Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Oracle completa aquisição da Sun, divulga planos para MySQL, OpenOffice e mais

A partir de ontem, quem tenta acessar o www.sun.com é levado automaticamente para o site da Oracle, onde pode-se encontrar muitos detalhes sobre a aquisição.

Muito se escreveu pelo mundo a respeito, mas este artigo da Infoworld e este outro da ComputerWorld me pareceu uma boa síntese, relatando os planos para boa parte do lado open source da aquisição: MySQL, OpenOffice, Java e (Open)Solaris, entre outros.

Não baseie nenhuma decisão no meu resumo, leia antes a versão integral, pois vou resumir cruamente:

  • o MySQL vai continuar a receber investimentos, e será gerenciado dentro de uma área de negócios open source separada, com sua própria força de vendas. Um representante sênior da empresa foi claro quanto à intenção de continuar a desenvolver o código, o suporte e a compatibilidade do MySQL com outros produtos da Oracle.
  • o OpenOffice vai continuar a receber investimentos, e será gerenciado dentro de uma área de negócios open source separada. A versão comunitária será mantida, mas haverá um foco em integrar o software a outros produtos relacionados a BI e a gestão de conteúdo. Uma versão de pacote similar on-line (no estilo Google Docs) também está em andamento.
  • o Java vai ser expandido. Nova versão do runtime desktop JSE será lançada com várias melhorias, e a versão mobile JME terá mais compatibilidade com o JSE, facilitando a vida dos desenvolvedores. Também haverá um esforço para facilitar que programadores Javascript passem a trabalhar com Java.
  • o Solaris vai ser impulsionado na direção dos servidores corporativos de maior porte, com menos foco nos equipamentos x86 e mercado de pequenas e médias empresas.

Há vários outros projetos de código aberto afetados diretamente pela aquisição, e conforme mais notícias interessantes forem aparecendo sobre eles, eu procurarei trazer para vocês. (via lwn.net)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    JPayne (usuário não registrado) em 29/01/2010 às 9:20 am

    “…only time will tell…”

    Não li na íntegra, mas se o último comentário do Augusto realmente for este,

    O Solaris teve uma abertura de mercado muito boa depois que começou a ter versoes x86 liberadas para o público porque todos que tinham em mente de que o Solaris era um sistema Enterprise-level passaram a poder ter contato com ele (Nenhuma pessoa física ia comprar um server de R$25000,00 ou mais). E agora, como a Oracle pretende formar novos profissionais e atender novos nichos? E o Unbreakable Linux? Será que essa palhaçada morre?

    Afff, o sistema comeu o link da foto

    “… for este, ”

    http://lolhehehe.com/wp-content/uploads/2009/06/tn.jpg

    ale (usuário não registrado) em 29/01/2010 às 9:52 am

    “Java: Oracle plans to “extend and enhance the reach of Java,” according to Thomas Kurian, an executive vice president. This will be achieved by integrating and simplifying the Java platform runtime — specifically, delivering Version 7 of the Java Standard Edition client for desktop PCs with a variety of improvements, while making the mobile version, Java ME, compatible with the desktop version to lessen work for programmers.”

    Será que agora vão finalmente tirar lixo legado e ideológico?

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 29/01/2010 às 9:53 am

    Será que agora o OpenOffice vira algo que presta? Nah, acho que não, vai continuar na mão de uma gigante corporativa focado em negócios e careta.

    Mas pode deixar, um dia essas empresas vão aprender que na interação humano-máquina, o lado importante é o humano, não o da máquina.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 29/01/2010 às 9:56 am

    VIVA!!!

    rafaelgimenes (usuário não registrado) em 29/01/2010 às 10:02 am

    Poxa, tomaram que mantenham o básico pelo menos opensource.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 29/01/2010 às 10:15 am

    Mais uma bela notícia.

    A Oracle tem muito a ganhar com a continuidade e melhoria dos negócios que eram mantido pela SUN.

    psantos (usuário não registrado) em 29/01/2010 às 10:22 am

    Me pareceu bastante coerente. Manter o MySQL e o OpenOffice mais ou memos como estão (gostei do OpenOffce Web). Dar um empurrãozinho no Java. Focar o Solaris no Sparc, sua verdadeira vocação, uma vez que este jamais decolou na plataforma x86.
    E o hardware? O que vão fazer?
    O Sparc precisa de pesados investimentos urgente, uma vez que em termos de performance está a anos-luz dos IBM Power, o atual bicho-papão dos RISC.

