Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Usuário europeu de PS3 recebe compensação financeira por não poder mais usar Linux

Algumas fontes que consultei chamam a notícia de rumor não confirmado, enquanto outros a afirmam como fato. O Gamer.Blorge tem um resumo e links para mais informações – inclusive sobre a norma europeia de proteção ao consumidor que teria sido usada para pedir o reembolso parcial, sem devolução da mercadoria.

Enviado por Estevam Moreira (estevamΘgmail·com):

“Baseado em uma lei aprovada pelo parlamento europeu em 2002 o usuário recebeu US$100 da loja online Amazon por seu cliente não poder usar mais o produto com todas as funcionalidades que comprou.” [referência: rebelion.org]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Thales Oliveira (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 11:22 am

    Ah rapaiz hehehehe
    Interessante

    Claudionor Buzzo Raymundo (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 11:39 am

    Legal mesmo é a tag “Mimimi” :)

    Daniel Stolf (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 12:04 pm

    eu acho que tá certo mesmo, mas acho que não há qualquer esperança de conseguirem isso no brasil.

    já a imagem do tijolo foi exagero hehe

    Leonardo (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 12:22 pm

    Bom, pra quem comprou o PS3 pra usar como nó de cluster, virou quase um tijolo mesmo, pq não pode atualizar mais a firmware, e também não poderá comprar mais nós para expansão do cluster, haja visto que os novos virão como novos firmwares.

    Se conseguir, será somente e só de estoque antigos.

    Bom, a Sony ferrou legal com quem usava o PS3 para computação de alta performance. Aliás, deveria era devolver o dinheiro todo e ficar com esse tijolo pra ela :P

    Vitor (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 12:41 pm

    Espero que muitos europeus façam que nem esse cara. Assim a Sony vai sentir no bolso! Porque mesmo a Amazon tendo que devolver a grana, se muita gente fizer isso, logicamente a Amazon e outras lojas vão querer tirar satisfação com a Sony.

    Cristiano (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 1:12 pm

    Essa é a maneira mais eficiente de nunca mais vermos o linux num console outra vez.

    Guilherme Mac (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 2:07 pm

    tag “mimimi” pq o consumidor exerceu seu direito legítimo protegido por lei?

    Eu não sou advogado, mas tenho impressão que esta mudança seria ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor já que um recurso existente no momento que o consumidor adquiriu o produto está sendo retirado sem a devida compensação. Acho que enquadraria no artigo 18 que diz “Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor” (grifo meu).
    Algum advogado aqui pode confirmar isso?

    Guilherme: não.

    devnull (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 2:47 pm

    Essa tag “mimimi” pegou mal.

    O certo seria todos que usam Linux nesse console pedirem dinheiro… E usarem o dinheiro para comprar um console concorrente, para a Sony aprender a respeitar quem paga os salários deles.

    A tag mimimi não foi colocada ali para se referir ao bravo ato do consumidor europeu que usou os seus direitos, se for verdade mesmo (e aparentemente é). Que mimimi há nisso?

    A tag foi incluída em reconhecimento aos incontáveis mimimis de quem não vai fazer o mesmo (por nem ter PS3, ou por não ter nenhum interesse de rodar Linux nele, ou por pura vontade de fazer mimimi) mas comentou em boa parte das notícias sobre o assunto que li enquanto pesquisava para compor o texto.

    Dê uma olhada nos posts a respeito e você verá que o mimimi é grande.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 3:03 pm

    Gente, o GeoHot já fez o mod do tão-temido firmware 3.21, o que libera novamente a função “Install other OS”. Ou seja, provavelmente anulará a garantia – se é que um console de uns 2 anos atrás ainda tem, não posso falar ao certo -, mas nem tudo está perdido.

    Tenho a mesma opinião do Hideo Kojima, os consoles vão morrer.

    Pedro Pedigoni Gonçalves (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 3:27 pm

    @adilson

    Não pelo artigo citado, que trata, em suma, dos vícios ocultos dos produtos.

    Olhando a questão, é facilmente defensável o argumento que o consumidor comprou produto com certas utilidades e estas foram tolhidas pelo fabricante no decorrer do uso, de modo que faz jus a receber uma indenização por isto, em virtudes de perdas e danos.

    erico (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 5:10 pm

    Como nos ultimos anos muitas empresas e governo apostaram no PS3 como a forma mais barata de ter uma máquina com processador power a sony talvez tenha achado melhor para com a brincadeira. E exatamente por ess tipo de cliente que talvez essa barreira caia.

    king (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 6:31 pm

    Infelizmente, penso que a Sony está correta, pois ela vende o produto para ser usado como videogame, e não outros fins. Para mim, é a mesma coisa de eu comprar manteiga e dizer que eu não estou conseguindo usá-la mais como substituto de KY ou vaselina, e reclamar por isso, rs.

    O meu PS3 foi comprado nos EUA mas quem comprou aqui pode ir no mesmo caminho do nosso colega europeu, de acordo com a confirmação do Pedro. Alguém se habilita a ser o primeiro brasileiro? :)

    Fabricio (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 11:34 pm

    Se a tag mimimi precisa de explicação para ser usada neste contexto, penso que prevalece a conotação que veio primeiro na mente dos que expressaram preocupação com o uso dela, ou seja, usuário exercendo seu direito foi etiquetado de chorão.

    Fabricio, discordo da sua premissa, não acho que a tag tenha precisado de explicação. Expliquei por cortesia a 2 leitores (entre milhares) que resolveram questionar, mas respeitosamente discordo de você quanto a ela ter parecido que se referia ao bravo e pioneiro consumidor europeu.

    Illidan (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 12:53 am

    Bom que o ps2 foi lançado a pouco tempo aqui na terra brasilis: http://jogos.uol.com.br/playstation2/ultnot/2008/11/14/ult185u9020.jhtm
    Sé esperar o lançamento to ps3 agora, quem sabe nao vem com mais funcionalidades capadas ¬¬

    Uma pergunta (Se alguém perguntar “Porque você não procura, respondo: Falta tempo): Cadê os pesquisadores tupiniquins que usaram o PS3 como plataforma de pesquisa?

    http://www.agencia.fapesp.br/materia/7893/especiais/videogame-aplicado-em-pesquisa.htm

Este post é antigo (2010-04-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.