Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Para o Dr. Stallman, a Apple é malévola – e pior que a Microsoft

Interessados nas opiniões e na ordem de escalação dos inimigos do software livre conforme identificados pelo emérito fundador do GNU terão neste artigo do El Mundo uma boa leitura, pois ele faz uma leitura ampla do que o histórico ativista tem a dizer sobre vários dos seus assuntos frequentes.

Estão presentes:

  • a rejeição aos celulares (dispositivos espiões para vigiar os cidadão, segundo ele)
  • a crítica às expressões “pirataria” e “propriedade intelectual” (segundo o bom doutor, um conceito que não tem sentido porque se baseia na confusão de diversas leis existentes)
  • as críticas à Microsoft
  • a proposta de um esquema alternativo de remuneração dos artistas, que receberiam doações voluntárias diretamente dos fãs.

E vários outros temas. Mas há um ponto menos comum no discurso: a referência à Apple como “uma empresa mais malévola e ainda mais restritiva que a Microsoft, já que limita inclusive o direito de executar os aplicativos”. Segundo ele, a empresa pratica jogadas de marketing para que suas ações não pareçam más. (via elmundo.es e barrapunto)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 3:14 pm

    Assim como ele(não sei se ele nunca teve um) também não nunca tive e nem pretendo ter celular a não ser que o aparelho possa ser 100% auditavél e mesmo assim usaria uma vez na vida e outra na morte e é claro que eu tiraría a bateria do aparelho fora dessas ocasiões!!! hauahuahauahuu!!!! e quem adquiri produtos da empresa ”A” deveria ganhar de presente um lindo ”cabresto” e da empresa ”M” um belo atestado de ”incapacitado”.

    Pedro (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 3:15 pm

    “a rejeição aos celulares (dispositivos espiões para vigiar os cidadão, segundo ele)”

    UEAHUEHAEUAHUAEHAEUAEHAEUAE eu ri

    Eu da Silva (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 3:21 pm

    Ninguém interditou esse cara ainda?

    Marconi (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 3:27 pm

    Pedro, você riu porque é solteiro! Pessoas comprometidas sabem que demorar 3 toques para atender uma ligação no celular é sinônimo de problemas com a patroa…

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 3:28 pm

    @Eu da Silva

    HAHAHAHAHAAH. VERDADE.

    Apesar que, código fechado e você não poder remover a bateria, é um ótima para os conspiradores. A Apple com GPS te localizando sempre! huahuahua.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 3:29 pm

    E como sempre, falou muitas verdades.

    Como o caso da Apple investir pesado em marketing distorcendo a verdade.

    O Ipad é o auge disso, conseguiram convencer que aquele ipod com tela grande é mais que isso.

    Só discordo dele porque não basta o emissor falar, o receptor precisa querer acreditar. E é o que tem acontecido e muito. Então, mais responsabilidade tem os devotos do Jobs do que ele próprio.

    marcoc2 (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 3:30 pm

    Ele tem título de Doutor?

    sim

    Celso (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 3:34 pm

    Acho que o que o Stallman fez no passado foi genial (e ainda faz) propagando as ideias de software livre.

    Mas como bom todo gênio, devia ter um botão de autodestruição no momento que se acha acima do bem ou do mal para definir o que é correto ou errado.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 3:35 pm

    Augusto, procurei nos arquivos do blog e não encontrei notícia a respeito do lançamento da campanha da FSF contra o ACTA.

    Não existe mesmo ou falha minha ao procurar ?

    http://www.fsf.org/campaigns/acta/

    Está como o (ex?)parceiro que seleciona só notícias sobre Linux/Stallman que possam render humor jocoso ?

    Weber, não sei se essa campanha a que você se refere poderia ou não render humor jocoso, e ao mesmo tempo também não sei se esta campanha no estilo abaixo-assinado on-line é ou não relevante no momento, embora tenha certeza de que analisar e ter uma opinião equilibrada sobre o ACTA é importante.

    Na minha opinião a FSF inicia e mantêm muitas campanhas contra várias coisas (no momento lembro de DRM, Windows 7, patentes de software), e de fato não me sinto comprometido a noticiar o lançamento de cada uma delas, embora me esforce para noticiar a cada vez que uma delas consegue exterminar o adversário que identificou, ou realiza algo digno de nota.

