Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Aumentando a responsividade de sites dinâmicos pesados com a Dupla: Apache2 e Nginx

Enviado por Brivaldo Jr (condectorΘgmail·com):

“Geralmente quando temos servidores poderosos conseguimos manter aquele sistema Acadêmico ou Site Institucional rodando bem no dia a dia, mas em épocas de pico, como por exemplo, lançamento de notas, notamos que o servidor, embora tivesse muita memória (8Gb), múltiplos cores XEON (4 núcleos), mesmo assim não estava aguentando responder em tempo hábil a todas as requisições, fora o consumo exagerado de memória.

Estudamos várias otimizações do Apache2, tunning na quantidade de filhos, requisições por filho, pool inicial, até trocar de servidor trocamos, mas não adiantou. O site em si era muito pesado e por isso o tempo de resposta continuava lento (se era problema de programação dos desenvolvedores, não vem ao caso agora).

Uma vez nos deparamos com um artigo interessante no Viva o Linux sobre como o autor do site resolveu este problema de performance utilizando o Apache2 e o Lighttpd, mas queríamos testar algo diferente, algo mais rápido ou pelo menos, algo da moda em termos de seridores WEB, por isso escolhemos fazer o mesmo serviço utilizando o Nginx como gerenciador de conexões e servidor de conteúdo estático. (…)” [referência: blog.bibliotecaunix.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Vin .im (usuário não registrado) em 26/03/2011 às 10:37 pm

    Devo dizer que não entendi o motivo de colocar um nginx na frente de um apache só para servir conteúdo estático?

Este post é antigo (2011-03-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.