Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


PlayStation 3 gordo também vai perder compatibilidade com o Linux

O Playstation 3 mais esbelto, lançado em agosto, desde o berço já não oferecia o suporte oficial à instalação de outros sistemas operacionais que o diferenciava, e para alguns usuários permitia aplicações alternativas interessantes (e possivelmente fora do interesse da Sony em usar o console como argumento para vender jogos e conteúdo on-line) a baixo custo. Quando esta mudança foi anunciada, a Sony avisou que a novidade não se aplicaria aos PS3 anteriores, “ao menos por enquanto”.

Só que o “por enquanto” acabou, e a Sony agora avisa que a próxima atualização do software do console (marcada para o início de abril) vai remover também dos Playstations 3 pré-slim (o volumoso modelo inicial) a opção oficial de rodar o Linux, para quem instalar. “Preocupações com segurança”, diz a Sony, e é possível que seja mesmo algo relacionado à segurança – do seu modelo de negócios, considerando os recentes avanços contra as técnicas de DRM empregadas no PS3.

Segundo o LWN, a ativação do novo firmware também vai fazer com que tudo o que estiver em uma partição Linux no console seja imediatamente perdido para sempre. Mas a atualização é voluntária, embora não fazê-la leve a reduções (potenciais ou não) de funcionalidade.

Trecho do iG Tecnologia:

A Sony anunciou em um post no PlayStation Blog que a próxima versão do firmware para o PlayStation 3 (versão 3.21) eliminará a possibilidade de instalar outros sistemas operacionais em todos os modelos do console. Trocando em miúdos, a empresa está removendo de seus aparelhos a compatibilidade com o Linux.

A versão “slim” do PlayStation 3, lançada em setembro do ano passado, já não tinha este recurso que agora será eliminado também dos modelos mais antigos. A Sony alega “questões de segurança” como o motivo por trás da decisão. O motivo real pode ser a existência de um “hack” recentemente anunciado que permite assumir o controle do “hypervisor”, o nível mais baixo do sistema operacional do console, e assim obter domínio completo da máquina, abrindo as portas para a criação de ferramentas que possibilitariam a pirataria de jogos.

O novo firmware, que será lançado em 1º de Abril (a Sony garante que não se trata de uma piada), é tecnicamente uma atualização “voluntária”. Mas quem deixar de atualizar o console eventualmente perderá acesso a recursos como a rede online PlayStation Home, filmes em Blu-Ray e jogos futuros que “exigirão” a nova versão. (via tecnologia.ig.com.br)

Enviado por Nícolas Wildner[Ironmaniaco] (nicolasgauchoΘgmail·com):

“Em uma atualização recente do Blog do Playstation3, a Sony afirmou que será desabilitada a opção de instalar outro sistema operacional(muito utilizado por entusiastas Linux), na atualização de firmware v3.21 As atitudes a serem tomadas serão: Para quem utiliza a opção de outro sistema operacional não deve atualizar atualizar a firmware, e para quem já tem um outro SO instalado, deverá fazer backup desta partição, ou poderá sofrer perda de dados. Mais detalhes, sobre as outras features cobertas pela atualização, no link de referência.” [referência: blog.us.playstation.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Emerson Gomes (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 8:37 am

    Espero muito que seja um 1o de abril. Apesar que se for, ainda assim vai ser de terrível gosto.

    A Sony irá perder um fã.

    Uma atitude bem antipática da Sony.

    E não acho uma boa ideia, porque agora sim que vai ter muito mais gente interessada em atravessar a segurança do hypervisor.

    Harry (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 8:58 am

    Quando eu baixo uma atualização de um software pela Internet, ou de um firmware qualquer, eu espero que bugs sejam corrigidos e funcionalidades adicionadas. Mas o que eles estão fazendo é remover funcionalidades por meio da tal atualização? Isso é patético.

    Illidan (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 9:00 am

    Logo aparece um dark-alex da vida e reverte isso tudo =)

    Leonardo (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 9:16 am

    De nada irá adiantar, logo irá aparecer alguem e recolocará o linux assim como fará rodar jogos e aplicativos piratas, a sony apenas está adianto o inevitável com uma forma medíocre.

    Frank (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 9:42 am

    Realmente essa é uma atualização visa a segurança… deles.

    A Sony deve estar com medo de que a proliferação de Linux em seu console diminua a dependência do mesmo quanto ao fabricante.

    joaoreinaldo (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 9:44 am

    Tiro no pé.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 9:44 am

    Como é que alguém lança uma “atualização que retira funcionalidades”?

