Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Retrocomputaria, um podcast sobre retrocomputação

Quem sabe o Ricardo não aproveita algum dos episódios do podcast para contar o que ficou faltando no capítulo final (jamais publicado) do MSX-Files?

Enviado por Ricardo Jurczyk Pinheiro (ricardojpinheiroΘgmail·com):

“Embora não tenha tanto a ver com Linux (mas há), convido a todos a connhecerem o Retrocomputaria.

Desde há muito tempo, eu e mais dois amigos estávamos querendo fazer um podcast sobre retrocomputação. Não havíamos encontrado um no Brasil que falasse desse assunto, e nos propusemos a realizar um “faça-você-mesmo”: Um podcast que falasse de micros clássicos, relembrando aos que viveram (em parte ou completamente) aquela época, e apresentando aos novatos como a informática era, mais difícil mas muito mais divertida. Também queríamos dar voz a tanta gente que desenvolve software e hardware para essas plataformas “comercialmente mortas”, mas vivinhas da silva nas mãos de entusiastas, dentre os quais nós nos encaixamos.

O projeto tomou forma ao longo de 2009, e começamos a trabalhar mais sério, fazendo pesquisa, aprendendo a editar áudio, lendo muito, procurando em sites, livros e revistas, catando músicas, montando vinhetas… E o nosso podcast finalmente saiu. Convido a todos a visitar o site do Retrocomputaria, baixar algum dos episódios, ouvir e assinar o feed. Já temos 10 episódios no ar (entre episódios de trilhas sonoras e conversas), e temos muito mais ainda para falar e compartilhar.

Aguardamos a sua audição, seu comentário, sua sugestão, entre outros. Até!

PS: Antes que falem que não tem nada a ver com Linux:

  • Dois dos loucos que fazem esse podcast são usuários Linux há pelos menos 10 anos (cada um).
  • Ele é todo feito com ferramentas livres (shell-script para gerar vitrines e trilha sonora, GIMP, MUITO Audacity, mpg321 e muitos outros).

” [referência: retrocomputaria.blogspot.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Sartre Pensador (usuário não registrado) em 24/03/2010 às 10:09 am

    Voltar ao passado é até bom, mas cuidado com efeitos colaterais, como, por exemplo, depressão (causada pela constatação de que o tempo passou, estamos mais velhos e construímos pouco).

    Que saudades do meu primeiro PC, justo um CP-500 Turbo da prológica. Funcionava a incríveis 4.77 mhz, com sistema operacional CPM DOS. Eu programava Basic e qualquer artigo/matéria com cálculos publicados em revistas (dos mais variados assuntos) eu já pensava em como ficaria codificado (era sempre um desafio prazeroso).

    Jorge Barros (usuário não registrado) em 24/03/2010 às 12:13 pm

    Eu fui usuário do AppleII, e tive muitos amigos com CP´s e MSX´s, eu fui assinante vários anos da revista Micro Sistemas e era fan e rato de biblioteca de livros de Basic e sistemas CPM. Eu infelizmente não tenho mais esses equipamentos funcionais porque nesta época morava em Salvador, e na beira-mar e a maresia destruiu tudo! Tudo que era eletronico enferruja lá. Mas em 91 comprei meu primeiro 286, e fui fan dos livros do José A “Ramalho” e o Laércio Vasconcelos (que conheci e me autografou livros numa dessas antigas Fenasoft) Eu tinha várias placas e traquitanas, mas desencanei e parti para matar meu saudosismo com virtualização, o Qemu é meu preferido seguido do Dosbox, mas há muitas opções de virtualização para vários tipos de CPU tal como Z80 e 8085, sem precisar montar isso tudo na garagem, tem até virtualização em Java que roda direto no browser! Eu sei que não é a mesma coisa mas dá pra matar a saudade e quem sabe talvez reaproveitar aquele software que você comprou na Mesbla junto com sua impressora Mônica da Elebra… rsrsrs. Veja aqui um lugar pra começar a fuçar sobre virtualização de plataformas diversas que rodam embaixo do PC-AT compatível:

    http://www.emuwiki.com/index.php?title=Emulation_on_PC_(DOS/Windows)

    LIST, RUN….

    Jorge Barros.

    Carlos (usuário não registrado) em 24/03/2010 às 1:10 pm

    Época boa que não existia esta prostituição de valores na prestação de serviços em informática. Hj um jardineiro cobra mais e tem mais dignidade em respeito ao serviço que presta, do que em relação aos “técnicos em informática”. Saudade !!!

    Bremm (usuário não registrado) em 24/03/2010 às 4:48 pm

    Eu ri da primeira palavra do título, e de repente, parece que caiu um cisco no meu olho. :’)

    Comecei com o TK-82C em 1985, aos 10 anos de idade.

    daniel (usuário não registrado) em 24/03/2010 às 7:18 pm

    Existe um Linux para MSX, o Uzix:
    http://www.vivaolinux.com.br/artigo/UZIX-O-Linux-do-MSX-%28Z80%29

    Bom hack pra vcs :)

    Ricardo Pinheiro (usuário não registrado) em 24/03/2010 às 9:21 pm

    Augusto, o projeto do The msX-Files não está esquecido, a idéia é transformar tudo que eu juntei (e mais um tanto que escrevi) em um livro sobre a história do MSX no Brasil. Mas kd tempo? :-(

    E qto ao podcast, estamos melhorando aos poucos, espero que você (e todos que lêem) ouçam e gostem. Não somos saudosistas, mas gente que gostou daquela época e acha que vale a pena falar dela, inclusive do que tem sido feito hoje em dia.

    Nos só tínhamos 16k e nada mais!
    Isso deve ser o suficiente para explicar para os novatos porque somos paranoicos por otimização.

    It made a generation who can code… eita musiquinha que não sai da cabeça.

    Não acho que seja paranóia, seria paranóia achar que o Firefox consumindo 256mb ram é um absurdo?
    ———–
    O problema desses podcasts são novatos como eu que apenas viveram no tempo do 486 em diante, eles tem saudades dos tempos que nunca tiveram :/ …
    O tempo de MSX ja tinha passado, do apple II também, do pdp-10, etc.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 7:04 am

    Tem um pessoal bastante ativo de retrocomputaria (gostei do termo) do TK 90X. Já estão até construindo novas interfaces de drive que muitos na época não possuíam.

    Por outro lado é impressionante como o mercado dessas antiguidades está inflacionado. Um TK 90X sai por R$ 250 para cima, e já vi um TK 95 por R$ 400.

    Valdomiro (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 7:44 am

    Meu primeiro contato com informática foi com um CP 500, em um curso de Basic. O sistema era carregado por um disquetão de 5.1/4. Bons tempos.

    Emerson Ribeiro (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 5:15 pm

    catalog…
    Lembra disso?

Este post é antigo (2010-03-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.