Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Usuários de Linux doam o dobro dos de Windows na promoção dos jogos a preço livre

A noticia sobre o pacote de 5 jogos a preço livre foi a mais lida do BR-Linux na semana passada, por isso acredito que este relatório parcial dos responsáveis pela promoção vá interessar boa parte de vocês.

Ocorre que eles tomaram a decisão de só incluir no pacote jogos que funcionassem no que chamam de “as 3 principais plataformas: Mac, Windows e Linux”, e aí acompanharam o comportamento dos compradores de cada uma das 3.

Na sexta-feira eles publicaram um relatório de vendas e faturamento por plataforma, e veio a conclusão interessante que me surpreendeu: até aquele momento, o usuário médio de Mac vinham doando 40% mais do que o de Windows, e o de Linux vinha doando 100% mais do que o Windows.

Assim, embora bem mais usuários tenham comprado o pacote para jogar no Mac do que para fazê-lo no Linux, a promoção faturou quase a mesma quantia de cada um destes 2 grupos. (via blog.wolfire.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Smaug (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 9:23 am

    Bom, o pessoal do Windows tem o “recurso” de piratear jogos muito mais complexos. Acho que é por isso que não têm tanto interesse assim em pagar por jogos mais simples.

    Fernando (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 9:27 am

    Como o amigo ai em cima, acredito que o resultado se deva a cultura de piratear jogos no windows que já vem de longa data. Usuário do windows, principalmente no Brasil é avesso a pagar por software, inclusive o próprio S.O.

    sandrosfc (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 9:48 am

    Legal,quem sabe agora começem a dar mais atençao ao Linux em questão de jogos…vem Steam!

    Vinícius (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 9:49 am

    Se levar em consideração que são poucos jogos para Linux, isso não é surpresa nenhuma. Usuários de Windows podem ter menos interesse nesses jogos ou simplesmente ter gasto mais dinheiro com outros jogos.

    @Vinícius, concordo em parte. Pode ser que que isto que esteja tbm relacionado com o comentário do Fernando: talvez os usuários Windows não tenham tanto interesse nestes “joguinhos” por terem acesso à uma gama muito maior de outros jogos pirateáveis que são mais conhecidos e jogados, tais como cs, half life, GTA, NFS… Qual a graça de piratear algo não pirateável segundo o que a maioria conhece como piretear?

    Eu mesmo uso Linux desde meu primeiro PC (que tem pouco mais de 5 anos) e até hoje só gastei dinheiro comprando CDs de distros Linux ou aplicações para Linux.

    ps: acho que as palavras “piratear” e “pirateável” não existem no dicionário :-(

    Quem comprou deve ter recebido um email falando que outro jogo entrou no pacote: Samorost 2. É só baixar.

    LinuxSource (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 11:07 am

    Quando (ou se) começarem a fabricar jogos para lixus custando 19,90; 29,90; 39,90 dólares ou mais, quero ver nossa rica e seleta comunidade pagar pelos jogos… principalmente em se tratando de brasileiros.

    A frase que ilustra melhor isso:

    “Eu mesmo uso Linux desde meu primeiro PC (que tem pouco mais de 5 anos) e até hoje só gastei dinheiro comprando CDs de distros Linux ou aplicações para Linux.”

    Francamente, esse tipo de “relatório de vendas” com sua “conclusão interessante” foi a piada do meu dia.

    Linux desktop para usuário final jogar… francamente… acordem por favor.

    gustavo1 (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 11:10 am

    moral da historia:
    usuários de windows são como gafanhotos. Existem aos milhoes, e por onde passam, so querem saber de “vantagens” e de usar a frase “cumpre/nao cumpre o que promete”.

    E esses milhoes de gafanhotos alimentam uma prospera industria de inseticidas (antivirus) e segurança.
    E qdo morrem (formatados), ninguem liga mto, afinal, existem aos milhoes, não fazem a menor falta na cadeia alimentar na proporção existente.

    meujoystick (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 11:12 am

    Acredito que as pessoas que optam pelo Linux como SO são mais comprometidas em não adquirir software copiado sem autorização.

