Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mandriva divulga nota sobre sua situação

No início da semana divulgou-se internacionalmente que a Mandriva, em dificuldade financeira aguda, estaria em busca de um comprador para a empresa, e a alternativa existente seria fechar as portas.

Hoje foi divulgada uma nota do CEO da empresa, cuja análise pode ajudar a entender o cenário, especialmente ao analisar o que não foi dito – em especial, a ausência de qualquer menção negando a divulgada situação financeira extrema e à possibilidade de ter de fechar as portas na ausência de um novo proprietário para investir.

Ao invés disso, o CEO se concentra em oferecer um breve histórico de aspectos bem-sucedidos da gestão da companhia, destaques do que está em desenvolvimento em seus produtos, confirma que há negociações em andamento para a aquisição da companhia, e nega algo que não vi ser afirmado por ninguém: que a empresa já tenha sido vendida.

Texto do blog da Mandriva, assinado pelo CEO da empresa, enviado por um leitor anônimo:

“”Nos últimos dias, vários rumores foram difundidos sobre a situação da Mandriva. Em respeito a nossos clientes e a nossa comunidade, queremos esclarecer a situação.

A Mandriva sempre esteve envolvida em processos de investimento e de aquisição. Ao longo dos últimos anos, a Mandriva comprou a Edge-IT, a Conectiva e a Linbox FAS. Hoje, a Mandriva está em negociações de aquisição com vários investidores. Estas discussões sobre novos investimentos na Mandriva não são novas, vêm acontecendo durante toda a vida da empresa, e ainda prosseguem em curso até hoje. Queremos enfatizar o fato de que a Mandriva não foi comprada por ninguém.

Como muitas outras empresas, a Mandriva sofreu impactos durante a desaceleração econômica e aproveitou este período para desenvolver e melhorar os seus produtos: um sistema operacional dedicado para servidores com gerenciamento facilitado (MES 5.1), o software livre mais confiável para gerenciamento de parques de máquinas (Pulse 2), o Mandriva Smart Desktop criado para simplificar o uso de desktops, e uma nova distribuição dedicada ao setor da educação. A Mandriva também está envolvida em muitos projetos de pesquisa, e está trabalhando constantemente com a comunidade para aumentar a eficiência e a facilidade de uso da sua distribuição.

Estamos começando a colher os resultados desse trabalho de desenvolvimento com centenas de milhares de PCs usando o Sistema Operacional Mandriva sendo vendidos na América Latina e Asia, e com as rápidas vendas do Pulse 2 e do MES 5 na Europa. Assim, não é surpresa que mais uma vez a Mandriva atraia novamente o interesse de players da indústria.

Arnaud Laprévote

CEO da Mandriva”” [referência: blog.mandriva.com]

Continuamos na expectativa e na torcida!


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Que história é essa de que a Mandriva comprou a Conectiva? Na época haviam falado em fusão, mas não em compra. Meu mundo acabou… hauah

    A compra é um tipo de fusão e vice-versa. Talvez o CEO quisesse apenas se expressar melhor com o público internacional.

    Fellype (usuário não registrado) em 13/05/2010 às 3:49 pm

    A imagem utilizada na notícia traduz o que o pessoal do Mandriva está tentando fazer (pelo que eu entendi da tradução do texto do CEO da empresa).

    Fernando (usuário não registrado) em 13/05/2010 às 4:34 pm

    Resumindo, estão arrumando a casa para vender.

    jhonatam (usuário não registrado) em 13/05/2010 às 5:07 pm

    nao importa o que vai acontecer des de que a distro nao desapareca e nao perca qualidade ta tudo bem pq ja nao tem brasucas mandando nela mesmo !!

    robson (usuário não registrado) em 13/05/2010 às 5:25 pm

    Ja deixou de ser brasuca qdo foi comprada pela mandriva.

    Lewis (usuário não registrado) em 13/05/2010 às 6:49 pm

    Nossa, quase o inverso dos boatos! Rádio peão é $#%#$%$# mesmo

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 13/05/2010 às 7:30 pm

    Vida longa a Mandriva… e que saudades do Spring 2007…

    Olá

    Sou usuário do Mandrake desde as primeiras versões.
    E posteriormente da Mandriva (Mandrake engolindo a Conectiva).

    Esta nota do CEO da Mandriva para mim não esclare nada do que já foi divulgado:

    1. Sobre a Compra da Mandriva por uma ou mais empresas.

    2. A Situação Financeira grave por que está passando a Mandriva correndo risco de até ser fechada.

    Abraços

    Deusdará

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 13/05/2010 às 10:14 pm

    Também sou usuário do Mandriva desde os tempos do Mandrake Linux e acho uma pena a coisa estar desse jeito. Principalmente porque outros projetos da mesma era do Mandrake/Conectiva estão muito bem, como o RedHat/Fedora e o Debian.