    Mas se você acredita que o lançamento de mais esta campanha é algo que deveria ter sido noticiado aqui, use o formulário de envio e mande seu texto, analisarei com atenção na intenção de divulgar.

    Shikasta (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 3:55 pm

    E a Apple vai, aos pouquinhos, dominando o noticiário do br-linux (nada contra, o site não é meu e ninguém me obriga a acessá-lo, he, he).

    devnull (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 3:57 pm

    RMS levou tempo demais para descobrir que a Apple é MUITO pior que a MS.

    Se o Windows fosse tão travado / marrento quanto o iPhone / iPad, o Linux teria dominado o desktop. Já pensou ter que pagar para instalar qualquer coisa no computador, não poder usar USB, não acessar conteúdo em flash, e tantas outras restrições?

    Shikasta, você acha que uma manifestação do Dr. Stallman sobre uma empresa que ele (segundo a cobertura da imprensa brasileira) agora classifica como inimiga número 1 do software livre deveria ser off-topic aqui?

    Eu não invento as notícias, escrevo sobre o que acontece. Se o que acontece no contexto que eu cubro envolve a Apple, o Ubuntu, a Nestlé ou a Cleo Pires, naturalmente eles aparecerão aqui, ao lado da IBM, Mozilla, Apache e Rusty Russel.

    Tomara que em algum momento o Fedora, o Patrick Volkerding, o Squid e as Linuxchix Brasil sejam objeto de um número maior de notícias que eu possa trazer a vocês todos os dias.

    Mas por enquanto o bom Doutor coloca em pauta a Apple e a Microsoft, e o número de notícias que chegam a mim sobre como realizar tarefas interessantes com software livre em Mac OS vem superando o número de similares sobre várias distribuições. Quem não aprecia isso está sempre convidado a me mandar mais material sobre seus softwares preferidos (sabendo que também terá quem reclame pela escolha).

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 4:06 pm

    “Mas se você acredita que o lançamento de mais esta campanha é algo que deveria ter sido noticiado aqui, use o formulário de envio e mande seu texto, analisarei com atenção na intenção de divulgar.”

    Ou muito me engano, ou esse post não foi enviado por ninguém, ou seja, você que leu nos sites que indicou e colocou aqui.

    Então está respondendo que quando é para debochar do Stallman(com assuntos muito requentados como essa dele não usar celular), há prioridade sobre campanhas como essa contra o ACTA ?

    “Exterminar o inimigo”? O critério então não deveria ser o mesmo para algum software que pretende atingir um gráu de maturidade tal e ainda está longe disso, mas recebe espaço aqui ?

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 4:08 pm

    Eu acho o stallman muito, mas muito engraçado ! Ele parece aqueles comunistas velhos que vivem como se estivessem em pleno auge da guerra fria.

    Quanto a Apple, eu só vejo uma saída: Façam melhor do que eles. E tem sim que fazer propaganda, abusar do marketing, vender seu produto, coisa que nenhuma distro Linux faz.

    Júnior, de fato, como você bem observou, o assunto do celular me parece ser requentado sim. Mas aparentemente foi requentado pelo próprio entrevistado ao veículo espanhol – assim como vários outros temas abordados.

    Tanto é assim, que eu destaquei no meu post a presença de uma novidade no discurso, e o jornal também parece ter notado o fenômeno, tanto que o usou para dar título à matéria.

    O post de hoje não foi enviado por ninguém, foi selecionado por mim, pois achei bem interessante a entrevista e a declaração sobre a Apple e a Microsoft, e optei por divulgá-lo.

    Como eu disse antes, não sei avaliar se esta campanha de abaixo-assinado contra o ACTA é ou não uma notícia relevante – para você me parece que é. Mas posicionar-se sobre o ACTA certamente é relevante, e quando houver uma campanha que eu julgar interessante a este respeito, certamente divulgarei por iniciativa própria, como tenho feito com as campanhas nacionais de revisão de direitos autorais.

    Mas CASO você ache que o abaixo-assinado on-line da FSF é relevante, está convidado – como eu disse acima – a enviar pelo formulário uma notícia sobre ele, explicando a razão.