    Quando aparece uma boa oportunidade de comprar um software bom a preço condizente não perdem a oportunidade como forma de impulsionar o desenvolvimento para a sua plataforma preferida.

    Foi a primeira vez que comprei software para Linux e já baixei os 6 jogos pagando o valor da média que era de $8,47 na hora da compra.

    Agora vou aguardar o lançamento do Mandriva 2010.1 para quem sabe comprar o PowerPack pois até hoje só venho usando a edição Free.

    @rhobsonv (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 11:42 am

    @tenchi: E quantas pessoas você conhece que jogam os citados jogos piratas no Windows? Jogar jogos piratas significa gambiarras incríveis pra conseguir jogar online, que é o principal atrativo hoje em dia.

    @todos: Desde que descobri o Steam, compro jogos originais (até então só tinha um). E com as diversas promoções que a plataforma faz, fica complicado querer que eu pague US20 por um joguinho que não tem nem fullscreen por padrão (como o Gish), quando pelo mesmo valor eu compro uma Orange Box com 5 jogaços, incluindo um multiplayer(REPLAY VALUE, pra mim é o que faz o preço dos jogos).

    Ainda não vejo o Linux como uma plataforma que suporte algo além de “joguinhos”. Quem sabe com o Steam para Linux, as produtoras dêem uma ajudinha pra mudar esse cenário…

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 12:40 pm

    Eu não sei porquê as pessoas como o @rhobsonv acham que Jogo tem que ser aqueles com 2, 3 ou 10GB de tamanho, que usam aceleração ao extremo, uma placa de vídeo turbinada etc. Existem outros perfis de usuários que gostam de outros tipos de jogos e não é um público pequeno não, nem só de “ubber gamers” vive o mercado de jogos, jogos pra celular é um exemplo disso. Os jogos pra linux são muito bem vindos, com preço “livre”, melhor ainda, se evocê não acha válido pagar USD20 por World of Goo, eu não tenho mínima motivação pra dar USD1 no “HALO”, e aí, você é melhor ou pior que eu? Não, temos gosto diferente e ponto. Então, ninguém elegeu os “ubber-gamers” como representantes dos apreciadores de jogos, existem jogos e jogos e gosto é aquela velha estória…

    @rhobsonv, ao menos para mim, que não sou um jogador fanático, o Linux é minha plataforma de jogos. Quando eu sentir a necessidade de querer jogar mesmo, compro um equipamento específico para isso.

    GTA é o jogo mais jogado nas LAN Houses daqui da minha cidade (Maringá) e todo mundo que joga em casa quer ter (e tem, é fácil adquirir) uma versão deste game, pirata mesmo. Crackear pode ser difícil, tanto que a maioria se vangloria por conseguir crackear aquele game “incrackeável” que todo mundo joga. Quase sempre é baixar algum arquivo de um site de cracks e descompactar numa determinada pasta.

    Mas por enquanto não tenho nem vontade e nem dinheiro para ser um “gamer”.

    Faço um curso superior na área de TI e um colega meu um dia quis me matar por eu ter falado que nunca joguei CS na vida. Isso, somado ao fato de eu não tomar café, me torna uma vergonha pro meu clã :-)

    Hoje os jogos que mais gosto são os de super nintendo, facilmente emulados via snes9x, que existe para Linux. No mais, os “joguinhos bestas” para Linux me divertem. Sim, tenho ROMS aqui que foram baixadas de forma ilegal, já que não possuo mais super nintendo. (Mas tenho um sega saturn que não funciona mais) :-(

    @LinuxSource, não tomei minha opinião como conclusão, além da falta de valor estatístico que uma amostra com um só elemento possui.

    Colocar games à venda por um valor baixo ou “ao gosto do freguês” é uma tática que os pequenos produtores de games estão aderindo cada vez mais. Isso tudo para competir com os grandes produtores (MS, Sony, etc). Espero que a empresa da notícia publique em breve se as vendas dos jogos aumentaram e se houve um aumento no faturamento com estas vendas.