    Se eu compro algo com tais e tais funções e a empresa, tempos depois, retira alguma delas por meio de “atualização”, isso não estaria juridicamente errado?

    Depende do seu contrato ou licenciamento com quem vendeu, Filipe. Eventualmente os termos que você aceitou podem dizer que as funcionalidades podem ser retiradas.

    No caso do software do PS3, a possibilidade de retirar funcionalidades está definida nas regras do jogo que os usuários usualmente aceitam sem ler antes de usar pela primeira vez.

    Vagner Silva (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 9:51 am

    Eu possuo um PS3 e estou decepcionado com a Sony. Essa atitude deixa claro que o suporte a Linux foi uma estratégia para atrair os entusiastas do Pinguim para o console ao invés de comprarem um Xbox 360.

    A atitude de não atualizar é válida, mas pra quem joga on-line sabe que sem atualizar fica difícil.

    E a não atualização é apenas provisória, visto que os novos jogos, como Tekken 6, obrigam a atualização.

    Concordo com o Edson, gostaria muito que fosse um primeiro de Abril.

    Daniel Stolf (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 9:51 am

    Não sei se tem tanto a ver com aplicações alternativas de baixo custo… o linux era um nicho pequeno entre os usuários de ps3.

    Acho que tem mais a ver com o Geohot ter conseguido acessar o hypervisor… não se esqueçam de mandar seus agradecimentos a ele.

    Muita gente vai deixar de fazer essa atualização por enquanto. A Sony não foi muito amigável nessa jogada.

    @Daniel Stolf

    >>> Acho que tem mais a ver com o Geohot ter conseguido
    >>> acessar o hypervisor

    http://www.psx-scene.com/forums/showthread.php?t=63747

    Nova patente para “cobrir” o hack do geohot ;)

    [momento-conspiração]
    2 – Quem garante que a sony não tá pagando ele, pra que a galera compre PS3 na “vibe” de que poderá desbloquear, que foi o que fomentou vendas do Xbox?[/momento-conspiração]

    Víctor (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 10:17 am

    Para quem acompanha a Sony no setor de consoles a um tempo este tipo de atitude não é de se estranhar, o modelo de negócio deles sempre se baseou em software proprietário e controlado por eles, tanto que até para o PSP, não é possível rodar um software caseiro sem desbloquear o dispositivo.

    MY NEW TIPS (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 10:48 am

    lool grande playstation 3… assim a que era….

    Bruno (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 10:54 am

    Vai dizer que vocês nao estão sabendo da parceria da Sony com a Apple?!

    A retirada do suporte ao Linux foi uma exigencia da Apple, pois em uma atualização futura do firmware será possível a intalação de uma versão otimizada para PS3 do sistema operacional do iPad.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 11:32 am

    Valeu @Augusto.
    Malditas licenças!

    Eu tinha vontade de comprar um PS3 para, além de jogar, rodar alguns algoritmos metaheurísticos do meu mestrado. Infelizmente, não será mais possível.

    E quanto às instituições de pesquisa que usam o PS3 para rodar os programas por elas desenvolvidos? Por mais que eles não atualizem, não deixa de ser um empecilho perder essa funcionalidade – ou ter que utilizá-la através de gambiarras e hacks.

    Isso vai impedir novos pedidos de compra de PS3 por agências financiadoras de pesquisa. Poderia até não ser o público alvo da Sony, mas que dava um “status” para o aparelho, ah, isso dava.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 11:42 am

    PlayStation 3 gordo

    ou

    PlayStation 3 Ronaldo

    Agora sim!!!!

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 11:47 am

    O geohot agora vai entrar na briga com tudo!

    http://geohotps3.blogspot.com/2010/03/wait-you-are-removing-feature.html

    http://geohotps3.blogspot.com/2010/03/dont-update.html

    Daniel Stolf (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 1:55 pm

    Filipe… isso só evidencia que a culpa é do geohot.

    O PS3 já rodava aplicações caseiras pelo Linux, qual foi a desculpa para desbloquear dessa vez?

    Justifica o comportamento da Sony? Talvez não, mas explica muita coisa.

    Não se esqueçam de passar no blog dele e deixar agradecimentos.

    César (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 2:36 pm

    Augusto, e Filipe, acho a questão de retirar funcionalidade é só um mero detalhe. O que realmente dá total e irrestrita liberdade (para a Sony) é na parte 9, que diz que ela pode mudar a licença a qualquer momento, para incluir/modificar qualquer termo/condição e você, para continuar usando o sistema, precisará aceitá-la de maneira irrestrita.