    Quanto aos critérios, se acontecer a algum software uma situação similar (iniciar várias campanhas contra adversários variados), tenha certeza de que também não me sentirei comprometido a divulgar o lançamento de cada uma delas (especialmente se for abaixo-assinado on-line), mas me esforçarei para divulgar caso elas exterminem o adversário identificado, ou tenham alguma realização interessante a divulgar.

    Mas acho que é mais comum que as campanhas e iniciativas dos desenvolvedores dos softwares noticiados aqui serem definidas a favor de um objetivo, e não contra um adversário.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 4:34 pm

    “Mas acho que é mais comum que as campanhas e iniciativas dos desenvolvedores dos softwares noticiados aqui serem definidas a favor de um objetivo, e não contra um adversário.”

    Deve ter entendido muito bem que não se tratava de algo contra ou a favor e sim da “completude” da tarefa. E de algo relevante ao universo do software livre e liberdade X restrição na internet.

    E mesmo campanhas “contra” da FSD já foram tema de artigo por aqui.

    RIlton (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 4:42 pm

    Eu dou risada das declarações dele…ele consegue ser patético e se superar a cada declaração…

    Sim, o lançamento das campanhas “contra” da FSF já foi noticiada aqui várias vezes, quando as considerei (ou considerei seus atos, efeitos ou repercussões) relevantes, ou alguém enviou. Mas o mais comum é eu noticiar as realizações delas, e não os lançamentos.

    Mas não lembro de alguma delas ter sido de abaixo-assinado virtual.

    Mesmo assim, caso você queira ver noticiado aqui o abaixo-assinado virtual contra o ACTA, está convidado a enviar a notícia, como dito acima.

    Quanto às notícias sobre os softwares, espero que você tenha entendido o que lhe expliquei, e não esteja advogando que a presença das notícias sobre os avanços deles de alguma forma deveria conduzir à necessidade lógica de eu postar uma notícia sobre um abaixo-assinado virtual contra o ACTA, ou sobre o lançamento de toda campanha de entidades da área que você considere relevante, contra adversários selecionados por elas como prioritários.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 4:49 pm

    Fui moderado negativamente por isso ??? Falar do stallman é o mesmo que falar do Papa !!! E elogiar a Apple é um pecado mortal !!! Cresçam crianças. cresçam !!!

    Vale complementar que no caso das campanhas da FSF “a favor” de objetivos positivos, como a recente “Campaign for OpenDocument”, os próprios integrantes da organização se encarregam de me mandar o release para publicação.

    Neste caso do abaixo-assinado on-line contra a ACTA isso não aconteceu, assim como não me recordo de ter acontecido na campanha Defective By Design, ou na Windows 7 Sins.

    Não acho que você tenha elogiado a Apple no seu comentário, Marcelo. Sugerir que oferecer uma alternativa que os consumidores percebam como superior é uma boa tática para quem se incomoda com a prevalência de um fornecedor me parece uma simples declaração de um fato, aplicável igualmente a quase qualquer outro fornecedor ou interessado.

    Não sei se é verdade que nenhuma distribuição faz propaganda e vende seu produto, mas concordo que é importante fazê-lo para quem quer ter sucesso comercial ou reduzir a fatia de mercado ocupada por algum outro participante. “Abusar” do marketing, no sentido estrito, não é bem o que se espera, mas usá-lo bem costuma ser positivo.

    Dito isso, quero registrar que editei teu segundo cometário para remover a parte do comentário que os leitores haviam moderado e você reinseriu, pois os termos de uso não permitem.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 5:00 pm

    Augusto,

    “Quanto às notícias sobre os softwares, espero que você tenha entendido o que lhe expliquei, e não esteja advogando que a presença das notícias sobre os avanços deles de alguma forma deveria conduzir à necessidade lógica de eu postar uma notícia sobre um abaixo-assinado virtual contra o ACTA, ou sobre o lançamento de qualquer campanha de entidades da área.”

    Entendi. Não estou advogando que deveria levar a publicação automática. Mas sim que nunca foi impeditivo de publicação o projeto não ter atingido um objetivo.

    Nessa questão de “quem é pior”, até discordo do Stallman. Embora concorde que a Apple com suas restrições anda forçando. Ameniza o fato de usar (indiretamente divulgando portanto) software livre e até devolver para a comunidade como no caso do Webkit.