    Se sim, isto não provará estatisticamente que colocar software à venda pelo preço que o cliente quer pagar é uma estratégia melhor que fixar um preço (ainda mais se for “alto” como estes que vc passou), mas tome como exemplo o Radiohead, que em 2007 colocou seu CD “In Rainbows” à venda neste esquema de “pague o quanto quiser” e vendeu como água, como nunca antes havia vendido.

    Não vou mentir, na época eu não tinha cartão de crédito, então não pude comprar, mas hoje eu compraria o CD deles com certeza.

    Os tempos estão mudando, meu caro. “O mundo roda e a pomba gira”, sábias palavras que li na Internet de um lugar que não me lembro ;-)

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 1:29 pm

    @tenchi, aqui no trabalho (com TI) também pareço um ET. Nunca joguei CS ou afins, não tomo café e, o pior de tudo, não tenho windows em casa, só linux! Que cara estranho! :-)

    Bom, mostrei esses jogos, e o único jogo que interessou a alguns foi o World of Goo, que em 10 minutos já tinham achado uma versão completa pra windows pra baixar. “Tá vendo, comprar pra que, se tem de graça?”

    Isso realmente explica o valor baixo pago pelos usuários de windows, pelo menos aqui no Brasil.

    Insano (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 2:00 pm

    Educação e Honestidade.

    Isso que falta no Brasil.

    Alexandre (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 2:11 pm

    Eu fui um dos compradores do pacote.

    Eu paguei 30 dólares pelos 5 jogos, World of Goo eu já conhecia e já tinha comprado ele por 5 dólares pelo Steam no Windows e gostei muito. Os demais, a maioria está bem cotada no Metacritic. Acredito que se a gente não criar um mercado para jogos no Linux, nunca vão haver jogos para Linux.

    Se você pensar em quanto você economiza em sistema operacional, aplicativos e utilitários, 30 dólares não parece nada demais. E se você, como eu, ganha dinheiro com informática, fazer uma doação para um projeto ou uma distribuição que te dá as ferramentas com as quais você trabalha todo dia também não é.

    A propósito. O pacote foi atualizado com mais um jogo bastante premiado. Quem já tinha comprado o pacote foi também contemplado com esse jogo. Sabe quando uma grande distribuidora ia promover um benefício para os seus consumidores retroativamente? Nunca.

    Diego (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 2:32 pm

    O importante é o jogo rodar no meu OS. Se eu tenho linux e ele não roda Mass Effect eu vou para uma plataforma que o rode! (O ideal é que o Mass Effect rode em todas e não ao contrario!)

    Mac e Linux para muitos são somente um outro sistema operacional que não rodam o que eles querem!

    Linux se o linux rodar o Mass Effect, MS Office e Photoshops acredito que muitos pode migrar para o Linux!

    Enquanto isso não ocorre (e provavelmente nao ira acontecer), fico com o pingum só para servidores mesmo! ;)

    @Diego

    Se você esta esperando o MS Office rodar nativamente em qualquer Linux, pode esperar sentado e para o resto da vida.

    É isso mesmo que você espera?

    O MS Office rodar nativamente em Linux??? (olhe a sigla MS)

    Caio César (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 3:04 pm

    @Diego: ainda bem que todo mundo não pensa como você, do contrário, você estaria usando outro sistema, mas não Linux. Se Linux só fosse interessante para servidores, concorda que os usuários seriam menos, bem como desenvolvedores, beta testers etc? Se só fosse interessante pra servidores, teria morrido, não tenho dúvida, qual a diversão de usar e desenvolver para um sistema que só serve para servidores? Felizmente sistemas como o FreeBSD também rumam na mesma direção: sendo também um sistema que pode ser usado no desktop. E pra encerrar: Photoshop é aplicativo de nicho, que muitos definitivamente não precisam, Microsoft Office é um pacote popular, porém, onipresente mais por ignorância do que por qualidade, já qualquer jogo pesado eu também considero como um aplicativo de nicho, pois não vai rodar num micrinho com vídeo VIA ou SiS, que pode muito bem nesse momento estar servindo de plataforma de desenvolvimento e testes, rodando Linux e com um ambiente bonito, gráfico, várias máquinas virtuais, enfim…

