Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Net Applications divulga evolução do número dos usuários do Chrome, Firefox, Safari e IE

Na verdade a pesquisa da Net Applications (que já apareceu por aqui muitas vezes antes, geralmente comemorando o crescimento do Firefox) fala de vários outros navegadores também, mas a análise que me interessou foi a dos 3 que estão no título (Chrome, IE, Safari e Firefox)), porque em um deles o crescimento acelerou, no outro o encolhimento acelerou, no terceiro o crescimento lento se manteve, e no quarto o sinal da tendência trimestral se inverteu.

Mas a ordem de popularidade ainda se mantém como há 2 meses: IE, Firefox, Chrome e Safari – e aparentemente não estamos a poucos meses de ver nova ultrapassagem entre os 4 primeiros colocados.

A Info resume, e eu transcrevi um trecho:

O pessoal do Google está rindo à toa. Os números da NetApplications indicam que o Chrome tinha 3,9% do mercado no fim de novembro. Chegou a 4,6% em dezembro, ultrapassando o Safari, da Apple. Fechou janeiro com 5,2%. Ainda não é o bastante para dominar o mundo, mas o crescimento é rápido e contínuo. Nesse mesmo período, o Internet Explorer caiu de 63,6% para 62,2% do mercado. Essa perda vinha acontecendo também nos meses anteriores.

A novidade é que, desde dezembro, o Firefox também perde participação para o Chrome. O navegador da raposa tinha 24,7% do mercado em novembro e terminou janeiro com 24,4%. A redução é mínima. Mas, até novembro, o Firefox só crescia. A NetApplications registra dados dos computadores que visitam 40 mil sites na web. Os resultados mostram qual a porcentagem dos acessos à internet correspondente a cada navegador. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    mahousenshi (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 5:19 pm

    O único dado interresante é a continua queda do IE! Os outros players são bem parecidos para quem marca html, tem algumas diferenças, mas não são gritantes tão qual é para o IE.

    Pra mim vários dos demais dados são interesantes também.

    Iuri Gules (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 5:31 pm

    Ai que bom…. Isso é um bom motivo pra mozilla melhorar ainda mais o firefox…. to esperando que eles terminal a lendária versão em qt4!

    Iuri Gules (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 5:33 pm

    terminal = terminem

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 6:14 pm

    Bem, agora temos 4 bons navagadores no mercado, eles vão se matar pra conquistar os usuários. É um cenário muito favorável!

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 6:15 pm

    A Mozilla está desenvolvendo uma versão em QT4? Essa eu não sabia!

    alberto (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 6:23 pm

    O Google está investindo pesadamente em publicidade pro Chrome. Só os links em todas as páginas do YouTube e outros sites não estavam bastando. :-P

    Acho que nem a MS investe tanto! Veja: http://twitpic.com/xe9zd http://twitpic.com/xeh47

    Iuri Gules (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 6:33 pm

    Pow… faz tempo… nem sei se ainda desenvolvem :/
    http://techfreaks4u.com/blog/?p=1189
    http://blog.tadeucruz.com/?p=94
    Se eles terminarem acho que mó galera do KDE que usa konqueror e opera devem mudar de idéia… sei lá… eu to aqui entre konqueror, reknoq e arora… em ultimo caso eu uso o firefox…

    gustavo (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 6:38 pm

    tão lendária que não passa de lenda.
    hehehehe

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 6:42 pm

    “a dos 3 que estão no título (Chrome, IE, Safari e Firefox)”

    Não são… 4?

    Fellype (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 6:52 pm

    Olhando para o gráfico, eu diria que o percentual do FF se manteve estável, o do IE caiu significativamente e o do Chrome cresceu fortemente. Neste caso, como um colega já mencionou, a propaganda vem sendo a alma do negócio: é no orkut, youtube e sei lá onde mais. Certos eles. Estão querendo vender o peixe* (* neste caso o correto seria dizer “barco” :D).

    [humor=on]
    Firefox com Qt4: ele realmente existe. O que é lenda é que um dia será concluído.
    [humor=off]

    Magno (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 6:53 pm

    Interessante ver nessa página o desempenho de todos que foram considerados:
    http://www.netmarketshare.com/report.aspx?qprid=0&qptimeframe=M&qpsp=122

    O Mozilla e o Netscape aparecem na lista. Não sei, mas não deveriam somar o desempenhos deles ao do Firefox?

