compromisso do firefox: abre novas abas em nova threads, e os plugins num processo separado.

    Assim coomo acontece com o Chrome, os vilões são os plugins. Para testar, crie um perfil novo (já que os plugins são salvos por usuário) e veja a diferença.

    frank_w (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 8:49 am

    sei lá, já faz tanto tempo que estão desenvolvendo o firefox que até já desisti de testá-lo.

    se o firefox não acertar a mão dessa vez, ele perde a liderança pro chrome.

    danilo (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 9:07 am

    @frank_w Eu acho difícil o FF perder a liderança para o Chrome, pelo menos nesse momento, pois o FF tem muito mais plugins do que o Chrome, e é justamente isso que mata o Chrome.

    tenchi (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 10:27 am

    E o suporte no Linux vai de vento em pouco… Quase parando.

    O pior é que nem dá pra culpar só a mozilla. O Linux tem alguns problemas na questão do desempenho, que dificulta a implementação do recurso de aceleração por hardware. Por exemplo, o ff4 usa o xrender para acelerar as páginas no Linux, mas a única implementação eficiente do xrender é em placas Intel.

    Mas o chrome, por exemplo, já usa uma engine que suporta opengl, a skia, e funciona de forma acelerada onde o xrender não funciona.

    Com relação ao visual, a especificação do gerenciamento de janelas do X não permite que a aplicação interaja com a decoração da janela, como pode ser feito no WIndows e no Mac. Ou seja, não dá pra fazer aqueles efeitos e aplicar temas legais no Linux como no Win e Mac.

    Torço pro firefox, sei que ele está melhorando (uso sempre o beta mais recente, inclusive agora estou utilizando-o), mas ainda está muito atrás de outros navegadores, como o chrome.

    Ícaro (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 11:02 am

    tenchi, o novo visual do Firefox 4 no Windows 7 parece mais uma gambiarra, quando trava o botão com menu único some e aparece o título da página, como era antes.

    O melhor no caso é o Mac OS X, mas Windows é uma gambiarra, acho que não é tão superior que no GNU/Linux.

    A Mozilla está preocupada com o Windows, é só isso.

    Assim pretende ser o Firefox 4 no GNU/Linux: https://wiki.mozilla.org/Firefox/Projects/New_Theme/Linux#Design

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 11:26 am

    @danilo

    O Firefox tem vários add-on, isso chama muito geek sim, mas a maioria esmagadoura nem sabe o que é isso. E fora toda publicidade do Google “deixe o orkut mais rápido!” (É ISSO MESMO!) acaba com o Firefox aos poucos.

    Afonso (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 11:32 am

    Acredito muito no pontencial do Firefox. Alguns projetos web só consigo acessar com ele!

    Fellype (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 12:33 pm

    @Gabriel Rezende
    A publicidade do Google “deixe o orkut mais rápido!” Só atrai grandes números de usuários no Brasil, pois na maioria dos países o pessoal usa o facebook. O problema são as propagandas nos demais produtos da Gooogle.

    rogerio (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 1:06 pm

    Gosto muito Do FF, para mim ainda é o melhor, mas o mais inteligente e com recursos inteligentes é o Opera, uma pena que não fica legal no linux, não sei se é pau das páginas que acesso ou do browser, mas a página do Uol fica toda zuada no opera/linux, nos outros browsers funciona legal e no opera/win tb, alguém ja reparou isso? a FF4 não esta funcionando no xp virtual.

    Denis (usuário não registrado) em 28/01/2011 às 8:01 pm

    @rogerio
    off topic, o q me irrita no uol é uma animação flash com notícias numeradas (selecionáveis)… qdo vc clica em voltar pra ver a notícia anterior, automaticamente é exibido um anúncio… q por sinal, até hoje não sei o q é, de tão irritante q isso é…

    E o q ainda não está bom aqui são mesmo as animações flash… cheias de falhas, ainda no beta 10… (BETA 10????)

    bert (usuário não registrado) em 29/01/2011 às 6:55 pm

    “ele perde a liderança pro chrome” – hmmm… da última vez que vi, a liderança era do IE. :P

    “pois na maioria dos países o pessoal usa o facebook” – o Google investe pesadamente em publicidade no Facebook.

    Junin (usuário não registrado) em 29/01/2011 às 11:16 pm

    O Chrome também deixa o Linux em “segundo plano”, o player dele é uma grande piada, o leitor de PDF só ficou disponível duas ou três versões depois do Windows e se não estou enganado a aceleração por hardware já vem habilitada por padrão, sendo assim um recurso estável enquanto no pinguim é experimental.

    A Google realmente faz uma propaganda pesada em cima dele (Pior que são calculistas rsrsrs, não sei se é com todas as versões do IE e só no IE que quando entra na página de busca de deles aparece uma propaganda para baixar o dito cujo…).

Este post é antigo (2011-01-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.