    O que o CEO Arnaud Leprévote quis rebater foi a afirmação do site instant fundas do dia 11/05 de que a Mandriva já estaria vendida para a também francesa Linagora. Ele está fazendo o que qualquer um de nós faria ao vender o carro usado no mercado, falando das qualidades e não dos defeitos e explicando que o carro é “de madame” e sempre “foi bem cuidado”. Ou alguém aí tenta vender o carro falando dos problemas? É do mundo dos negócios.

    A propósito, a própria Linagora nega que o negócio já esteja fechado, e explica que as negociações ainda estão em curso.

    Christian Tosta (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 12:18 am

    Eu compro… quanto é?

    bedi (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 10:32 am

    “Ja deixou de ser brasuca qdo foi comprada pela mandriva.”

    Como pode falar isso sem o mínimo de embasamento, eu trabalho na Mandriva/Conectiva junto com mais umas 25 pessoas, deve ter mais gente aqui no Brasil/Curitiba do que na própria França.

    pimentel (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 2:06 pm

    bedi,já que você trabalha na Mandriva/Conectiva,me responda uma coisa: Porque o Markenting da Mandriva é tão fraco?
    Aqui no Brasil por exemplo,talvez nem existisse um fórum se não fosse o pioneirismo do Manoel Pinho,que em determinadas ocasiões,chegou até a se queixar pela falta de apoio da Mandriva.

    Deixando bem claro que não quero fazer comparações com o Markenting que a Canonical faz,pois sabemos que a Canonical dispõe de maiores recursos financeiros,mas independentemente de recursos,markenting nunca foi o forte da Mandriva.

    Edinho (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 2:11 pm

    Será que num existe alguma empresa brasileira que poderia comprar? Enquanto ela for francesa, ficarei longe.

    bedi (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 2:28 pm

    Aqui no Brasil o forte é desenvolvimento.
    Para noticias mais ‘quentes’ sobre a distro recomendo o planet.mandriva.zarb.org, é lá que os desenvolvedores/contribuidores comentam o que tem sido feito no cooker.

    Quanto ao marketing, faz-se o que é possível, porque o número de pessoas trabalhando exclusivamente em marketing no Brasil é baixo, então trabalha-se com várias coisas, como folders para produtos corporativos (ex. MES5.1),tradução de algumas noticias do blog oficial (http://blog.mandriva.com/br/), coisas internas, textos pra distro, qualidade e por aí vai, não sei muito bem sobre isso porque trabalho na distro.

    A minha opinião pessoal, marketing positivo é fazer a distro funcionar bem, corrigir bugs e continuar trabalhando nela, isso tem funcionado bem porque a base de usuários da distro só tem aumentado, vide o “booom” dessa notícia fake de venda que saiu a uns dias. Creio que até o Manoel Pinho pode concordar com isso analisando logs do fórum nacional que ele administra ;)

    DF (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 7:55 pm

    Nacionalismo em projetos de software livre é uma coisa estúpida porque a internet não tem fronteiras.

    Se os brasileiros parassem com essa mania de querer criar distribuições “nacionais” que são meras remasterizações de distribuições “estrangeiras” (desenvolvidas principalmente por desenvolvedores estrangeiros), o Brasil estaria muito mais forte ainda no software livre.

    A Conectiva foi um exemplo de empresa no sentido técnico, assim como a Mandriva é hoje. Se ambas tem ou tiveram problemas econômicos por dependerem de investimentos de capitais especulativos ou de risco ou por mau gerenciamento e marketing é algo completamente diferente e independente.

    Nenhuma outra empresa que faça distribuições linux para desktop deu lucro até agora. Todas dependem de fortunas pessoais de seus donos, de doações de empresas como a Microsoft ou ganham dinheiro com servidores e suporte corporativo.

    E o mercado OEM, que poderia ser um bom campo para qualquer distribuição comercial de linux voltada para desktops, é fortemente dominado e monopolizado pela Microsoft, que dificulta a entrada do linux com dumping ou acordos secretos com os fabricantes de computadores.

    Diogo (usuário não registrado) em 15/05/2010 às 3:28 pm

    @DF
    É justamente no mercado OEM que a Mandriva é forte, especialmente no Brasil.
    Mandriva tem acordo OEM com a Positivo e Philco, todos sabemos que ninguém vende mais que a Positivo no Brasil.

Este post é antigo (2010-05-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.