    Java (usuário não registrado) em 29/01/2010 às 10:28 am

    “Também haverá um esforço para facilitar que programadores Javascript passem a trabalhar com Java.” ????????????

    O que q tem a ver Javascript com Java ?? Será q o cara lá da Oracle sabe q só o nome tem semelhanças e q JS e Java sao coisas totalmente diferentes , inclusive com objetivos diferentes ?

    Dá até dó de ver oq vão fazer com o java daqui pra frente…

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 29/01/2010 às 10:30 am

    @psantos

    Meu palpite é que a Oracle deve investir pesado a longo prazo no Sparc.

    Ela só tem a ganhar com isso. Acho que a IBM deverá ter de se cuidar para não levar uma grande pancada em alguns anos.

    Piero Ferraz (usuário não registrado) em 29/01/2010 às 10:36 am

    Quero ver o virtualbox, é um grande software, quase nem é falado muito.

    Psicoppardo (usuário não registrado) em 29/01/2010 às 10:41 am

    Viva!!!

    Patola (usuário não registrado) em 29/01/2010 às 10:50 am

    Finalmente o monstrengo nasceu, hein? Agora o negócio é ficarmos vigilantes pra que não nos pisoteie!

    Limao (usuário não registrado) em 29/01/2010 às 11:14 am

    @Java
    Já pensou se existisse uma forma limpa de invocar o Java diretamente do JavaScript, sem ter que criar web-services, sem as atuais burocracias do Ajax(está melhor que antigamente, mas continua burocrático).
    Hoje em dia o Java já consegue executar JavaScript, e se eles criarem uma boa interface Java para o JavaScript, pode ser o começo do fim da camada Web do Java.

    Danilo André nascimento (usuário não registrado) em 29/01/2010 às 12:09 pm

    como esperado da oracle uma postura satisfatoria a maioria.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 29/01/2010 às 12:28 pm

    Devem ter citado o MySQL só por causa de toda chiadeira que houve. :D

    @Limao, colocar java no javascript? Não, obrigado. Eu já odeio estes applets em java que demoram um ano pra carregar dentro do navegador, e vêm me dizer pra embutir java direto no navegador? hauahauha

    O firefox já é uma eternidade para abrir, imagine só mais o java. É um tempo de boot do computador e outro tempo de boot para o navegador :-)

    Além do mais, como seria esta integração do java com o javascript? Como fica aquela coisa chamada DOM? sites com javascript que funcionem somente com navegadores que possuem a JVM? Voltamos à época dos sites feitos para um ou outro navegador.

    Se abrirem mais o desenvolvimento do OpenOffice com a comunidade e aceitarem as críticas ao OpenOffice com o intuito de melhorá-lo, teremos uma ótima suíte. E que substituam todas as coisas no OO que dependa do java para algo mais leve. E maioria das tarefas no OO que dependem do java são tarefas de exportação, etc. (embora no Base o java ainda é necessário), por isso o uso de alguma linguagem de script mais dinâmica domo python ou lua seriam ótimos substitutos.

    O OpenOffice por enquanto é a mais completa suíte de escritório Open Source. Mas se a Oracle quiser recuperá-lo para competir com a MS, terá que melhorar o desempenho dele. Talvez até usar Java na versão Online, mas não na versão desktop.

    devnull (usuário não registrado) em 29/01/2010 às 1:25 pm

    Agora é esperar por 2012…

    Ou fugir para o PostgreSQL.

    Acho difícil eles conseguirem destruir o OpenOffice, pois tem outras empresas envolvidas.

    devnull (usuário não registrado) em 29/01/2010 às 1:27 pm

    “A versão comunitária será mantida, mas haverá um foco em integrar o software a outros produtos relacionados a BI e a gestão de conteúdo.”

    Vão começar a encher o software de futilidades corporativas.

    Júlio Neto (usuário não registrado) em 29/01/2010 às 2:10 pm

    @tenchi, ele falou em “facilitar a vida dos programadores Javascript”, é uma declaração muito geral para dizer exatamente o que vai acontecer, eu chuto que apenas farão o Javascript rodar sobre a JVM, como fazem hoje com JRuby e JPython.

    @devnull, BI é futilidade?

