Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Apple anuncia WebKit2 e segue a onda dos processos separados para evitar travamentos do navegador

Desenvolvedores da Apple apresentaram a versão 2 do engine WebKit, baseado originalmente em código do projeto KDE e hoje adotado como parte importante da base de navegadores como o Safari (da Apple), Chrome (do Google, que já inclui sua própria implementação de separação de processos) e o Widget Engine no Symbian S60.

Em tempos de aplicativos on-line e múltiplas abas abertas, travar o navegador inteiro custa cada vez mais caro para o usuário, razão pela qual a torcida por implementações robustas de separação de processos (que façam com que uma aba ou aplicação mal comportada trave sozinha, sem levar consigo o navegador inteiro) nos navegadores favoritos de cada usuário é grande, e assim só posso dar as boas vindas à nova contribuição ao WebKit, em si um software livre sob licenças LGPL e BSD.

A notícia publicada no The H tem detalhes sobre a implementação e também sobre o rumo que o WebKit vem tomando, para ficar cada vez mais agnóstico quanto a plataformas – o que é algo que me surpreende, considerando o firme pé que ele tem plantado em Cupertino. (via h-online.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    É impressão minha ou além dos aplicativos estarem migrando do desktop para Web, os mesmos problemas também estão seguindo o mesmo caminho?

    Antonio (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 11:29 am

    @Avelino de Almeida Bego

    Daqui a pouco alguém anuncia o suporte a abas multi-thread, semáforos, comunicação entre abas e todos irão achar uma maravilha.
    hehe

    luiz (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 11:40 am

    Vale ressaltar que o Gnome tbm ta usando WEbKit agora.

    A diferença é que como faz pra reiniciar o computador travado por um deadlock quando ele não está embaixo da sua mesa? hauahauh

    @tenchi

    Remote boot. Todo DC usa.

    Se for uma VM, mais fácil ainda.

    jrk (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 4:33 pm

    A separação de processos é útil não só para evitar travamentos, mas para deixar as páginas mais “responsivas”. Um JavaScript numa aba não bloqueia a execução em outra.

    Me pergunto se um dia o WebKit será apenas BSD. As contribuições da Apple são sempre nessa licença, um dia o código que é apenas LGPL será totalmente substituído.

    @André, tá, mas o que a gente vai poder chutar pra se sentir melhor? :-)

    - programadores fraquinhos … lamentável ;
    - trocar threads por processos é um retrocesso … mas fazer o que, quando não se consegue escrever um código decente ;
    - basta lembrar que as licenças de código aberto deixam bem claro que o programa é fornacido “as is” , sem garantia , e que qualquer problema no uso é todo do usuário ;

    henrique (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 1:31 am

    Botao, manda seu curriculo pra apple e pro google, e ensina pra eles.

Este post é antigo (2010-04-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.