Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mais sobre o posicionamento da IIPA sobre código aberto na legislação brasileira

Já tratamos deste tema na semana passada, em “Associação antipirataria dos EUA põe Brasil em ‘observação’ e emite recomendações“, sobre o posicionamento que inclui as “leis que tornem obrigatório o uso de software livre por agências do governo e empresas públicas” entre as práticas criticadas pela associação pró-”Propriedade Intelectual”, mas como o tema continua repercutindo, segue mais uma das múltiplas mençõesa que chegaram no final de semana, bem como este link para cobertura adicional na Info.

Enviado por Ednei P. de Melo (ednei·pachecoΘgmail·com):

“Um grupo de políticos nos Estados Unidos está tentando convencer o governo deste país que considerem o uso do Open Source como uma ação de pirataria. Na verdade, incentivam a vigilância de países como Índia, Brasil e Indonésia pelo uso de softwares de código aberto, colocando-os na mira de uma lista especial criada para observar esse tipo de atividade. A petição vem de, nada mais nada menos, que organizações como a MPAA (Motion Picture Association os America) e a RIAA (Recording Industry Associoation of America), que protegem os direitos autorais. Para esses organismos, a medida tem como objetivo “a adequação e eficácia dos direitos de propriedade intelectual”, e lista países que os Estados Unidos consideraria “inimigos do capitalismo”.” [referência: forumpcs.com.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Smaug (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 10:14 am

    Que esperar de uma associação que defende seus próprios interesses, sendo esses interesses os mesmos típicos do Capitalismo? Vale tudo, até tachar Código Aberto de pirataria, prá assegurar que os lucros sejam sempre crescentes.

    Agora, cuidado com essa expressão “inimigos do Capitalismo”. Isso pode dar até invasão, porque fanático tem em qualquer país. E nos EUA isso é levado a sério, tanto que pelo menos uma distro, a MEPIS, proíbe explicitamente que ela seja usada nos países “inimigos dos EUA” e cita um por um: Irã, Cuba, Coreia do Norte, Líbia e por aí vai.

    Ezequiel (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 11:06 am

    Smaug: Esta de priobir uma distro ser utilizada em qualquer lugar não fere as normas de licensa GNU?
    Comparar o software livre com “inimigos do capitalismo” é muito interessante, já que foi comparado com “comunismo”.
    Eu não sou contra o uso de software proprietário, mas o que eles podem fazer para impedir que o Brasil utilize o software livre? Obrigar o país comprar os seus produtos?
    Já que a compra é feita por licitação, basta colocar o preço máximo de cada software na licitação: R$0,01.
    O que dá para notar é que agora esta turma que explorou o mundo com o seu sistema de distribuição de software encontraram um novo sistema que eles não tem como concorer. Os governos das nações livres deverão ter muita coragem para enfrentar esta turminha (bandidos).

    Hedilberto (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 11:15 am

    Que legal. Então o proprio governo dos EUA é adepto da pirataria, e a cia, fbi, exercito americano e nasa são entidades anticapitalistas. Se isso for aprovado, no mínimo será embaraçoso ao mundo.

    Parece uma tentativa de tiro no próprio pé, so que dado pela estrela da morte, comandada pelo darth wader.

    magic (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 11:46 am

    Este IIPA não tem poder legal aqui nem nos eua, a unica coisa que eles podem é ficar querendo aparecer como agora. fickdick

    Harry (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 12:01 pm

    Não tem poder legal, mas eu queria ter a mesma quantia de poder que eles tem. Eles tem muito dinheiro. Conseguem financiar a campanha de muitos políticos e parar muitos juristas. Isso muitas vezes é melhor do que ter “poder legal”.

    Isso não é algo novo. É a indústria de software querendo influenciar a política internacional. A mesma coisa que outras indústrias já fazem. Com destaque para a indústria petrolífera.

    Harry (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 12:02 pm

    Oops… s/parar/pagar/.

    mahousenshi (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 12:22 pm

    Esse lance de cap vs com no software livre sempre me lembra do artigo da CNET de muito tempo atrás do Stallman.

    Calma, antes dos ataques é bom ler o artigo.

