Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Release da Mandriva traz mais dúvidas do que respostas

No rastro da série de notícias negativas e baseadas em rumores ou interpretações duvidosas a partir de informações insuficientes, resisti a publicar algo sobre o press release que a Mandriva publicou no último dia 7, porque minha impressão sobre ele foi a mesma que deu título à matéria de ontem do Linux Journal a respeito, e que aproveitei para compor o título também deste post do BR-Linux: o que se informa é bem menos do que se desejaria saber.

De qualquer forma, fica registrado um link para o texto oficial e a sugestão de que o texto seja interpretado com atenção, pensando não apenas no que está dito, mas também no que está ausente.

O Linux Journal resumiu em uma frase: a Mandriva vai sobreviver, de algum jeito, e por algum tempo, ao menos. O modelo de comercialização vai mudar, alguns investidores já surgiram, outros estão sendo procurados, o foco é cortar custos e aumentar receitas, e os detalhes só surgirão numa próxima reunião da diretoria.

Ainda segundo o Linux Journal, o estilo do texto não é característico das comunicações da empresa, não responde a uma série de questões sobre desenvolvimento e comunidade, e levanta a dúvida sobre se as notícias são boas ou más.

Já os hermanos do Vivalinux com Ar foram bem além (descontando a deselegância do primeiro parágrafo): com base em rumores que vem do Leste Europeu (por uma série de links apresentados), afirmam que o investimento da Mandriva veio de capital russo, que um assessor do presidente da Rússia participou das negociações, e que possivelmente isso teria relação com uma antiga intenção de fortalecer um sistema operacional russo. A conferir.


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Diogo (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 2:56 pm

    Acredito que seja mais sensacionalismo do que outra coisa. O dinheiro apareceu, a distro está melhor do que nunca, Updates frequentes, já descongelaram o cooker (2011), enfim, não existe nenhum sinal de problema na Mandriva, mas sempre tem uma turma que torce contra essa distro que, ao meu ver, é a melhor distribuição pra uso geral que se tem notícia.

    É importante lembrar que o Mandriva ou o Mandrake linux são ou foram base de distribuições linux relevantes em alguns países, como a ALT Linux russo citado e o Caixa Mágica de Portugal.

    Do ponto de vista de investimento estratégico, não seria um mau investimento ou mesmo um grande investimento por parte de governos ou grandes empresas que queiram um bom e rápido ponto de partida em termos de uma distribuição linux. A equipe de desenvolvimento já está experiente e pronta.

    O governo francês teve um papel importante na recuperação da concordata da Mandrake no passado.

    De qualquer jeito, o Mandriva 2010.1 foi lançado e as atualizações continuam acontecendo normalmente.

    Todo mundo pelo menos sabe que a Mandriva não está nadando em dinheiro, mas eu me pergunto como estão as outras distribuições, fora a Red Hat, também. E mesmo a Red Hat todo mundo sabe que ganha muito dinheiro com os produtos para servidores.

    meujoystick (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 5:02 pm

    A versão 2010.1 está incrível! Nunca vi um Mandrake/Mandriva tão redondo! Pretendo comprar a versão PowerPack pela primeira vez! Sempre usei a versão Free.
    Feliz da vida com esta distro desde a era Mandrake!

    self_liar (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 5:03 pm

    A novell não está nada bem também .

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 6:27 pm

    @Diogo, provavelmente ele não se referiu à distribuição, mas pra alguma atitude que pudesse gerar mais receita. A distribuição ser boa não garante que a empresa vai sair da situação, tanto que está assim mesmo tendo um ótimo produto.

    Mercado desktop pro Linux é mais complicado que o corporativo, mas confio que eles vão conseguir encontrar o caminho.

    Illidan (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 7:37 pm

    Primeira vez que testei mandriva, foi essa versão recem lançada. Conheço/uso linux desde 2005 e nunca vi uma distro tão amigavel assim, e ainda falam tanto do ubuntu, agora que não entendo mesmo o por que.

    Profano (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 11:19 pm

    Salve, Gente;

    A surpresa não poderia ser melhor neste lançamento.

    O 2010.1 vai ficar rodando redondinho por, pelo menos uns três anos; Posso até testar as próximas versões nos Live-CDs a serem editados mas só será instalado se a Mandriva fizer nooovas e melhooores edições e que me surpreendam mais do que esta… O que seria uma covardia para com as co-irmãs, diga-se de passagem.

    Parabéns à Mandriva e à sua Comunidade de Colaboradores.

    PS: Se tem dinheiro Russo investido nas paradas, significa que os russos sabem investir no melhor e mais objetivamente. Continuem…

    []‘s a todos,
    ProfanoV.

    Os russos não são mais aqueles da antiga União Soviética. Estão preocupados com a modernização e com novas parcerias.

    Sigam o presidente Medvedev no twitter e vejam isso diariamente. @KremlinRussia_E

    Caso tenham investido na MANDRIVA deram um passo extremamente inteligente.

    Só para se ter uma idéia eles acabaram de fazer uma contrato com a Alemanha (Siemens) no valor aproximado de 3 bilhões de euros só para a modernização das ferrovias.

    abcd@abcd.com.br (usuário não registrado) em 18/07/2010 às 5:08 am

    Febre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos.
    A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
    Tosse, tosse, tosse.

    Mandou chamar o médico:
    - Diga “windows”…
    - Win… wind… Desculpa, doutor, não posso…
    - Entendo. Respire.

    - Sua distro tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.
    - Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?
    - Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.

    Smaug (usuário não registrado) em 18/07/2010 às 9:56 am

    Ficou bom, mas faltou observar: “chupado do Manoel Bandeira”.

    É, parece que a coisa tá russa mesmo pro lado da Mandriva :-(

    Não sei, testei o mandriva só uma ou duas vezes. Achei uma distro fácil (muitas ferramentas gráficas), mas muito burocrática. Sério. Além do mais o tema padrão dela consegue fazer o KDE4 ficar feio! Minha nossa, muito mal-acabados os contornos dos widgets.

    Também achei ruim a falta de pacotes para a distro. Enfim, ótimo sistema de gerenciamento (coisa que falta, por exemplo, no ubuntu, que nem sistema de gerenciamento de serviços tem mais (o rcconf não funciona com o upstart)), mas para o usuário acostumado com o Windows (principalmente o 7, que capricha no visual), o Mandriva tem um visual muito ruim.

    anderson (usuário não registrado) em 18/07/2010 às 10:08 am

    tenchi,

    O Mandriva Linux só perde para o debian e derivados, que usam os repositórios do debian direta ou indiretamente, em número de pacotes. Da família Red Hat é o que tem mais pacotes, pode crer.

    O visual do ubuntu também era e ainda é considerado ruim por muitas pessoas e nem por isso vejo alguém voltando para o windows por causa disso.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 18/07/2010 às 7:49 pm

    @anderson, o número de apps nos repositórios do OpenSuse são bem maiores que os do Mandriva, embora eu ache os deste último melhor organizados.

    @tenchi, gosto é uma droga mesmo. Eu acho o KDE do Mandriva o mais bonito e polido de todas as distros KDE. Já Gnome, prefiro o do Ubuntu.

    Agora, ter uma boa distro é apenas uma pequena parte da solução. Tem que encontrar uma forma eficiente de ganhar dinheiro.

    Adao (usuário não registrado) em 18/07/2010 às 11:46 pm

    Tomara que os russos coloquem ordem na casa. Eles tem que é mandar para rua toda a adminstração e colocar gente competente lá.

Este post é antigo (2010-07-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.