Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


BlackBerry: Tablet PlayBook poderia rodar aplicativos Android?

Rumores são rumores, e vice-versa – e sobre este rumor em particular vale mencionar que não se sabe se o Google gosta ou não da ideia de um tablet baseado no sistema operacional QNX rodar os aplicativos “do Android”, ou se a RIM precisaria conversar com o autor de cada um deles para agregá-los em um repositório próprio.

Trecho da Info:

A Research in Motion (RIM) prepara o lançamento do tablet PlayBook para este semestre e sinaliza com a possibilidade de seus dispositivos também rodarem aplicativos desenvolvidos para o sistema Android.

De acordo com o site Bloomberg, fontes internas e ligadas ao desenvolvimento do tablet, afirmaram que a empresa pretende criar um sistema chamado de ONX para que o PlayBook e novos BlackBerry venham de fábrica capacitados a rodar aplicativos para Android.

Desta forma, os dispositivos da RIM teriam esta tecnologia integrada ao sistema operacional proprietário da empresa, possibilitando aos usuários acesso aos mais de 130 mil aplicativos do Android. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-02-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    gus (usuário não registrado) em 16/02/2011 às 9:29 am

    Qual a relevância de saber se a Google gosta ou não de programas feitos por outras pessoas rodarem em outro SO? A tamanha falta de liberdade atual que leva a esse tipo de preocupações me assombra.

    Tiago (usuário não registrado) em 16/02/2011 às 9:55 am

    A estória se repete, de novo. Se isso for verdade, claro. Por volta do inicio dos anos 90 a IBM lançou um sistema operacional de 32 e muito avançado para época. Mas ai a IBM resolveu que, para ajudar a popularizar o seu sistema, ele iria rodar programas do Windows 3.1. Mais ou menos como o linux rodando programas windows via Wine. Só que com uma diferença: como o OS2 era um sistema 32 bits e o windows 3.1 era de 16 bits, os aplicativos windows rodavam muito bem no OS2, com ganho real de performance. Resultado: ninguém desenvolvia para OS2, e sim para windows. Quando o OS2 morreu, ele tinha pouco software. E outra, com isso, o sistema sempre ficou em segundo plano, afinal, aceita software do windows.

    Sabe, é a mesma coisa pode acontecer com o Blackberry se a RIM tomar essa decisão;

    Aparente é uma boa idéia, mas a longo prazo é problema.

    Fernando (usuário não registrado) em 16/02/2011 às 10:07 am

    Na minha opiniao deveria exister um SDK geral para java mobile. Dae o mesmo app rodaria em todas plataformas…

    Alguem poderia me explicar por que cada empresa cria seus padrões( deveria existir tipo uma W3C mobile)? E se uma SDK global seria viavel para todos players?

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 16/02/2011 às 10:31 am

    Na minha opiniao deveria exister um SDK geral para java mobile

    Para Java Mobile já existe um SDK padrão: Java Micro Edition (JMe) e seus perfis mais usados são CLDC e MIDP2.

    Android é uma VM baseada na JVM e otimizada para determinados perfis de aparelho.

    Isso é que eu achei bola fora da Google: ela criou o próprio fork ao invés de juntar suas idéias ao mercado maior. Agora tá aí… Sofrendo represálias.

    Marcos (usuário não registrado) em 16/02/2011 às 10:41 am

    E o Android não roda apps em JavaME.

    Mas o problema do JavaME é que ele nivelou muito por baixo as APIs, e com a situação financeira da Sun a plataforma ficou muito tempo estagnada. O Java ME 3.0 melhorou bastante o cenário, mas o MIDP3 que estava pravisto pra 2008 até hoje não saiu e quando sair já vai estar muito desatualizado.

    A própria Sun já tinha tentando outra estratégia, com o JavaFX, que também não emplacou e jamais rodou em um dispositio Mobile.

    Outra empresa que está tentando esse caminho é a Adobe, com o Flex. Um aplicativo Flash roda tanto em Windows, Linux e Mac, roda no Android a partir do 2.2, no WebOS, BB e no Symbian^3

    WeTab, roda o MeeGo, roda Adobe Flash, Adobe Air, Java e suporta Android Apps. Melhor para o ecossitema livre do que esse tablet da RIM, mas do jeito que está é melhor do que eles terem adotado WP.

    http://WeTab.mobi/en/

    Obs: isso não é spam.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 16/02/2011 às 1:45 pm

    Nossa, há tempos eu não ouvia falar do QNX. Sempre foi um dos S.O.s que eu mais admirei (lembro de nos idos de 99 da versão que rodava de um disquete, com interface gráfica e browser).

    foobob (usuário não registrado) em 16/02/2011 às 3:07 pm

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 16/02/2011 às 10:31 am:
    “Isso é que eu achei bola fora da Google: ela criou o próprio fork ao invés de juntar suas idéias ao mercado maior. Agora tá aí… Sofrendo represálias.”

    sofrendo represálias e sendo a mais popular distribuição java mobile. kkkk

    assim como o café aguado da MS foi o mais popular java desktop, tendo este morrido depois que o primeiro foi transformado em .NET…

Este post é antigo (2011-02-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.