    Limao (usuário não registrado) em 29/01/2010 às 2:14 pm

    @tenchi
    eu não falei em colocar o java dentro do navegador
    Falei em criar uma interface de comunicação mais simplificada entre o JavaScript e o Java, que está lá no server.

    E aquela coisa chamada DOM: eu não falei nada em destruir nenhuma tecnologia anterior ou qualquer coisa parecida. Eu falo em CRIAR um novo jeito de o JavaScript acessar o servidor, e não que ele vá substituir os atuais.

    E falar que Java é lento é coisa de uns 5 anos atrás. Hoje em dia, desde a primeira chamada ao java.exe até o programa estar funcionando, a velocidade está equivalente a programas escritos em C++.

    Limao (usuário não registrado) em 29/01/2010 às 2:16 pm

    @Julio Neto
    Hoje em dia, a JVM já possui um motor para a execução de scripts JavaScript. Não sei de cabeça qual o motor, se um próprio da Sun, ou algum já existente, mas sei que já funciona desde a versão 6 da JVM.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 29/01/2010 às 2:31 pm

    @Limao

    “a velocidade está equivalente a programas escritos em C++.”

    Sei que java está bem mais rápido, mas quando vejo afirmações assim eu fico pensando se na verdade não é porque programadores C/C++ são cada vez mais raros.

    ale (usuário não registrado) em 29/01/2010 às 2:40 pm

    @Limao
    Rhino da mozilla.
    E porque tanto incomodo quando se falou de javascript?
    JS não existe apenas no contexto web.
    Sobre java ser lento para serviço XYZ, por favor apresentar benchmarks pq já estou cansado de “achometro” em relação a isso.

    Hell (usuário não registrado) em 29/01/2010 às 5:40 pm

    @Weber Jr

    O problema não é que os programadores C++ estão ficando mais raros, mas sim que C++ como somente C++ sem utilizar os conceitos de C é lento, deletar sessões de memória consome tempo, além que muitas coisas devem ser configuradas diretamente, em comparação com as linguagens e conceitos atuais C++ está muito atrás, novas linguagens como a Go estão mostrando isso.

    Entretanto C ainda continua sensacional como sempre foi.

    @Limao, me desculpe o erro. Foi falha mesmo a minha interpretação. Eu havia entendido no contexto do Javascript dentro do navegador, talvez na forma de um plugin,

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 30/01/2010 às 1:56 pm

    Claro, o Google criou o GO, então vai ser sucesso!!!!

    LKRaider (usuário não registrado) em 30/01/2010 às 9:43 pm

    Go é uma perda de tempo

    self_liar (usuário não registrado) em 31/01/2010 às 9:43 am

    Infelizmente como esperado

    O kenai vai ser chutado

    http://blogs.sun.com/projectkenai/entry/the_future_of_kenai_com

    E o sun blogs pode desaparecer

    http://danesecooper.blogs.com/divablog/2010/01/assimilation-beginsoracle-censors-blogssuncom.html

    E mais desconfio que o mysql vai se transformar em um berkeleydb ou seja, vai se transformar em um software open source extremamente linkado com os produtos da oracle .

    Espero só coisas ruins da oracle.

    elias (usuário não registrado) em 31/01/2010 às 1:09 pm

    mas tenchi. as implementações de javascript sempre foram mais lentas que as java. hoje o google consegue compilar um javascript de alta performance com o v8, mas isso também é possível com o java…

    o problema de performance dos applets, que eu saiba, era o tempo de inicialização da jvm…

    E o VirtualBox? Não sou um fã dele mas gosto de ter opção por isso gostaria que ele continuasse a ser desenvolvido.

    O Java a cada versão vem aumentando a performance e diminuindo o consumo de memória. Isso com a Sun em dificuldades financeiras. Agora, com uma empresa onde dinheiro não é problema, a plataforma só tem a ganhar.

    Quanto ao projeto Kenai, ele já estava afundando. Com ou se Oracle ele não tinha vida longa mesmo. Ponto pra empresa do “tio” Larry.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 31/01/2010 às 9:40 pm

    Pois é, na boa, o Kenai nunca fedeu nem cheirou pra mim…

    self_liar (usuário não registrado) em 31/01/2010 às 10:55 pm

    É ,mas a perda de um serviço que ainda por cima é integrada ao netbeans é uma pena.

    Pensar que a oracle é boa coisa ,ela não é não .

Este post é antigo (2010-01-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.