    Original
    http://news.cnet.com/Bill-Gates-and-other-communists/2010-1071_3-5576230.html

    Traduçao livre
    http://www.linuxnarede.com.br/news/fullnews.php?id=607

    Diniz (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 12:43 pm

    Na dúvida se rio agora, se choro ou se espero alguma resposta de algum órgão responsável brasileiro para rir ou chorar.

    Acho que vou esperar.

    Sérgio Corrêa de Carvalho (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 1:05 pm

    Sinceramente… Acho que quanto mais eles têm esse tipo de atitude, acho que mais incentivam o uso do Software Livre… Acho que é como no início do mp3: quanto mais as gravadoras atacavam o mp3, mais ele se popularizava…
    Isso é algo que foge do controle deles… Colocam o Brasil em uma lista… E daí? Nada além disso, fora o fato de darem mais publicidade ao Software Livre (positiva, acredito, pois as pessoas associam aquilo que é contra o interesse deles – mercenários – como algo bom).
    Vamos ver no que vai dar…

    Eloir (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 1:07 pm

    Isto está cheirando a rolo político de algum partido… “convencer o governo” ? sei não… quando começa a se publicar este tipo de coisa tem interesses grandes por trás…

    self_liar (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 1:19 pm

    http://ostatic.com/blog/another-day-another-illogical-attack-on-open-source

    http://blogs.zdnet.com/open-source/?p=5952

    Vale lembrar que a IIPA é a formação de 7 grupos ,incluindo BSA e outras .

    Infelizmente nossa sociedade dá energia ao cartel do copyright ,que são as principais financiadoras destas instituições como a IIPA.

    self_liar (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 1:23 pm

    Acho que a solução mais sensata é analisar quem apoia o software livre no governo e quem apoia o software proprietário.

    Ai escolher os candidatos na base destes critérios.Principalmente em épocas de eleição.

    Luciano.M (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 2:38 pm

    Pelo que li no artigo original do br-linux, o que eles querem é que se evite a criação de leis que tornam obrigatório o uso de SL por parte de órgãos públicos. Até aí tudo bem, é a posição de muita gente aqui da comunidade que é contra a formação de reservas de mercado e cartórios.

    Agora, antes de reclamarem da pirataria de jogos e os software aqui no Brasil, deveriam tomar vergonha na cara e disponibilizar o bem para a venda aqui no Brasil, respeitando os consumidores e o tamanho do mercado brasileiro.

    É muito desagradável ter de apelar para cópias ilegais quando o produto é sonegado, e conhecidas lojas não enviam o produto para o Brasil, mas enviam para outros pequenos países europeus, como Portugal.

    self_liar (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 2:56 pm

    Interessante é que eles pensam que decidem pelo o pais .Quem decide a obrigatoriedade ou não do software livre é a sociedade .

    Leonardo (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 5:55 pm

    No governo atual eu “acho” que isso não vai dar no nada, pois as mudanças já foram feitas e estão sendo feitas novas mudanças.
    Na comunidade do software livre isso não importa a mínima, quem usa linux vai continuar usando linux, nenhuma empresa que usa linux vai deixar de usar para pagar por softwares proprietários, gastar dinheiro e manutenção.

    Como tudo no Brasil, arrisco a dizer:
    “Não vai dar em nada” ponto final.

    self_liar (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 6:43 pm

    Sim leonardo , no governo atual como você falou. No entanto este governo atual está acabando .E então é melhor se preparar para votar nos parlamentares que apoiam o software livre ou pelo menos tenha alguma política a respeito.

    André Rubio (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 8:13 pm

    Isso é muito ridículo!

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 9:58 pm

    Peraí…Tão misturando tudo: Capitalismo é a necessidade de se vender um bem de consumo. Se não fosse o capitalismo, aquele camelô lá da Sta. Efigênia não ia ter o que comer! É um pequeno capitalismo de subsistência, mas é a salvação de muita gente.

    Agora, culpar o capitalismo porque os idiotas da RIAA e MPAA acham que o software livre é anti-capitalista é o cúmulo. É como culpar todos cristãos, porque alguns fanáticos em Uganda andam defendendo pena de morte para os gays.

    vagner (usuário não registrado) em 1/03/2010 às 11:05 pm

    As pesquisas estrangeiras realizadas na Amazonia não contam como Royaltes ?

Este post é antigo (2010-03-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.