    Além disso, o Konqueror também está sendo pesquisado. Deu um traço no uso, mas, pelo menos, está sendo lembrado :-)

    self_liar (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 7:18 pm

    Não acredito no netapplications , ele já foi muito manipulado.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 7:23 pm

    o chrome conta com a leveza e com o marketing da google, o firefox com uma infinidade extensões e com o tempo de mercado além claro da comunidade. Vai ser uma ótima disputa, sem falar que os dois são opensourse e quem acaba ganhando?? a comunidade, possivelmente o firefox 4 venha bem mais enxuto e comendo menos memória.

    Com a a maior utilização de recursos do HTML5 pelos sites, acredito que o Internet Explorer venha a ter seu uso diminuído ou então a Internet não evoluirá. Ou então a MS passa a manter seu navegador mais compatível com as novas tecnologias. Ou mesmo a MS resolve criar alguma tecnologia única pro Internet Explorer, possivelmente baseado em .net e venderá como a melhor solução para a Web. hauaha

    Microsoft parece ser inimiga da w3c. A w3c é tão aberta às grandes empresas e a MS não se aproveita disso para ajudar a melhorar os padrões existentes. Nunca entendi muito bem o porque. Principalmente agora que o IE vem sofrendo cada vez mais, é hora de ela se juntar à w3c e fazer do seu navegador referência na Web novamente.

    Sim, eu gostaria de não precisar me preocupar se algo funciona neste ou noutro navegador. Eu e mais 5bi de pessoas no sistema solar :-)

    anderson freitas (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 8:22 pm

    É exelente quando se tem várias opções para escolher e principalmente quando as empresas competem saudavelmente!!!

    cardoso (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 8:44 pm

    Mas mas mas e o Opera? Cadê a União Européia pra processar a Net Applications?

    Denis (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 8:59 pm

    Tendo a preferir um navegador que não esteja “amarrado” a uma grande empresa. Por essa razão acho o modelo do Firefox interessante, e com o avanço dos demais, isso só irá melhorar o desenvolvimento. Bom para os usuários.

    Iuri Gules (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 9:13 pm

    Eu já vi benckmark mostrando que o problema do firefox não é a quantidade de memória usada mesmo tendo uma resposta mais lenta que os outros. No uso de memória o firefox era o que menos usava… Eu não encontrei o dite do que eu tinha visto mas encontrei outro que chega a mesma conclusão. http://dotnetperls.com/chrome-memory
    Nessa pesquisa eu encontrei um site que faz benckmark do brownser que tu tá usando e pode registrar o resultado. http://service.futuremark.com/peacekeeper/index.action

    Iuri Gules (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 9:24 pm

    Mais um comparando as velocidades do V8 e tracemonkey que são renderizadores do chrome e firefox -mais recentes que o 3.5- respectivamente.

    Paulo (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 9:54 pm

    @Denis

    Existe algum navegador que não esteja ligado a alguma grande empresa? Deixa a Mozilla saber que você não a considera empresa… Acha que aquela caixa de pesquisa do Google tá lá do lado da barra de endereços de graça?

    Andre Luiz Neves (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 10:02 pm

    “O navegador da raposa tinha…”? Não seria o “O navegador do panda vermelho tinha…”. Confome diz no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mozilla_Firefox

    Iuri Gules (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 10:06 pm

    Ops esqueci-me do link.
    http://www.techcrunch.com/2008/09/03/mozilla-fights-back-with-new-firefox-benchmarks/
    @Denis
    Olha cara… se tu quer um navegador mais “underground” dá uma olhada no rekonq.. ele não é ligado ao KDE (mas usa o kdelibs) o arora (qt4) também acho que não está ligado a nenhuma empresa não. O seamonkey acho que é todo mantido pela comunidade também apesar de ser a continuação antigo navegador mozilla. Outro em gtk é o netsurf.

    Uma coisa não exclui a outra. Firefox é mesmo o panda vermelho mas, não surpreendentemente, o animal ilustrado no seu símbolo é uma raposa estilizada. Então o Firefox é o navegador de vários bichos.

    Glauco (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 10:23 pm

    “V8 e tracemonkey que são renderizadores”

    Na verdade eles não são renderizadores, são os interpretadores de JavaScript, os renderizadores são respectivamente WebKit e Gecko

    alberto (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 10:30 pm

    @Paulo Creio que o “grande empresa” que o Denis diz significa empresas como MS, Google, Adobe, Oracle e Apple. Lucro de bilhões, dezenas de milhares de empregados, ações na bolsa e coisas do tipo. A Mozilla não tem nem ações (e já deixou claro não pretende tê-las).