    E sobre os jogos citados, eu sou bem sincero: não comprei, pois não jogo, ficando mais ou menos como o Tenchi, o ZSNES já me basta e outros jogos livres também. As vezes um DOSBox também é uma boa pedida. Se eu fosse jogar pra valer, compraria um aparelho só pra isso, assim, não só me isentaria da dor de cabeça de usar o Windows fora de uma máquina virtual, como também teria uma máquina que é só ligar e usar para um só propósito (jogar) sem qualquer dificuldade, balões de atualização, software rodando em segundo-plano…

    @rhobsonv (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 6:10 pm

    @Marcelo Mendes:

    Então, você não entendeu meu ponto de vista. Sim, eu sou um “gamer hardcore”, “viciado” (sim, eu reconheço), etc, etc. Mas também jogo “joguinhos bestas”.
    Gostei muito de Gish, que só conheci depois da divulgação desse pacote aqui no BRLinux. Aquaria já tinha experimentado, e não gostei. Tanto que não baixei nem pretendo. Já World of Goo é um jogo que sozinho vale 5, 10, 15, 20 dólares (depende de quão mão-de-vaca vc é… ;) ). Tanto que já tinha a versão para Windows e já tinha terminado ele duas vezes, mas tou jogando de novo!
    Mas o que eu quis dizer é que, pra quem tá acostumado a ter MUITA opção de jogos na plataforma que usa (nesse caso, Windows), é complicado convencer essa pessoa a pagar mais do que poucos dólares por jogos até-então desconhecidos, sem multiplayer e sem atenção da mídia.

    @tenchi
    Sim, entendi. Mas o que eu quis dizer é que o multiplayer que é o que valoriza um jogo. É o diferencial que faz muitas pessoas comprarem ou não o jogo (eu inclusive). Como já disse, EU, prefiro jogos com multiplayer. Meu exemplo? Comprei TeamFortress2 pelo Steam, e faz quase um ano que outro jogo original que eu tenho em caixinha(MC2) não é nem instalado no pc, pq não tem multiplayer. Jogar jogos piratas qualquer um consegue. Vide Assassin’s Creed, que pessoas com o jogo original tavam tendo problemas para jogar, enquanto cópias piratas rodavam perfeitamente (culpa do DRM…).
    Para jogar online jogos piratas, é além do que uma pessoa que paga “dés reau” num cd pirata com CS consegue fazer.

    Mas isso é só a minha opinião pro ocorrido; Por mim, só o World of Goo valeria 10~15 dólares no pack. Gostei de Gish também. Então poderia muito bem ter pago 25 dólares no pack que aindaestaria barato…

    Vidente Digital em 10/05/2010 às 8:12 pm

    Eu acho que deveriamos ter jogos muito bons e de graça no Linux. Isso com certeza sacudiria o mercado de jogos :-D

    bill (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 9:01 pm

    usuarios do WINDOWS ja gastam dinheiro DEMAIS comprando jogos DE VERDADE no STEAM.

    Morram de inveja :P

    bill (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 9:03 pm

    @vidente digital

    jogos *muito* bons + de graça DEFINITIVAMENTE não combinam.
    Quem vai pagar a produção do jogo?
    a ja sei… voce vai doar 5 dolares… haham…

    MAGAVILHA!

    meujoystick (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 9:22 pm

    Opa, Linux user também compra jogo caro. Eu mesmo comprei Neverwinter (R$100,00) na época e suas duas expansões principais (R$49,00 cada) só porque rodavam no Linux. E se não rodar no Linux, não compro.

    Quando quero jogar alguma coisa fora do PC vou de Wii ou PS3. Definitivamente não preciso do Windows.

    Marcos (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 10:55 pm

    Até hoje os únicos softwares que comprei foram:
    - Conectiva Linux 5
    - Conectiva Linux 7

    Tony Stark (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 11:19 pm

    Quando quero jogar alguma coisa fora do PC, vou de PS3. Definitivamente não preciso do Windows. (2)

    Eu comprei um jogo que rodava no Linux, foi o Quake, muito tempo atrás, umas 60 pratas, se não me engano.

    Acho que têm uma demanda reprimida, mas acho que não é todo mundo disposto a pagar um valor tão alto.

Este post é antigo (2010-05-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.