Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Simon Phipps deixa a Sun (Oracle)

Enviado por Rafael Peregrino da Silva (rperegrinoΘlinuxmagazine·com·br):

“Logo após a conclusão do processo de aquisição da Sun pela Oracle, Simon Phipps, até então diretor executivo da divisão para sistemas de código aberto da empresa — Chief Open Source Officer — anunciou sua decisão de deixar a (agora) Oracle.

O anúncio da decisão em seu blog traz também um histórico da passagem de Simon Phipps pela Sun, nos seus quase dez anos de trabalho na companhia — cinco dos quais na posição ocupada até o momento da sua demissão. Entre os diversos sucessos da sua gestão, estão por exemplo a criação do OpenSolaris, a partir do Unix da Sun, a abertura do código do Java e das especificações completas do hardware dos processadores SPARC, além do apoio à criação e à disseminação do padrão Open Document Format (ODF).
Simon Phipps

Simon Phipps cita também em seu post que não conseguiu fazer com que, apesar de todos os seus esforços, a Sun atingisse o patamar que ele desejava no trato com o Software Livre — mesmo que o progresso tenha sido enorme. Entre outras coisas, ele se declara insatisfeito com o fato de que a fundação Apache não tenha recebido a licença TCK que havia solicitado, com a falta de um espaço no qual colaboradores externos fossem uma prioridade para as equipes de cada produto, lamentando por fim que o sucesso dos negócios com Software Livre da empresa não tenham sido suficientes para resgatar a Sun e mantê-la como uma companhia independente.” [referência: linuxmagazine.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    alex (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 3:12 pm

    Começou…. vejamos o que virá a seguir,VirtualBox,Java,Open Solaris?

    devnull (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 4:13 pm

    Inevitável.

    braun1928 (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 4:33 pm

    E uma pena. Era um cara muito legal, além de tudo que fez.

    Uma pena por que? O cara que quis sair, sabe lá se vai ser pra ganhar mais?

    O pessoal fica nesse pânico, mas esquece que se a Oracle não tivesse adquirido não teria sobrado nenhum projeto.

    “vejamos o que virá a seguir, VirtualBox, Java,Open Solaris?”
    Todos eles já receberam aumento nos investimentos, ou você não acompanha os blogs dos desenvolvedores? O Virtualbox então, já teve até versão nova depois da aquisição.

    erico (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 11:58 pm

    O pessoal fica nesse pânico, mas esquece que se a Oracle não tivesse adquirido não teria sobrado nenhum projet

    Isso é algo que nós nunca saberemos.

    O Virtualbox então, já teve até versão nova depois da aquisição.

    Acho que eles seguiram o roadmap do programa, nada mais que isso, e sem dúvida ninguém seria louco de abortar o lançamento logo depois do anuncio da aquisição.

    Acredito que a oracle comprou a sun por causa das operações com hardware, logo a forma como a Oracle trata o código aberto deve estar causando fissuras nos antigos empregados da sun.

    Olhando o planet sun, agregador dos feeds de blogs, dá pra ver que foi descontinuado, e lá o texto e bastante claro, houve uma aquisição não uma fusão.A frase final é até bem melancólica “it was fun”.

    a oracle adiquiriu um patrionio fantastico…. eu até apostaria que a sun seria mais forte que a oracle devido aos seus bens desenvolvios..tipo: jre, o java mesmo. virtualbox e solaris….é meio incrível, como a Sun , com tantas ferramentas poderosas em maos sucumbiu……isso é a prova de que padrão proprietário já era. O Java sucumbir, até dá para entender, pois o padrão html5 irá revolucionar, mas outros recursos……..fica a duvida…ainda bem que estou no universo do software-livre…..mas o software proprietário vai ficar bem movimentado mesmo…..é de se esperar

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 10/03/2010 às 11:38 am

    Podem até me xingar e moderar como sempre fazem, mas a Oracle só tem interesse em Software Livre, quando afeta diretamente seu bolso, e acho que a maioria das empresas lucrativas fazem isto, é uma realidade dura, mas é a realidade. Basta olhar o Google e o Android, que foi expulso do kernel do Linux por não disponibilizar updates constantes. Mas enfim, a SUN vai ser engolida ou melhor já foi pelo Oracle, cujo interesse foi o Java, isto é óbvio e o MySQL se não morrer vai andar a passos lentos, em relação ao OpenSolaris, ainda tenho minhas dúvidas, mas acho que o know adquirido com a SUN vai ajudar a Oracle no campo dos sistemas operacionais. Mas enfim garotos!!! Isto é o capitalismo, infelizmente a Oracle nunca vai ser o que a SUN foi para o Software Livre. Ia me esquecendo o OpenOffice que se cuide.
    Enfim!! ‘E o caos!!!

    Francisco Ricardo (usuário não registrado) em 10/03/2010 às 6:10 pm

    Acho que não tem ponto sem nó. Será que a Oracle não quer começar a vender appliances já com o Oracle pré-instalado? Com a compra da Sun, ela adquire o know how de hardware e ainda um SO, o Solaris, no caso.

    Talvez a coisa caminhe por aí …

Este post é antigo (2010-03-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.