    Mais ainda: *você* precisa consultar o site da Sony periodicamente para verificar se *você* não está violando qualquer termo/condição e, assim, ser passível de processo por parte deles.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 3:58 pm

    Eu só vejo que, se antes o Linux rodava oficialmente no PS/3 com algumas restrições, agora tem tudo pra rodar com força total – ISSO SE O GEOHOT CONSEGUIR fazer funcionar, deixo claro. Hackers adoram desafios… hehe.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 4:44 pm

    Eu vou agradecer ao geohot por derrubar os bloqueios ao PS3, ao iPhone e a qualquer outro hardware que ele conseguir, e mostrar para estas empresas que quem decide os usos sobre determinada máquina é apenas a criatividade de quem a está usando.

    Rafa (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 7:17 pm

    Duvido muito que um hacker de fundo de quintal consiga quebrar a complexidade do combo cell + blu-ray, se até as empresas serias tem dor de cabeça para programar para o PS3, imagina um zé-ninguém.

    A sony está mais do que certa, conseguiu o feito louvável de criar um perfeito sistema anti-pirataria, porque quem perde com a pirataria são os próprios usuários, ou vocês querem viver apenas de super-tux e joguinhos de tabuleiro?

    suhanko (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 7:19 pm

    Comprei um ps3 e não tenho mais windows agora. O que ele roda lá dentro, nem me importa. Agora tenho mais espaço no disco para pelo menos mais duas distros. :-)

    daniel (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 9:35 pm

    Mais um motivo pra não comprar um PS3 ou XBox. Plataforma fechada pra mim é um fracasso. Viva o PC!

    Heaven (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 10:35 pm

    @Augusto Campos

    Mas isso varia dependendo do país também, aqui no Brasil o que vale é o que esta no CdC, neste caso a medida da Sony de retirar um recurso que foi pago estaria de certa forma lesando o cliente e neste caso seria motivo de um belo processo caso a Sony tivesse oficializado o PS3 aqui (algumas visitas no Procon me fizeram ver esse detalhe).

    Agora em relação ao EUA e Japão eu nem imagino como deve ser por esses lugares, mas creio que ainda vai dar muito pano na manga isso tudo.

    Sim, não tenho dúvida de que é possível argumentar pela nulidade das cláusulas dos termos de licenciamento, à luz do CdC, com base nesta opinião ou avaliação de que o consumidor foi lesado quando a redução de funcionalidade com um upgrade que ele aceitou e nos termos que ele autorizou expressamente foi colocada em prática.

    Se vai prosperar ou não, quem quiser iniciar o tal “belo processo” pode nos contar depois da conclusão.

    Téo Mattos (usuário não registrado) em 30/03/2010 às 11:56 pm

    Hahahah… ainda bem que comprei um Xbox360!

    Linux mesmo só no PC. Jogos é na sala, com a tela de 40″.

    Rodrigo Robles (usuário não registrado) em 31/03/2010 às 9:26 am

    Vale a pena ter um videogame? A maioria dos jogos hoje em dia não sai em versão PC também? E conectar uns joysticks no PC e ligar o PC na TV é mole.

    Filipe (usuário não registrado) em 31/03/2010 às 1:47 pm

    Simples, manter um disco sem atualizar com o firmware atual, mantendo o linux rodando na boa, e um novo disco que poderá ser usado para atualizar e rodar os jogos online.

    Na lista do Cell BE – https://lists.ozlabs.org/listinfo/cbe-oss-dev – o próprio Geoff Levand que era “o cara” do suporte ao linux no PS3 jogou a toalha e está mudando de área na Sony…

    Lamentável.

    Víctor (usuário não registrado) em 31/03/2010 às 3:02 pm

    @Rafa

    Desde quando rodar Linux em um videogame esta relacionado à pirataria?
    E se vc não sabe todas as versões de consoles que a Sony lançou foram hackeadas até hoje para permitir que o usuário rode aquilo que bem entender no hardware (não estou falando de pirataria), tenho um PSP da Sony e rodo sim nele um custom firmware não para rodar jogos piratas mas sim softwares “caseiros” que tornam o PSP um plataforma bem mais poderosa do que apenas um gameboy moderno.

    Fabiano (usuário não registrado) em 4/04/2010 às 7:53 pm

    Eu comprei um PS3 já pensando em instalar o linux nele. Tanto que foi a primeira coisa que fiz, antes mesmo de jogar qualquer coisa. Mas comprei tanto para colocar linux para aprendizado como para jogar. Agora vem essa de remover o suporte ao linux :(. Lastimável Sony! Por enquanto fico no FW 3.15.
    Abraço.
    Fabiano.

Este post é antigo (2010-03-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.