    Stallman deve estar aproveitando o imenso hype do Ipad e Iphone com revolucionária câmera de videoconferência.

    Ou talvez os poderes de São Ignucius lhe permitam enxergar uma futura hegemonia da Apple, não mais da MS. :)

    “Propriedade intelectual: um conceito que não tem sentido porque se baseia na confusão de diversas leis existentes”

    O único ponto que concordei mais ou menos. Antes de proteger a propriedade intelectual é preciso definir o que é propriedade intelectual. Hoje é uma bagunça, o que é diferente de “não ter sentido”.

    E o mais ridículo é o “modelo self_liar” dos artistas viverem de doações de fãs.

    Weber Jr., de fato nunca foi impeditivo, mas também raramente as campanhas dos desenvolvedores dos softwares são definidas como sendo contra um adversário. Você está comparando 2 objetos diferentes – as “campanhas contra” e as “campanhas a favor”.

    E parece ter entendido que eu só publicaria notícias sobre as “campanhas contra” no caso de elas terem atingido o objetivo final, e certamente não foi o que eu disse – apenas listei isso como sendo uma das condições em que certamente me esforçarei para noticiar.

    De todo modo, nem mesmo a FSF mandou release sobre o lançamento do atual abaixo-assinado on-line contra o ACTA. Se você acha que ele deveria ser divulgado por aqui, já sabe o caminho, mas talvez fosse o caso de verificar antes se – por exemplo – a FSFLA não está preparando uma campanha local.

    Rod (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 5:15 pm

    “a rejeição aos celulares (dispositivos espiões para vigiar os cidadão, segundo ele)”

    Depois ainda acham ruim e censuram quando dizemos que esse velho gaga esta biruta…Esse aí já ta desponbalizado do juizo ha tempos!

    Teófilo da Silva (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 5:17 pm

    Parece que não é só o Steve Jobs que tem um campo de distorção da realidade.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 5:31 pm

    Valeu Augusto, e desculpa ai… rs

    Assis (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 5:31 pm

    Stallman é só um cara que defende suas idéias, não por que tanto ódio. deixa o cara falar o que quiser.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 5:52 pm

    @Marcelo Ulianov

    Eu te moderei positivamente, afinal o comentário é de todo válido. Criticar é fácil, difícil é fazer melhor. Mas é aquele negócio, “os cães ladram e a caravana passa” :)

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 6:03 pm

    @Timm

    “Criticar é fácil, difícil é fazer melhor.”

    Então você não criticaria o Emacs, o GCC ou quase todo e qualquer Software com licença livre que vem aqui criticar, ou tem o link para a gente ver algo melhor que fez ?

    Resumindo: Argumento muito pobre e apelativo.

    anderson (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 6:15 pm

    Eu também acho a Apple pior do que a Microsoft.

    E o pior é que muita gente boa que gosta de software livre cai na besteira de usar MacOS X e outros produtos da Apple só por causa do sistema MacOS X ser baseado em Unix, esquecendo completamente a política dela de venda casada de software com hardware e restrições absurdas dos direitos dos usuários.

    Se a pessoa tem preguiça de remar contra a maré e usar um sistema operacional realmente livre como o linux ou um *BSD, então que fique com o windows. Pelo menos vai poder rodá-lo no computador que quiser e já estará ciente de suas restrições.

    Ronin (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 6:30 pm

    Entre os ideais do Dr. Stallman, está a liberdade de estudar o código fonte, coisa que, infelizmente, a maioria das pessoas não dá a menor importância por simples preguiça ou ignorância.
    Realmente a Apple é pior que Microsoft em algumas coisas, como censurar os usuários, mas nunca será um monopólio, nem que contrate todas as fábricas chinesas, coisa virtualmente impossível.

    Danilo (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 6:33 pm

    Weber Jr., os site “é do” Augusto, embora ele tenha um certo comprometimento com seus leitores, ele não tem que mudar o jeito dele por causa de UM leitor. Quando a ACTA for importante pra ele ou para a maioria dos leitores dele( no caso, para os brasileiros que se informam sobre SL.) Ele vai cuidar de nos informar sobre ela.

Este post é antigo (2010-06-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.