    Anton (usuário não registrado) em 2/02/2010 às 11:38 pm

    Honestamente? A subida do Chrome é merecida. O Chrome, além de ser livre (como Chromium), é muito bem desenvolvido e está à altura dos nossos tempos. É por isso que o Firefox precisa, hoje, mudar drasticamente para alcançá-lo.

    Fui usuário do Firefox por muito tempo, desde sua versão 0.9. Hoje, mesmo no linux, uso só o Chrome.

    Wallacy (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 12:19 am

    Jurei que ia evitar isso mais tenho que perguntar.

    (self_liar) Baseado em que você diz que a net applications foi manipulada?

    Já sobre a noticia. Agora que o Google vai eliminar o suporte ao IE6 esses numeros vão mudar bastante.

    Denis (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 1:02 am

    @Paulo Só complementando a colocação do Alberto, uma empresa movida por interesses comerciais em tese pode alterar o desenvolvimento de um projeto de tal forma que não agrade aos usuários, ou até mesmo incluir partes proprietárias. Como exemplo, tem a questão do suporte a video HTML5 em formatos abertos. Considere que o youtube sinaliza com o codec H.264, o que significa que tanto o Firefox como o Opera não conseguirão tocar esses vídeos, apenas o Chrome e o Safari.

    Achei interessante a explicação de tanto o Google como a Mozilla, sobre a razão de ser de seus navegadores:
    http://www.google.com/chrome/intl/pt-BR/why.html
    http://www.mozilla.com/pt-BR/about/whatismozilla.html

    erico (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 1:11 am

    A propaganda do chrome, nos EUA teve até anuncio de tv, é mais forte que nos outros e usa até mesmo formas bem menos subliminares. Há tempos quem tenata acessar as ferramentas do google pelo IE6 receb o aviso que devido ao programa não contar mais nemm com o suporte da própria microsoft a google se nega a fazer o mesmo.

    Nenhuma campanha que se tentar fazer supera o aviso que o seu site de relacionamento só pode ser acessado por um outro programa, e não é aquele que você costumava usar, assim não é dificil descobrir como se aumenta a base de usuários.

    O ffox deve ter parado por causa das versões mac/linux que devem estar em uso por quem usa estas plataformas.

    Mas nem tudo são flores, há menos de um mês foi lançado um opt-in exerimental do youtube baseado em html5, para surpresa de muitos o firefox não é suportado, apenas navegadores baseados no webkit(mas só safari, chrome e IE com chrome frame), uma atitude bem diferente do dailymotion.

    @Erico, o FF não é suportado porque eles utilizaram o codec H.264. Se usassem OGG, somente o FF suportaria, o que seria mais crítico ainda. E se suportassem os dois, teriam de duplicar a estrutura.

    Sobre as estatisticas, outro fato interessante que vi foi a queda acentuada do IE6, que tem só 20% do mercado. Logo logo vai ter mais gente usando o FF 3.5 do que o IE6

    self_liar (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 9:18 am

    Wallacy

    Por que essa perseguição toda ?

    Mas tem um arquivinho comes vs microsoft sobre o assunto

    http://boycottnovell.com/wp-content/uploads/2009/01/linux-heat-map.png

    E tem alguns sites que discutem a má estatistica da netapplications

    http://itmanagement.earthweb.com/osrc/article.php/3818696/Linux-Desktop-Market-Share-Greater-Than-One-Percent.htm

    http://www.linuxtoday.com/news_story.php3?ltsn=2009-05-05-007-35-OS-MR-0000

    http://blog.internetnews.com/skerner/2009/05/linux-at-1-percent-ha-its-more.html#more

    Enquanto vários sites na epoca tem suas estatísticas de 8 a 10% de linux , a netapplications apitava 1%.

    self_liar (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 10:21 am

    Prefiro o w3counter

    http://www.w3counter.com/

    E o opera não está excluido para evitar que trolls de plantão puxem a sardinha para atacar a união européia.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 10:50 am

    @self_liar

    Quais sites tinham números de 8%-10% para o uso de Linux?

    Sites sobre Linux?

    Linux não tem 8% do mercado geral hoje e nunca teve.

    Me dói dizer isso, mas é verdade hoje.

    Víctor (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 2:22 pm

    @self_liar

    Achei outra pesquisa manipuladora que da apenas 0,6% da base instalada de Linux.
    E aparentemente mostra o firefox com mais de 30%, e em considerando as versões o firefox 3.5 empatado tecnicamente com IE8.

Este post é antigo (2010-02-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.